Energia Eólica

CGN Brasil Energia inaugura parque eólico na Bahia

O Complexo Eólico Tanque Novo possui capacidade para abastecer cerca de 430 mil residências brasileiras com energia renovável

Redação TN Petróleo/Assessoria
30/05/2023 17:24
CGN Brasil Energia inaugura parque eólico na Bahia Imagem: Eduardo Freire Visualizações: 990 (0) (0) (0) (0)

O Complexo Eólico Tanque Novo, inaugurado em maio de 2023 pela CGN Brasil Energia, está localizado nos municípios de Tanque Novo e Caetité, na região sul da Bahia, e abrange uma área de aproximadamente 30 quilômetros de extensão. O projeto contou com um investimento de R$ 1.15 bilhão e pretende ampliar a oferta de energia renovável no Brasil.

“Hoje temos o prazer de inaugurar esse parque na Bahia para a produção de energia renovável, gerando empregos, fazendo a transição energética e fortalecendo a relação de parceria entre a Bahia e a China. A CGN Brasil Energia também inaugurou hoje uma Base de Educação Científica em Tanque Novo para que a população local possa conhecer a ciência por trás da geração de energia limpa”, comentou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

O empreendimento possui 40 aerogeradores e é o segundo projeto greenfield da CGN no Brasil. O complexo está subdivido em sete Parques Eólicos, em conjunto, possuem capacidade de geração de 180 MW, podendo abastecer até 430 mil residências com energia limpa. O projeto Tanque Novo é responsável por gerar uma impressionante quantidade de 720 milhões de kWh de eletricidade anualmente, contribuindo de forma significativa para o suprimento energético. Além disso, também desempenha um papel fundamental na redução das emissões de carbono, evitando a liberação de 650.000 toneladas por ano na atmosfera.

“Este complexo é um exemplo grandioso do potencial de cooperação entre nossos países, gerando oportunidades e desenvolvimento sustentável para a região e para todo o Brasil. Destaco o papel essencial do Ministro Alexandre Silveira na reconstrução dessa relação, liderando esforços para ampliar a cooperação econômica e energética entre Brasil e China. O Complexo Eólico Tanque Novo é uma garantia do compromisso da China com o Brasil e seu papel como parceiro estratégico no setor energético”, afirmou o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Efrain Cruz.

Geração de empregos e projetos sociais

Para o prefeito de Tanque Novo, Dr. Paulo Ricardo Bonfim Carneiro o empreendimento só trará benefícios para a região, como maior circulação de renda com a geração de empregos e a recuperação ambiental por meio de ações educativas que a CGN está promovendo com a comunidade local. “Estamos em uma região de transição entre Caatinga e Cerrado e a educação ambiental tem sido fundamental para que a população respeite mais a nossa natureza”, afirma Dr Ricardo.

O Complexo Eólico Tanque Novo gerou aproximadamente 800 postos de trabalho na região, além disso, foram oferecidos cursos com o objetivo de capacitar os moradores dos municípios e arredores para que estes pudessem ser absorvidos pelo empreendimento ou por outras vagas de emprego. 

“Foi executada uma oficina voltada para orientar a elaboração de currículos, além de três cursos de capacitação técnica para a população local dos municípios de Caetité e Tanque Novo”, explica Lidiane Deoti, gerente do departamento de SHEQ, da CGN Brasil.

Inovação para gerar energia limpa

Um dos principais diferenciais do Complexo Tanque Novo é o uso de aerogeradores com as maiores pás usadas no Brasil, ampliando a capacidade de geração de energia limpa. A CGN Brasil em conjunto com o Porto de Enseada elaborou um projeto pioneiro de logística para a entrega das pás importadas da China na região sul da Bahia, promovendo um intercâmbio tecnológico inédito entre os países que será fundamental no estreitamento da relação entre Brasil e China.

O CEO da CGN Brasil. Yao Zhigang garante que a empresa está comprometida em investir na evolução da economia brasileira com a produção de energia limpa e renovável por meio da  troca de conhecimentos de tecnologia e capacitação do capital humano. 

Sobre a CGN Brasil 

A CGN Brasil nasceu em 2019 como a plataforma de investimento em geração de energia limpa do Grupo CGN no país, que atualmente possui sete usinas eólicas e duas usinas solares que juntas somam uma capacidade de mais de 1.444 Megawatts de geração, tornando a CGN Brasil uma das dez maiores geradores de energia renováveis do Brasil. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Parcerias
Tan Jin-Yon Bryne: Conectando Brasil e Singapura através...
22/11/24
Energia Solar
Brasil alcança 3 milhões de instalações com energia sola...
22/11/24
Inclusão Profissional
O Desafio e a Resiliência de Ser uma Empreendedora Preta...
20/11/24
Etanol
Aprovação de projeto que regulamenta mercado de carbono ...
20/11/24
Salvador
Encontro Internacional de Energia já está com inscrições...
19/11/24
MME
Resultados do GT de transições energéticas são integrado...
19/11/24
Parceria
Lideranças da Indonésia e do Brasil debatem parcerias es...
19/11/24
Parceria
Brasil e China firmam parceria para buscar soluções inov...
18/11/24
Evento
Bahia sediará Encontro Internacional do Setor de Energia
18/11/24
Rio de Janeiro
Petrobras participa do G20 Social
14/11/24
Meio ambiente
Petrobras e BNDES fazem nova parceria para restauração e...
14/11/24
Transição Energética
Ainda dá tempo de se inscrever no "Seminário Brasil e Bé...
13/11/24
Internacional
Na COP 29, MME debate a importância de ampliar investime...
13/11/24
Biometano
Biometano na rede de gás natural busca impulsionar econo...
13/11/24
Oportunidade
UDOP lança Banco de Talentos para profissionais e recrut...
11/11/24
Energia Eólica
Grupo CCR e Neoenergia firmam contrato de autoprodução d...
11/11/24
Etanol
Anidro e hidratado encerram a semana com pequena variaçã...
11/11/24
Energia elétrica
Desempenho em outubro é o melhor do ano e expansão da ge...
08/11/24
Hidrogênio
Primeira planta de conversão de hidrogênio a partir do e...
08/11/24
Etanol
Cientistas mapeiam microbioma de usinas em busca de maio...
07/11/24
Metanol
ANP amplia monitoramento da comercialização de metanol c...
07/11/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21