Energia Nova

CEEE fará mapeamento eólico da região sul

Jornal da Energia
10/08/2010 10:18
Visualizações: 224
A Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) anunciou nesta segunda-feira (09/08), a contratação da empresa Inova Energy, para a realização de estudos dos fenômenos atmosféricos para determinação da velocidade do vento.


Os estudos fazem parte da primeira fase do projeto de prospecção de energia eólica da companhia. Após o processo de análise, serão elaborados dois mapas eólicos da região sul do Estado do Rio Grande do Sul. Um em Bagé e outro entre Rio Grande e Pelotas, com áreas de 225 km², cada. Esses mapas, juntamente com as visitas técnicas a serem realizadas, irão determinar os locais mais favoráveis para implantação dos sistemas de monitoramento eólico.


De acordo com a Divisão de Expansão da Geração da CEEE, a previsão é de que o estudo seja concluído até o início de setembro. A segunda fase, denominada de campanha de medição, será composta por aquisição (em fase de licitação), instalação e operação de equipamentos de medição de ventos (anemômetros, windvanes, dataloggers, etc) e irá se estender entre 12 e 18 meses.


A terceira e última fase do trabalho é o projeto de parques eólicos. Além dos estudos de micrositing (posicionamento dos aerogeradores), estão previstos, ainda, a Certificação de Medições Anemométricas, a simulação da Produção Anual de Energia e o Memorial Descritivo dos parques eólicos, entre outros.


Após a finalização do estudo, o Grupo CEEE irá encaminhar os documentos para registro na Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE) e na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para que os projetos sejam disponibilizados para venda em leilões de energia.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
BRANDED CONTENT
Intercabos® lança novo site e concretiza presença no mer...
03/04/26
Diesel
Subvenção ao diesel: ANP inicia consulta pública de cinc...
02/04/26
GLP
Supergasbras realiza a primeira importação de BioGL do B...
02/04/26
Cana Summit
Setor sucroenergético avalia efeitos da Reforma Tributár...
02/04/26
Rio de Janeiro
Para Firjan juros em dois dígitos e rigidez fiscal barra...
02/04/26
Resultado
Com 5,304 milhões de boe/d, produções de petróleo e de g...
02/04/26
Logística
Vast realiza primeira operação de transbordo de petróleo...
01/04/26
ANP
Audiência pública debate revisão de resolução sobre aqui...
01/04/26
Biocombustíveis
RenovaBio: ANP divulga metas definitivas para as distrib...
31/03/26
Drilling
Norbe IX, da Foresea, conclui parada programada de manut...
31/03/26
Etanol
Produtor de cana avança com novas estratégias para reduz...
31/03/26
Firjan
Estado do Rio pode receber mais de R$ 526 bilhões em inv...
31/03/26
Combustíveis
Preço médio do diesel S-10 sobe 14% em março e atinge o ...
31/03/26
iBEM26
No iBEM 2026, Pason destaca apostas da empresa em digita...
31/03/26
Pessoas
Bow-e anuncia Ciro Neto como CEO
31/03/26
Apoio Offshore
SISTAC amplia contrato com Petrobras para manutenção de ...
31/03/26
IBEM26
Encontro internacional de energia vai abrir calendário m...
30/03/26
Biodiversidade
Maior projeto de biodiversidade marinha inicia na região...
30/03/26
Drilling
BRAVA Energia inicia campanha de perfuração em Papa-Terr...
30/03/26
Combustíveis
Etanol recua no indicador semanal e fecha a sexta-feira ...
30/03/26
Diesel
ANP aprova medidas relativas à subvenção ao óleo diesel
29/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23