Energia renovável

CCEE, Itaipu e CIBiogás se unem para fortalecer certificados de energia renovável no Brasil

Parceria inédita prevê o desenvolvimento de estudos técnicos que serão realizados nos próximos dois anos.

Redação TN Petróleo/Assessoria
13/08/2024 13:52
CCEE, Itaipu e CIBiogás se unem para fortalecer certificados de energia renovável no Brasil Imagem: Divulgação Visualizações: 3513

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE, a Itaipu Binacional e o CIBiogás anunciam parceria inédita em prol do mercado de Certificados de Energia Renovável (RECs, na sigla em inglês) no Brasil. As organizações assinaram nesta segunda-feira (12) um memorando de entendimento com o objetivo de desenvolver estudos técnicos que promovam e fortaleçam a emissão de ativos ambientais no país.

Segundo o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Alexandre Ramos, a parceria, que reúne três das mais renomadas instituições do país, vai contribuir para a concretização de uma transição energética justa, segura e acessível nos mercados local e internacional. "Estamos mobilizando o setor e posicionando a Câmara como uma catalisadora de novos negócios para ajudar o Brasil a alcançar seu papel como referência global em energias limpas. Temos um potencial ainda inexplorado neste segmento de RECs e acreditamos que podemos, em pouco tempo, nos equiparar aos líderes mundiais desse mercado", aposta o executivo.

"Estamos comprometidos com iniciativas transformadoras como essa de hoje. Juntos, Itaipu, CCEE e CIBiogás impulsionam o desenvolvimento sustentável. O nosso compromisso é consolidar a posição de destaque do Brasil para descarbonização da matriz energética do planeta. Temos uma matriz energética limpa e renovável. Impulsionando o mercado de RECs, firmamos o Brasil como provedor de soluções de baixo carbono para outras nações", afirma André Pepitone, diretor financeiro da Binacional.

"Entendemos que o Brasil pode liderar um posicionamento global na transição energética aproveitando sua capacidade de geração de energia renovável e compatibilizando os ativos energéticos aos ativos ambientais, reduzindo emissões e atingindo novos mercados e novos negócios com a valorização dos REC's e do mercado de Carbono. Para nós do CIBiogás, é uma honra concretizar esta parceria e posicionar as energias renováveis, especialmente o biogás e biometano na rota deste mercado que tem grande potencial no nosso país", celebra Rafael González (foto), Diretor Presidente do CIBiogás.

A iniciativa é o primeiro passo de um conjunto de ações que também se estenderão para os segmentos de créditos de carbono e green bonds. Ao longo dos próximos dois anos, os parceiros pretendem realizar intercâmbios e elaborar estudos que servirão de base para o fortalecimento destes setores.

As certificações seguirão critérios como governança e qualidade, incluindo regras de entrada, manutenção e saída, analisar soluções para troca de dados na emissão de certificados;, e a prevenção de dupla contagem e duplicação de atributos ambientais, entre outros. O entendimento pretende ainda elevar o valor agregado dos REC´s brasileiros e elaborar instruções para a conexão entre plataformas tecnológicas.

Sobre a CCEE - A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos responsável por tornar possível a compra e a venda de eletricidade no país e garantir que esse insumo essencial chegue à população e aos setores produtivos. Desde 1999, reúne geradores, distribuidores, comercializadores e consumidores em um único propósito: desenvolver mercados eficientes, inovadores e sustentáveis em benefício da sociedade. Em suas operações, que envolvem tanto o ambiente de contratação livre como o regulado, liquida anualmente mais de R$ 150 bilhões.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energy Summit
Energy Summit 2026: Tecnologias da Embrapii fortalecem a...
22/06/26
Energy Summit
Biodiesel e combustíveis renováveis entram no centro da ...
22/06/26
Gás Natural
ANP prorroga consulta pública sobre cálculo do Método do...
22/06/26
Rio de Janeiro
Anuário do Petróleo no Rio, da Firjan, destaca que recor...
22/06/26
Biometano
Com mercado cinco vezes maior desde 2020, setor de biome...
22/06/26
Petrobras
Com investimento estimado de US$ 1,2 bilhão, Petrobras a...
22/06/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em recuperação e mostra sinais de ...
22/06/26
Inteligência Artificial
Impacto industrial: Executivo brasileiro integra novo co...
20/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Aviação
Fórum IBP SAF reúne setor privado e agentes públicos par...
18/06/26
Pré-Sal
Consórcio de Libra liderado pela Petrobras contrata Cepe...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Combustíveis
ANP realiza segunda parte de audiência pública sobre car...
18/06/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 187 mil barris por ...
18/06/26
ANP
ANP faz pesquisa para aprimorar sua Carta de Serviços
17/06/26
Resultado
Atlas Portuário do ES: portos capixabas movimentam 137,5...
17/06/26
Hidrogênio Verde
SENAI CIMATEC, HYTRON e PETROGAL BRASIL (JV Galp/Sinopec...
17/06/26
Apoio Offshore
Transporte aéreo no setor do petróleo cresce 21% em dois...
17/06/26
Pessoas
ENGIE Brasil nomeia Michele Schifino como diretora de Co...
16/06/26
Combustíveis
Propostas de resoluções sobre caracterização da elevação...
16/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25