Gás Natural

Cegás inicia abastecimento de gás natural para climatização

Assessoria Cegás/Redação
09/05/2016 12:32
Visualizações: 1142

A Companhia de Gás do Ceará (Cegás) amplia, neste ano, o uso diversificado do gás natural. Após a inauguração da primeira etapa da unidade de captação e tratamento do biogás produzido no Aterro Sanitário Municipal Oeste de Caucaia (http://migre.me/tHOLV), a Companhia iniciou outro importante negócio: a distribuição de gás natural para a climatização da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF). Esse é o primeiro empreendimento no Estado a fazer uso da tecnologia Gas Heat Pump (GHP), proporcionando um custo operacional até 30% inferior ao similar elétrico.

Dentre as vantagens oferecidas pelo uso do gás natural estão a economia de espaço e a segurança, pois como o fornecimento é contínuo e por meio de tubulações, torna-se desnecessário armazenar combustível inflamável, o que, consequentemente, reduz riscos. Outra vantagem do uso do insumo está no fato de ser uma fonte de energia limpa, com baixa emissão de poluentes e sem perdas residuais.

Para o presidente da Cegás, Antônio Cambraia, esse é um passo importante na trajetória da Companhia, pois ajuda a propagar as diversas formas de utilização do combustível. “O alto custo do sistema elétrico, o aumento das tarifas e o peso desse custo no bolso do consumidor são uma realidade latente. O usuário tem hoje, por meio do gás natural, uma solução energética mais econômica e confiável. Isso já é um grande diferencial. Além da climatização, temos a opção da iluminação”, pontua Cambraia.

O diretor de expansão da FGF, Adolfo Marinho, aderir ao gás natural converge para a visão de expansão tecnológica da instituição. “Nesse projeto, fizemos um investimento de US$ 2 milhões e sabemos que teremos o retorno esperado no prazo que projetamos no plano de viabilidade. Estamos muito felizes com o resultado, pois uma das nossas propostas é ter essa linha de gestão moderna e eficiente”, diz.

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Navegação
Shell obtém licença inédita como Empresa Brasileira de N...
09/01/26
Resultado
Petróleo é o principal produto da exportação brasileira ...
09/01/26
Petrobras
Revap irá ampliar em 80% produção de diesel S-10
09/01/26
Reconhecimento
ENGIE Brasil obtém nota máxima no CDP, entidade global q...
08/01/26
Ceará
Empresas cearenses lideram projeto H2MOVER-Pecém, seleci...
07/01/26
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
Santos
Petrobras celebra 20 anos da Unidade da Bacia de Santos
06/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Diesel
Petrobras e Vale avançam com parceria no fornecimento de...
05/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
05/01/26
Etanol
Anidro e hidratado iniciam o ano em alta pelo Indicador ...
05/01/26
Pré-Sal
Com a FPSO P-78, Petrobras inicia produção de Búzios 6
02/01/26
Pré-Sal
Seatrium conquista primeiro marco do escopo completo da ...
02/01/26
Biometano
Edge e Orizon obtêm autorização da ANP para comercializa...
02/01/26
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.