Negócios

CCEE apresenta nova estrutura de gestão

O novo modelo simplifica os processos de negócios para torná-los mais ágeis e seguros. A estrutura privilegia o desenvolvimento estratégico, a organização por processos, a definição clara de papéis e responsabilidades, a orientação a resultados, a flexibilidade para inclusão de novas atr

Redação
07/11/2011 16:02
Visualizações: 636
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) está implantando uma nova estrutura de gestão visando simplificar os processos de negócios para torná-los ainda mais ágeis e seguros, permitindo uma atuação mais estratégica frente aos desafios do setor de energia.

“Com a nova estrutura, alcançaremos o mesmo padrão das empresas internacionais de energia, melhorando a eficiência da CCEE e preparando a organização para atuar como protagonista no desenvolvimento do mercado”, destaca o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Luiz Eduardo Barata Ferreira.

Nos últimos anos a CCEE acumulou um número significativo de atribuições que, juntamente com a crescente complexidade do setor de energia elétrica, levaram à necessidade de adaptar a organização e o seu modelo de gestão. Para tanto, foi contratada a empresa internacional de consultoria Roland Berger que realizou o diagnóstico e a proposta de reestruturação, atualmente em fase inicial de implantação.

O novo modelo privilegia o desenvolvimento estratégico, a organização por processos, a definição clara de papéis e responsabilidades, a orientação a resultados, a flexibilidade para inclusão de novas atribuições no futuro, e a tecnologia de mercado. “A TI deixa de ser uma área de suporte para se tornar uma área de negócio, antecipando necessidades e soluções”, completa o presidente do CAd.

Entre as principais mudanças, destaca-se o agrupamento de todas as funções em cinco áreas: Estratégica, Corporativa, Gestão de Mercado, Operações de Mercado e Tecnologia de Mercado. As novas áreas são subdivididas em 16 gerências permanentes e uma gerência temporária, a do Novo Sistema de Contabilização e Liquidação (NSCL).

Foram criadas ainda as gerências de Inteligência de Mercado, com objetivo de aprimorar o mercado de energia elétrica no Brasil, por meio de propostas e estudos; de Monitoramento dos Agentes, com missão de gerenciar e monitorar de forma abrangente cada um dos agentes e de forma a garantir a estabilidade do setor; de Desenvolvimento & Novos Negócios; e de Compliance & Gestão de Risco.

“A CCEE busca aprimorar os mecanismos a segurança, aumentar ainda mais a credibilidade do mercado e, com isso, cumprir o compromisso assumido de levar a inadimplência a patamares irrisórios”, completa Barata.

Cada um dos conselheiros será responsável pela supervisão de uma das cinco áreas: Luiz Eduardo Barata Ferreira, presidente do CAd , fica à frente da área Estratégica, que tem como objetivo construir uma visão de futuro da CCEE e do setor; Luiz Fernando Couto Amaro da Silva, da área Corporativa; Ricardo Antônio Gobbi Lima, da Gestão de Mercado; Leonardo Calabró , da Operações de Mercado; Luciano Macedo Freire será o Tecnologia do Mercado.

O novo modelo de gestão deverá ter sua implantação concluída até março de 2012.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biocombustíveis
Sifaeg destaca novo ciclo de investimentos e consolidaçã...
20/01/26
Navegação Marítima
Descarbonização: a nova rota do setor marítimo brasileiro
20/01/26
PD&I
CEPETRO e Universidade Tecnológica da PETRONAS desenvolv...
19/01/26
Pessoas
Zilor anuncia novo Diretor de Pessoas
19/01/26
Navegação
Petrobras e Transpetro assinam contratos do Programa Mar...
19/01/26
Etanol
Indicadores Cepea mostram etanol hidratado em alta no me...
19/01/26
Posicionamento IBP
Importação de biodiesel
16/01/26
Bacia de Campos
Brava Energia anuncia aquisição de 50% de participação n...
16/01/26
Biocombustíveis
Com R$ 6,4 bi em 2025, BNDES faz aprovação recorde de cr...
16/01/26
Créditos de Carbono
Edital ProFloresta+ supera expectativas e recebe 16 prop...
16/01/26
iBEM26
Inteligência Artificial faz aumentar demanda por energia...
16/01/26
Resultado
Em 2025 a Petrobras produziu 2,40 milhões de barris de ó...
16/01/26
Pré-Sal
Equinor arremata primeira carga de petróleo da União do ...
15/01/26
REFAP
Produção de gasolina e diesel S-10 tem recorde de produç...
15/01/26
Internacional
Petrobras amplia presença no mercado internacional com v...
15/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
Combustíveis
Diesel Podium e Diesel Verana são os novos combustíveis ...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.