Negócios

CCEE apresenta nova estrutura de gestão

O novo modelo simplifica os processos de negócios para torná-los mais ágeis e seguros. A estrutura privilegia o desenvolvimento estratégico, a organização por processos, a definição clara de papéis e responsabilidades, a orientação a resultados, a flexibilidade para inclusão de novas atr

Redação
07/11/2011 16:02
Visualizações: 552
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) está implantando uma nova estrutura de gestão visando simplificar os processos de negócios para torná-los ainda mais ágeis e seguros, permitindo uma atuação mais estratégica frente aos desafios do setor de energia.

“Com a nova estrutura, alcançaremos o mesmo padrão das empresas internacionais de energia, melhorando a eficiência da CCEE e preparando a organização para atuar como protagonista no desenvolvimento do mercado”, destaca o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Luiz Eduardo Barata Ferreira.

Nos últimos anos a CCEE acumulou um número significativo de atribuições que, juntamente com a crescente complexidade do setor de energia elétrica, levaram à necessidade de adaptar a organização e o seu modelo de gestão. Para tanto, foi contratada a empresa internacional de consultoria Roland Berger que realizou o diagnóstico e a proposta de reestruturação, atualmente em fase inicial de implantação.

O novo modelo privilegia o desenvolvimento estratégico, a organização por processos, a definição clara de papéis e responsabilidades, a orientação a resultados, a flexibilidade para inclusão de novas atribuições no futuro, e a tecnologia de mercado. “A TI deixa de ser uma área de suporte para se tornar uma área de negócio, antecipando necessidades e soluções”, completa o presidente do CAd.

Entre as principais mudanças, destaca-se o agrupamento de todas as funções em cinco áreas: Estratégica, Corporativa, Gestão de Mercado, Operações de Mercado e Tecnologia de Mercado. As novas áreas são subdivididas em 16 gerências permanentes e uma gerência temporária, a do Novo Sistema de Contabilização e Liquidação (NSCL).

Foram criadas ainda as gerências de Inteligência de Mercado, com objetivo de aprimorar o mercado de energia elétrica no Brasil, por meio de propostas e estudos; de Monitoramento dos Agentes, com missão de gerenciar e monitorar de forma abrangente cada um dos agentes e de forma a garantir a estabilidade do setor; de Desenvolvimento & Novos Negócios; e de Compliance & Gestão de Risco.

“A CCEE busca aprimorar os mecanismos a segurança, aumentar ainda mais a credibilidade do mercado e, com isso, cumprir o compromisso assumido de levar a inadimplência a patamares irrisórios”, completa Barata.

Cada um dos conselheiros será responsável pela supervisão de uma das cinco áreas: Luiz Eduardo Barata Ferreira, presidente do CAd , fica à frente da área Estratégica, que tem como objetivo construir uma visão de futuro da CCEE e do setor; Luiz Fernando Couto Amaro da Silva, da área Corporativa; Ricardo Antônio Gobbi Lima, da Gestão de Mercado; Leonardo Calabró , da Operações de Mercado; Luciano Macedo Freire será o Tecnologia do Mercado.

O novo modelo de gestão deverá ter sua implantação concluída até março de 2012.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
SLB destaca investimentos no Brasil e papel estratégico ...
27/11/25
Internacional
FINDES lidera missão à Europa para impulsionar descomiss...
27/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Onshore potiguar defende licença mais ágil para sustenta...
27/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Estudo aponta forte impacto da cadeia de petróleo e gás ...
27/11/25
Geração/ Transmissão
ENGIE Brasil Energia inicia operação comercial do primei...
27/11/25
Petrobras
Navios da Transpetro recebem bunker com conteúdo renovável
26/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy abre edição 2025 com participaç...
26/11/25
Pré-Sal
Shell conclui assinatura dos contratos de concessão na B...
26/11/25
Gás Natural
Concluída a construção da primeira unidade de liquefação...
26/11/25
PD&I
Ibmec cria centro de pesquisa para estimular debates est...
26/11/25
Apoio Offshore
Camorim receberá R$30 milhões do Fundo da Marinha Mercante
26/11/25
IBP
Posicionamento IBP - Vetos ao PLV 10/2025
26/11/25
Energia
Firjan vai atuar para que o Congresso mantenha os vetos ...
26/11/25
Premiação
AVEVA recebe o prêmio de Parceiro de Manufatura do Ano 2...
25/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Sebrae RN apresentará estudo sobre impacto do onshore no...
25/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Implementos São Paulo expõe Semirreboque 1 eixo na Mosso...
25/11/25
Apoio Marítimo
Ambipar treina no litoral norte paulista para resposta a...
25/11/25
Margem Equatorial
Ineep reforça importância do papel da exploração de petr...
24/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
ABPIP participa do Mossoró Oil & Gas Energy 2025 com pro...
24/11/25
Posicionamento
ONIP - Compromisso com uma Agenda Energética responsável...
24/11/25
Energia Elétrica
Prime Energy registra crescimento de 52% no volume de co...
24/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.