Estaleiros

Ceará - Decisão sobre estaleiro cearen é novamente adiada

A tão esperada reunião entre o governador Cid Gomes e a prefeita Luizianne Lins para discutir a localização do estaleiro Promar Ceará ocorreu ontem (5) , mas acabou empurrando esta pauta para a próxima semana e debatendo outras questões. Somente ap

Diário do Nordeste
06/04/2010 04:07
Visualizações: 935

A tão esperada reunião entre o governador Cid Gomes e a prefeita Luizianne Lins para discutir a localização do estaleiro Promar Ceará ocorreu ontem (5) , mas acabou empurrando esta pauta para a próxima semana e debatendo outras questões. Somente após a próxima segunda-feira (12), os chefes do Executivo poderão ter alguma resposta sobre se a nova indústria naval cearense será, de fato, instalada na área do Titanzinho, se ficará em outro local, ou findará mesmo para outro Estado.

Segundo a prefeita Luizianne Lins, a reunião para tratar deste assunto dependia da empresa que irá implantar o estaleiro, no caso, a PJMR.

"É uma decisão complexa, envolve uma série de personagens, de pessoas que estão atuando nisso, e nós tiramos uma reunião que será no Paço Municipal, com o Governo do Estado, a Prefeitura e a empresa que está querendo instalar o estaleiro", disse. A prefeita, contudo, continua firme em sua posição sobre a localização do empreendimento. "Não acredito até agora que seja possível lá não [no Titanzinho]. É uma posição que estamos estudando juntos pra encontrar uma solução", afirmou. "Nós resolvemos tirar uma série de discussões com pessoas diretamente envolvidas, no caso a empresa, antes de a gente tomar uma decisão de governo. Só vai ter uma decisão de governo depois de ter ouvido a empresa se colocando e buscar alternativas a três mãos", completou.

Em conversa com a imprensa, ao lado da prefeita, o governador Cid Gomes - que é favorável à construção da indústria de navios no Titanzinho - afirmou que não irá tentar fazer nenhum trabalho de convencimento com a chefe do executivo municipal. "Eu não tenho que convencer ninguém. Essa é uma coisa técnica, objetiva, e a gente vai dar sequência a isso. Não há convencimento", declarou.

"Nós vamos objetivamente conversar com a empresa, a Prefeitura, o Governo do Estado, pra que a gente possa imaginar quais são alternativas ou caminhos que possam ser trilhados. Daí pra mais, é só a partir dessa reunião". O maior argumento que vem sendo levantado pelo governo estadual em prol do empreendimento na enseada do Mucuripe é a geração de empregos. A empresa já anunciou que, com o estaleiro, serão gerados 1.200 postos formais, e que haverá um processo de capacitação da comunidade do Serviluz, em especial, na área de indústria naval, para que a população possa se integrar ao novo empreendimento.

A prefeita, contudo, vem afirmando que aquela área não tem vocação industrial, mas sim turística, e defende que é possível gerar emprego e renda para a população daquela área através de outros projetos, de outras alternativas.

Fonte: Diário do Nordeste/SÉRGIO DE SOUSA  

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Alcoa e Posidonia reforçam avanços na equidade de gênero...
08/04/26
Evento
Fórum nacional debate expansão do biogás e do biometano ...
08/04/26
Curso
Firjan SENAI e Foresea assinam parceria para oferecer cu...
08/04/26
Posicionamento IBP
Taxação de 12% na MP1340 gera sobreposição tributária e ...
08/04/26
iBEM26
Entrevista exclusiva: Rosatom mira o Brasil e reforça pr...
07/04/26
Resultado
Porto do Açu garante R$ 237 milhões em royalties retroat...
07/04/26
Pessoas
Angélica Laureano é a nova Diretora Executiva de Logísti...
07/04/26
Biometano
ANP credencia primeiro Agente Certificador de Origem (AC...
07/04/26
ANP
Conteúdo local: ANP ultrapassa marco de 30 TACS
07/04/26
Cana Summit
Juros elevados e crédito mais restrito colocam fluxo de ...
07/04/26
PPSA
União recebe R$ 917,32 milhões por redeterminação de Tupi
07/04/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Preço médio da safra 25/26 supera o da tem...
07/04/26
Estudo
Brasil amplia dependência de térmicas, mas falta de esto...
06/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP publica novo edital
06/04/26
Tributação
Infis Consultoria promove 4º Seminário Tributação em Óle...
06/04/26
Hidrogênio Verde
Estudo no RCGI mapeia regiões com maior potencial para p...
06/04/26
BRANDED CONTENT
Intercabos® lança novo site e concretiza presença no mer...
03/04/26
Diesel
Subvenção ao diesel: ANP inicia consulta pública de cinc...
02/04/26
GLP
Supergasbras realiza a primeira importação de BioGL do B...
02/04/26
Cana Summit
Setor sucroenergético avalia efeitos da Reforma Tributár...
02/04/26
Rio de Janeiro
Para Firjan juros em dois dígitos e rigidez fiscal barra...
02/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23