<P>A CBO e Estaleiro Aliança, empresas do Grupo Fischer, formam, nesta quarta-feira (17), no Praia Clube São Francisco, nova turma de 16 jovens aprendizes de corte e solda do Projeto Pescar. Os jovens participaram do curso no Centro de Treinamento Anita Malzoni, no Estaleiro Aliança, localizado e...
AssessoriaA CBO e Estaleiro Aliança, empresas do Grupo Fischer, formam, nesta quarta-feira (17), no Praia Clube São Francisco, nova turma de 16 jovens aprendizes de corte e solda do Projeto Pescar. Os jovens participaram do curso no Centro de Treinamento Anita Malzoni, no Estaleiro Aliança, localizado em Niterói (RJ), no bairro do Barreto.
Está é a segunda turma de aprendizes de corte e solda formada no Estaleiro Aliança, uma iniciativa de responsabilidade social em parceria com a Fundação Projeto Pescar (www.projetopescar.org.br). Da turma anterior, 15 jovens aprendizes atualmente trabalham no Estaleiro Aliança e fazem planos para o futuro.
O paraninfo da turma de aprendizes de dezembro de 2008 é o gerente de contratos do Estaleiro Aliança, Marcelo Jorge Martins. A patronesse da turma de aprendizes será a presidente do CMDCA - Conselho Municipal da Criança e do Adolescente em Niterói, Sra. Arlette Ângelo Maia Teixeira.
O presidente da CBO e do Estaleiro Aliança, Luiz Maurício Portela, destaca que a formação de aprendizes em Niteroi e em Macaé, na Base da CBO, é uma ação de responsabilidade social de grande sucesso principalmente pelo empenho dos jovens em aproveitar a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho após receber o treinamento.
A coordenadora da ação de responsabilidade social da CBO e do Estaleiro Aliança, Celia Rocha, informa que o programa de treinamento remunerado dá condições aos jovens de dedicação total ao curso. “A formação de aprendizes prossegue, em 2009, no Centro de Treinamento Anita Malzoni (Niterói), que tem como orientadora Amanda Cerqueira da Costa, e Centro de Treinamento Lily Fischer (Macaé), que tem como orientadora Caroline Reis Maedo”.
Aprendizes de corte e solda
São os seguintes jovens que receberão o certificado de aprendizes de corte e solda no dia 17/12/2008, formados no Centro de Treinamento Anita Malzoni: André Luiz de Abreu Tavares; Deyvid da Silva Eloi; Diego Ribeiro Marins; Daniel Paulo Nunes dos Santos; Edmar Francisco Silva; Evania Batista de Melo; Francianne Brito Pessanha; Geison Ventura Nunes; Jonathas Corrêa Lucas; Julliana de Souza Catarino; Renato da Silva Gonçalves; Robson Barbosa Santos; Rafael Rodrigues Siqueira; Stéfani Cristina dos Santos; Taís Silva Ribeiro e Wellington França de Souza. Cerca de 30 empresas apoiaram o curso e diversos voluntários contribuíram com palestras e aulas.
O aprendiz de corte e solda Geison Ventura Nunes, 19 anos, reside em São Gonçalo (RJ) com pai a mãe e os irmãos. Trabalhava ajudando o pai na montagem de móveis. No curso Geison disse que descobriu seu potencial para crescer, com a perspectiva de emprego estável espera entrar para curso de engenharia mecânica na universidade.
A aprendiz de corte e solda Francianne Brito Pessanha, 20 anos, mora com a mãe e dois irmãos, em São Gonçalo (RJ). Francianne considera normal uma mulher trabalhar em estaleiro na área de corte e solda, ela deseja seguir carreira, se aperfeiçoar e cursar uma universidade para ter oportunidade de ajudar sua família.
Iniciação profissional em Hotelaria
A segunda turma do Centro de Treinamento Lily Fischer, formou , em 09/12/2008, 15 jovens no curso de Iniciação Profissional em Hotelaria. A primeira turma foi de moços de convés, para atender a demanda das empresas de navegação de apoio marítimo que possuem bases em Macaé. Este segundo grupo foi desenvolvido numa parceria com a Prefeitura Munilcipal de Macaé para atender a demanda por profissionais da rede hoteleira. A paraninfa da turma foi a Secretária Municipal da Secretaria Executiva dos Direitos da Mulher, Sra. Vânia Regina Deveza Gomes. A patronesse da turma foi a Sra. Josilene Oliveira Maia, Gerente Administrativa do Hotel Glória Garden Suítes, em Macaé, uma das empresas apoiadoras que assegurou aos aprendizes aulas praticas e estágio. O Hotel Gloria Garden Suites contratou duas aprendizes que concluíram o curso de Iniciação Profissional em Hotelaria.
Receberam certificados os seguintes aprendizes: Adinalda Pinto de Oliveira;
Aline Gomes de Oliveira; Anathan de Oliveira Souza Maciel; Bruna Carvalho de Oliveira; Dayara Pierangele da Silva; Elizangela Giseli da Silva Barreto; Fabiola Batista; Jéssica Barreto Silveira; Leandro da Silva Moraes; Manuela Silva Oliveira;
Maria Fabiana Vieira Augusto; Michelle Nascimento dos Santos; Natali Cunha de Barros; Poliana dos Anjos Peçanha e Thais Machado França.
Projeto Pescar
O Projeto Pescar foi fundado há 30 anos, em Porto Alegre, pelo Empresário Geraldo Linck. Há 10 anos é um sistema de franquia social formado e mantido por Empresas e Instituições Públicas e Privadas articuladas em uma rede de cidadania. É um projeto de Inserção Social pelo trabalho. Seleciona meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social, através de um processo transparente e validado. Hoje existem mais de 90 Unidades treinamento do Projeto Pescar distribuídas em vários estados brasileiros e também no exterior.
Fale Conosco
20