Energia renovável

CCEE, Itaipu e CIBiogás se unem para fortalecer certificados de energia renovável no Brasil

Parceria inédita prevê o desenvolvimento de estudos técnicos que serão realizados nos próximos dois anos.

Redação TN Petróleo/Assessoria
13/08/2024 13:52
CCEE, Itaipu e CIBiogás se unem para fortalecer certificados de energia renovável no Brasil Imagem: Divulgação Visualizações: 3074

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE, a Itaipu Binacional e o CIBiogás anunciam parceria inédita em prol do mercado de Certificados de Energia Renovável (RECs, na sigla em inglês) no Brasil. As organizações assinaram nesta segunda-feira (12) um memorando de entendimento com o objetivo de desenvolver estudos técnicos que promovam e fortaleçam a emissão de ativos ambientais no país.

Segundo o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Alexandre Ramos, a parceria, que reúne três das mais renomadas instituições do país, vai contribuir para a concretização de uma transição energética justa, segura e acessível nos mercados local e internacional. "Estamos mobilizando o setor e posicionando a Câmara como uma catalisadora de novos negócios para ajudar o Brasil a alcançar seu papel como referência global em energias limpas. Temos um potencial ainda inexplorado neste segmento de RECs e acreditamos que podemos, em pouco tempo, nos equiparar aos líderes mundiais desse mercado", aposta o executivo.

"Estamos comprometidos com iniciativas transformadoras como essa de hoje. Juntos, Itaipu, CCEE e CIBiogás impulsionam o desenvolvimento sustentável. O nosso compromisso é consolidar a posição de destaque do Brasil para descarbonização da matriz energética do planeta. Temos uma matriz energética limpa e renovável. Impulsionando o mercado de RECs, firmamos o Brasil como provedor de soluções de baixo carbono para outras nações", afirma André Pepitone, diretor financeiro da Binacional.

"Entendemos que o Brasil pode liderar um posicionamento global na transição energética aproveitando sua capacidade de geração de energia renovável e compatibilizando os ativos energéticos aos ativos ambientais, reduzindo emissões e atingindo novos mercados e novos negócios com a valorização dos REC's e do mercado de Carbono. Para nós do CIBiogás, é uma honra concretizar esta parceria e posicionar as energias renováveis, especialmente o biogás e biometano na rota deste mercado que tem grande potencial no nosso país", celebra Rafael González (foto), Diretor Presidente do CIBiogás.

A iniciativa é o primeiro passo de um conjunto de ações que também se estenderão para os segmentos de créditos de carbono e green bonds. Ao longo dos próximos dois anos, os parceiros pretendem realizar intercâmbios e elaborar estudos que servirão de base para o fortalecimento destes setores.

As certificações seguirão critérios como governança e qualidade, incluindo regras de entrada, manutenção e saída, analisar soluções para troca de dados na emissão de certificados;, e a prevenção de dupla contagem e duplicação de atributos ambientais, entre outros. O entendimento pretende ainda elevar o valor agregado dos REC´s brasileiros e elaborar instruções para a conexão entre plataformas tecnológicas.

Sobre a CCEE - A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos responsável por tornar possível a compra e a venda de eletricidade no país e garantir que esse insumo essencial chegue à população e aos setores produtivos. Desde 1999, reúne geradores, distribuidores, comercializadores e consumidores em um único propósito: desenvolver mercados eficientes, inovadores e sustentáveis em benefício da sociedade. Em suas operações, que envolvem tanto o ambiente de contratação livre como o regulado, liquida anualmente mais de R$ 150 bilhões.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Santos
Lapa Sudoeste inicia produção, ampliando a capacidade no...
11/03/26
Pré-Sal
Primeiro óleo de Lapa Sudoeste consolida produção do pré...
11/03/26
Gás Natural
Gas Release pode atrair novos supridores e criar competi...
11/03/26
Resultado
PRIO registra receita de US$ 2,5 bilhões em 2025 com exp...
11/03/26
Bacia de Santos
Brasil: Início da Operação de Lapa Sudoeste
11/03/26
Pré-Sal
Seatrium impulsiona P-78 à injeção do primeiro gás após ...
11/03/26
PPSA
Assinatura de contratos de Mero e Atapu consolida result...
11/03/26
Empresas
Justiça suspende aumento de IRPJ e CSLL e decisão pode i...
10/03/26
Biodiesel
Setor de Combustíveis Defende Liberação da Importação de...
10/03/26
Macaé Energy
No Macaé Energy 2026, Firjan promove edição especial do ...
09/03/26
Dia Internacional da Mulher
Dia da Mulher: elas contribuem para avanços no setor ene...
09/03/26
FEPE
PRECISAMOS DE P&D DE LONGO PRAZO - Entrevista com Isabel...
09/03/26
Internacional
Efeitos de preços do petróleo sobre a economia brasileira
09/03/26
Dutos
Transpetro aplica tecnologia com IA para ampliar eficiên...
09/03/26
Dia Internacional da Mulher
Constellation amplia em mais de 300% a presença feminina...
09/03/26
Combustível
Etanol volta a subir no indicador semanal
09/03/26
Resultado
Com um aumento de 11% na produção total de petróleo e gá...
06/03/26
FEPE
EMPREENDER DEMANDA RELAÇÕES DE CONFIANÇA - Entrevista co...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
IBP amplia agenda de equidade de gênero com segundo cicl...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
Repsol Sinopec Brasil tem 38% de mulheres na liderança e...
06/03/26
Indústria Naval
SPE Águas Azuis realiza entrega da Fragata "Tamandaré" -...
06/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.