Mobilidade Sustentável

Cepel e centro de inovação português assinam convênio em mobilidade sustentável

Redação/Assessoria
29/05/2019 18:56
Visualizações: 332

O Cepel e o Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA), de Portugal, oficializarão, hoje (29), Dia Mundial da Energia, acordo de cooperação na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação em energia elétrica, mobilidade sustentável e serviços relacionados. O convênio será assinado pelo diretor-geral do Cepel, Amilcar Guerreiro, e por José Rui Felizardo, presidente executivo do CEiiA,  na sede da instituição, na cidade portuguesa de Matosinhos. Prestigiarão a cerimônia o secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade de Portugal, José Mendes, e o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia do Brasil, Reive Barros.

O acordo possibilitará o intercâmbio tecnológico e de conhecimento, bem como o compartilhamento de desenvolvimentos futuros, visando ao monitoramento, análise e ao diagnóstico de sistemas e equipamentos elétricos aplicáveis a redes elétricas e à mobilidade urbana.

Um dos focos da colaboração será a descarbonização das cidades por meio da eletrificação da mobilidade, o que permitirá demonstrar e testar, no Brasil, a Plataforma AYR, que tem por base a quantificação, valorização e transação de emissões de carbono evitadas, recompensando comportamentos mais sustentáveis por parte dos cidadãos. 

Como ressalta Guerreiro, “o Cepel detém ampla experiência no desenvolvimento e implantação de sistemas computacionais voltados à operação de sistemas elétricos em tempo real, a exemplo do SAGE, utilizado em cerca de 200 empresas, em mais de 1.400 instalações. Por sua vez, o CEiiA  possui vasto conhecimento no desenvolvimento de soluções para implantação e gerenciamento de serviços inteligentes orientados à mobilidade, tendo concebido a plataforma mobi.me, que conecta veículos e infraestruturas, respondendo às necessidades de usuários e operadores”.

Para Felizardo, o acordo consolida a importância do mercado brasileiro para o CEiiA e possibilita que duas entidades de referência internacional, na área da energia elétrica e da mobilidade sustentável, desenvolvam e implementem soluções para uma mobilidade urbana mais sustentável e uma indústria neutra em carbono. “Sendo o Brasil uma referência no mix energético de base renovável, esta parceria, seguramente, irá promover soluções que contribuam para a eficiência das redes elétricas [...] Também promoverá comportamentos sustentáveis por parte dos cidadãos e das indústrias, através da quantificação, valorização e transação de emissões de CO2 evitadas com a mobilidade”, assinala.

Conferência Ibero-Brasileira de Energia

A agenda de Amilcar Guerreiro em Portugal inclui participação na Conferência Ibero-Brasileira de Energia (Coniben 2019), nesta edição subordinada ao tema “Sustentabilidade e Transição Energética: novos rumos do setor da energia”.  O evento acontecerá, nos dias 30 e 31 de maio, em Lisboa, reunindo especialistas de diversas áreas científicas. A Coniben 2019 contará com a presença do ministro de Minas e Energia do Brasil, Bento Albuquerque, dentre outras autoridades dos setores elétricos do Brasil, Portugal e Espanha.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13