CCEE

CCEE quer mais protagonismo na agenda ambiental e sugere eletrificação para equilibrar oferta e demanda de energia no Brasil

ENASE 2023 reuniu lideranças para discutir os caminhos para o futuro do setor elétrico brasileiro

Redação TN Petróleo/Assessoria CCEE
22/06/2023 14:20
CCEE quer mais protagonismo na agenda ambiental e sugere eletrificação para equilibrar oferta e demanda de energia no Brasil Imagem: Divulgação Visualizações: 1286

O presidente da Câmara da Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, Alexandre Ramos (foto), aproveitou a 20ª edição do Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico – ENASE, nesta quarta-feira (21), no Rio de Janeiro, para enfatizar como a organização poderá contribuir para a transição energética no Brasil. O executivo destacou a necessidade de eletrificação de setores como a indústria, a construção civil e o transporte para intensificar a descarbonização da economia nacional e ajudar a equilibrar a demanda e a oferta de energia

"A transição para o segmento elétrico já está nos passos finais, considerando que 94% de tudo o que é gerado no país já vem de fontes renováveis. Precisamos olhar para os 6% que restam, contando com o gás natural para a transição das térmicas e toda a potencialidade dos mercados de hidrogênio e créditos de carbono. Com esse entendimento, queremos que a CCEE seja vista como um ambiente de união e diálogo entre fornecedores e consumidores, para caminharmos com a agenda ambiental", disse.

Ele também comentou sobre os avanços da Câmara no debate internacional sobre certificação de energia, lembrando as parcerias já firmadas com instituições como o Banco Mundial e o GIZ, organização ligada ao governo alemão. Apresentou, ainda, dados inéditos do potencial de migração para o ambiente de contratação livre após a abertura para toda a alta tensão. Um novo estudo da CCEE aponta que, a partir do próximo ano, até 72 mil novos pontos de consumo terão viabilidade regulatória e econômica para migrar do segmento regulado. São indústrias e médias e grandes empresas que terão a possibilidade de escolher seu fornecedor e buscar maior flexibilidade. 

Participaram do painel o diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, Sandoval Feitosa, o diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, Luiz Carlos Ciocchi, e a presidente interina da Empresa de Pesquisa Energética – EPE, Angela Livino.

A Câmara de Comercialização também marcou presença em debates moderados pelo conselheiro Eduardo Rossi e pela vice-presidente do Conselho, Talita Porto. Representantes de entidades setoriais como ABRACEEL, ABIAPE, ABCE, ABDIB, APINE, ABRACE, ANACE, ABGD e ABAQUE trataram de assuntos ligados à modernização do setor, o uso de novas tecnologias na operação do Sistema Interligado Nacional – SIN e a preparação dos agentes para a abertura do mercado para a alta tensão.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
COP30
Encontro promovido pelas distribuidoras de energia elétr...
15/11/25
COP30
ORPLANA participa da COP30 em painel sobre transição ene...
14/11/25
Pesquisa
76% valorizam uso de energia renovável, mas apenas 26% c...
14/11/25
Saúde e Bem-estar
De volta às quadras: o saque do futuro
14/11/25
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
No quinto e último Workshop da iniciativa, organizações ...
13/11/25
Inclusão Social
Por que a inclusão da comunidade surda ainda não é uma r...
13/11/25
Saúde e Bem-estar
Dia Mundial do Diabetes: Especialista lista 3 alimentos ...
13/11/25
COP30
Petrobras e BNDES lançam primeiro edital do ProFloresta+...
13/11/25
Responsabilidade Social
Programa Parcerias do Bem, da ENGIE, completa quatro ano...
10/11/25
COP30
Soluções baseadas na Natureza: mitigar mudanças climátic...
10/11/25
Combustíveis
Etanol registra alta na primeira semana de novembro, apo...
10/11/25
Pesquisa
76% valorizam uso de energia renovável, mas apenas 26% c...
08/11/25
Niterói
Tomorrow Blue Economy movimenta Niterói em contagem regr...
07/11/25
COP30
Embrapii participa de atividades sobre inovação na indústria
07/11/25
Novos contratos
Sinopec assina contratos no valor de US$ 40,9 bilhões na...
06/11/25
COP30
IBP defende adoção de critérios globais para uma transiç...
06/11/25
Meio ambiente
Equinor e USP iniciam projeto de pesquisa de captura e a...
06/11/25
Energia Elétrica
Thopen adquire operação de geração distribuída de energi...
05/11/25
Etanol
UNICA e Cetesb firmam acordo para fortalecer gestão ambi...
04/11/25
Meio ambiente
Evento na Fiocruz marca lançamento de nova temporada de ...
04/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.