Hidrogênio

CEGÁS discute parceria com ITA, UFC e EMBRAER para uso do hidrogênio verde em combustível de aviação

Redação TN Petróleo/Assessoria
16/09/2021 09:41
CEGÁS discute parceria com ITA, UFC e EMBRAER para uso do hidrogênio verde em combustível de aviação Imagem: Divulgação Visualizações: 2431

O presidente da CEGÁS, Hugo Figueirêdo, reuniu-se na última sexta-feira, em São José dos Campos (SP), com o reitor do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), Prof. Anderson Ribeiro Correia, com o objetivo de iniciar as discussões sobre parcerias tecnológicas com vistas a produção e distribuição de hidrogênio verde (H2V) destinado ao setor aéreo no Ceará. Participaram também da reunião, o reitor da UFC (Universidade Federal do Ceará), Prof. Cândido Albuquerque, o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional da UFC, Prof. Augusto de Albuquerque, representantes do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER).

Desde o início do ano, a UFC vem trabalhando, ao lado do Governo do Estado do Ceará e da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), na modelagem e implantação de um hub (polo de distribuição) da cadeia de hidrogênio verde que inclui o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), localizado a 60 km de Fortaleza.

Até agora, todos os projetos anunciados visam especialmente a exportação do H2V produzido, aproveitando a conexão existente entre o Pecém e o Porto de Roterdã, na Holanda — acionista do CIPP e principal porta de entrada de combustíveis do continente europeu.

O hub já conta com cinco empresas oficialmente interessadas: Enegix, White Martins, Qair, Fortescue e EDP, além de mais de uma dezena de companhias na fila de negociação.

Aposta mundial de matriz energética renovável, países como Alemanha, França, Estados Unidos, China e Japão tem metas ambiciosas de utilização do hidrogênio verde nos próximos anos.

Segundo Figueirêdo, que graduou-se em engenharia no ITA, as instituições participantes do encontro têm potencial para desenvolver no Ceará um centro multidisciplinar de pesquisas, envolvendo tecnologias relativas ao hidrogênio verde, particularmente, o destinado ao setor aéreo.

Recentemente, a EMBRAER divulgou novas imagens e deu detalhes sobre sua mais nova aeronave. O modelo é um turbo-hélice que será voltado para a aviação regional, e entre as principais novidades anunciadas estão a posição dos motores do avião, que serão instalados na cauda da aeronave, e a possibilidade de abastecimento com hidrogênio.

De acordo com o presidente da CEGÁS, o biorrefino, contando com a demanda futura por combustíveis mais limpos para frotas pesadas e aviação, é um dos caminhos para desenvolver atividades industriais na região a partir do hidrogênio verde.

Em 2020, a CEGÁS sediou seminário nacional do ProQr, um programa do Governo Federal, articulado com o Governo Alemão, que tem como objetivo desenvolver projetos de combustíveis alternativos sem impactos climáticos para a aviação.

Organizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Fraport e a GIZ, Agência de fomento e inovação da Alemanha, o evento reuniu pesquisadores, empresas e discutiu um arranjo institucional para implantar a primeira planta piloto de Combustíveis Alternativos para a aviação no Ceará.

A ideia dessa planta piloto é implantar uma rede de energia elétrica renovável (eólica ou solar) para produzir a partir da água do ar, o Hidrogênio, e produzir o bioquerosene de aviação com as especificações que superem as exigências da regulação mundial.

Figueirêdo afirma que a CEGÁS espera ser pioneira no Brasil com a injeção de hidrogênio verde na sua rede de distribuição, tal qual fez com o biometano, em 2017.

“Acreditamos que, da mesma forma que a CEGÁS foi a primeira a injetar o biometano na rede, seremos a primeira distribuidora a injetar ou ter uma operação de hidrogênio verde 100%”, afirmou.

O reitor da UFC destacou seu otimismo com as parcerias a serem firmadas a partir da reunião em São José dos Campos. “O ITA realiza pesquisa de referência, e isso nos possibilitou um diálogo muito bom com a EMBRAER.

Daqui, surgirão acordos e protocolos importantíssimos para que a gente possa melhorar a participação da UFC e do Governo do Estado do Ceará como protagonistas no desbravar dessa nova fronteira, que é o hidrogênio verde”, avaliou o reitor Cândido Albuquerque.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Reconhecimento
Constellation é a única empresa do setor de perfuração d...
02/07/26
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.