Energia Nova

CEEE fará mapeamento eólico da região sul

Jornal da Energia
10/08/2010 13:18
Visualizações: 117
A Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) anunciou nesta segunda-feira (09/08), a contratação da empresa Inova Energy, para a realização de estudos dos fenômenos atmosféricos para determinação da velocidade do vento.


Os estudos fazem parte da primeira fase do projeto de prospecção de energia eólica da companhia. Após o processo de análise, serão elaborados dois mapas eólicos da região sul do Estado do Rio Grande do Sul. Um em Bagé e outro entre Rio Grande e Pelotas, com áreas de 225 km², cada. Esses mapas, juntamente com as visitas técnicas a serem realizadas, irão determinar os locais mais favoráveis para implantação dos sistemas de monitoramento eólico.


De acordo com a Divisão de Expansão da Geração da CEEE, a previsão é de que o estudo seja concluído até o início de setembro. A segunda fase, denominada de campanha de medição, será composta por aquisição (em fase de licitação), instalação e operação de equipamentos de medição de ventos (anemômetros, windvanes, dataloggers, etc) e irá se estender entre 12 e 18 meses.


A terceira e última fase do trabalho é o projeto de parques eólicos. Além dos estudos de micrositing (posicionamento dos aerogeradores), estão previstos, ainda, a Certificação de Medições Anemométricas, a simulação da Produção Anual de Energia e o Memorial Descritivo dos parques eólicos, entre outros.


Após a finalização do estudo, o Grupo CEEE irá encaminhar os documentos para registro na Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE) e na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para que os projetos sejam disponibilizados para venda em leilões de energia.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13