Parceria

CEGÁS e Nutec discutem parceria na área de análise de gases

Redação TN Petróleo/Assessoria
20/08/2021 18:35
Visualizações: 1771 (0) (0) (0) (0)

O presidente da CEGÁS, Hugo Figueirêdo, reuniu-se com o Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Inácio Arruda, e o presidente do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), Francisco Magalhães, para discutir futuras parcerias entre as instituições e a CEGÁS.

Na ocasião, Magalhães apresentou o novo acervo de serviços na área de análise de gases que o Nutec está disponibilizando para seus potenciais clientes, a partir da aquisição de novos equipamentos e recente modernização da instituição, com a inauguração do Laboratório de Resíduos Sólidos (Larse).

DivulgaçãoO Nutec é vinculado à Secitece, a quem compete planejar, coordenar, fiscalizar e supervisionar as atividades pertinentes ao ensino superior, à pesquisa cientifica e ao desenvolvimento tecnológico no âmbito do Estado.

Já o Nutec tem como principal objetivo promover, coordenar e realizar estudos, pesquisas científicas e tecnológicas, prestando serviços de assistência e aplicação ao sistema produtivo, ao Governo do Estado, bem como a outras instituições públicas federais e municipais.

Segundo Figueirêdo, o Nutec tem desempenhado um papel importante na cadeia do gás natural renovável do Ceará, no serviço de análise da qualidade desse biometano suprido pela GNR Fortaleza à CEGÁS.

Este serviço, que antes era prestado por instituições de outros Estados ao supridor da CEGÁS, agora, através do Nutec, faz o caminho inverso, e começa a ser prestado para produtores de biometano em outros Estados.

Com a expansão de novos supridores de biometano e de gás natural convencional para a CEGÁS, há mais oportunidades de crescimento.

“É bom saber que o Nutec está se preparando para desempenhar papel de apoio semelhante na cadeia de hidrogênio verde, que está surgindo no Ceará e na qual a CEGÁS já está sendo uma participante ativa”, disse Figueirêdo.

Desde 2018, a CEGÁS distribui o gás natural renovável produzido no Aterro Sanitário Municipal Oeste de Caucaia (ASMOC) por um gasoduto de 23km. O projeto se adequa à Política Nacional de Resíduos Sólidos e é fruto de uma parceria da CEGÁS, Governo do Ceará, Prefeitura de Fortaleza e Gás Natural Renovável Fortaleza (GNR Fortaleza).

Retirado como gás metano da superfície do Aterro, este combustível é compatível com as especificações do gás natural usado para abastecer veículos, indústrias, comércio e residências. Assim, a CEGÁS se tornou a primeira distribuidora brasileira a injetar gás natural renovável na rede de gasodutos. Atualmente, cerca de 15% do gás distribuído pela CEGÁS é biogás produzido no aterro.

Acompanhado do coordenador do Larse, Ari Celcius, e de seu gerente de negócios, Gabriel Aguiar, o presidente do Nutec colocou toda a expertise da instituição à disposição da CEGÁS, dizendo que a presença do secretário Inácio Arruda revela a importância que o Nutec dá à CEGÁS como parceira no desenvolvimento do setor no Estado.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biometano
Necta Gás Natural promove evento sobre as vantagens do b...
05/09/25
Combustíveis
IBP celebra avanço legislativo na tipificação de crimes ...
05/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Rio Pipeline & Logistics 2025 começa na próxima semana
05/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Grupo Omni Helicopters International leva drones de alta...
04/09/25
IBP
Devedor Contumaz: Aprovação no Senado representa avanço ...
04/09/25
Etanol
Nordeste mostra protagonismo em inovação tecnológica na ...
04/09/25
Reconhecimento
Supergasbras conquista Selo Ouro no Programa Brasileiro ...
03/09/25
Minas Gerais
Com investimento de R$ 314 milhões, centro pioneiro em p...
03/09/25
Copel
Presidente da EPE apresenta visão de futuro do setor elé...
03/09/25
Firjan
Indústria brasileira acumula quatro meses sem cresciment...
03/09/25
Firjan
Junto com a CNI, Firjan inicia missão empresarial nos EU...
03/09/25
Seminário
PPSA destaca potencial de upsides nas áreas que serão le...
02/09/25
Apoio Offshore
Posidonia incorpora PSV Posidonia Lion, sua primeira emb...
02/09/25
Brasil
ETANOL/CEPEA: Menor oferta sustenta preços em agosto pel...
02/09/25
Meio Ambiente
Brasol reduz emissões de GEEs em 72% e atinge marca de 7...
01/09/25
Combustível
Etanol anidro e hidratado registram alta na última seman...
01/09/25
Reconhecimento
Pesquisadora do Mackenzie conquista Prêmio Inventor Petr...
29/08/25
Combustíveis
IBP e FIESP debatem descarbonização da indústria rumo à ...
29/08/25
Etanol
Asprovac, afiliada da ORPLANA, passa a ter representação...
29/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
29/08/25
Gás Natural
BRAVA anuncia novo modal para venda de gás na Bahia
28/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23