Construção

Casco do Submarino Humaitá é concluído na Nuclep

Redação/Assessoria MCTIC
14/12/2016 12:42
Casco do Submarino Humaitá é concluído na Nuclep Imagem: Cortesia Nuclep Visualizações: 184 (0) (0) (0) (0)

A Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep), empresa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), concluiu a construção do casco do Submarino Humaitá. A entrega da seção 2A, a última de um total de cinco que compõem o casco do SBR-2, foi feita na segunda-feira (12).

O Submarino Humaitá é o segundo em construção no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub). Fruto de um acordo de cooperação e transferência de tecnologia firmado em 2008 entre o Brasil e a França, o Prosub resultará na fabricação de quatro submarinos convencionais diesel-elétrico e do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear (SN-BR). A Nuclep está encarregada da construção dos cascos resistentes dos submarinos, a parte estrutural considerada mais complexa.

O Submarino Hamaitá é o primeiro cujo casco resistente foi inteiramente construído no Brasil e mostra a absorção da tecnologia e a capacitação dos envolvidos. Especialistas de diversas áreas, como engenharia e soldagem, foram enviados à França para conhecer as técnicas de construção da Marinha daquele país.

"Esse é um trabalho realizado em poucos lugares do mundo, e nós conseguimos fazer com qualidade", destacou o diretor industrial da Nuclep, Liberal Zanelatto.

Casco

A construção do casco teve início em setembro de 2013 com o corte da primeira chapa. A seção 2A é a maior, com 18,292 metros de comprimento, 6,2 metros na parte de vante e 5,74 na parte de ré. O peso total da seção é de 120 toneladas.

A expectativa é a de que os quatro submarinos de propulsão convencional estejam prontos no período entre 2017 e 2023, e o de propulsão nuclear, entre 2023 e 2025. Apenas cinco países no mundo dominam a tecnologia para construção de submarinos nucleares: China, Estados Unidos, França, Inglaterra e Rússia.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Itaguaí
Inovação: programa de capacitação tecnológica para traba...
16/05/25
Apoio Marítimo
Svitzer celebra 10 anos de operação no Brasil com expans...
14/05/25
Petrobras
Campos de Búzios e Atapu receberam quase o total dos US$...
13/05/25
Rio de Janeiro
Guarda Portuária da PortosRio participa de intercâmbio i...
09/05/25
Pré-Sal
Petrobras faz uma grande descoberta de petróleo no pré-s...
09/05/25
Bacia de Santos
Karoon conclui aquisição do FPSO Cidade de Itajaí
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
OTC 2025, em Houston, conta com presenças da Tenenge e E...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petrobras, IBP, Sinaval e ApexBrasil fomentam novos negó...
07/05/25
Rio de Janeiro
Integrante da Guarda Portuária da PortosRio é a primeira...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Vesper, líder em Ventiladores e Exaustores industriais E...
07/05/25
Logística
Vast conclui milésima operação de transbordo de petróleo
06/05/25
Bacia de Campos
Prio assina com a Equinor Brasil a aquisição de 60% dos ...
02/05/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro atrai novo investimento privado ...
01/05/25
Resultado
Com recordes no pré-sal, Petrobras cresce 5,4% de produç...
30/04/25
Internacional
Petrobras apresenta oportunidades de investimento no set...
29/04/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio recebe conferência internacional da APLOP e...
28/04/25
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Evento
PortosRio estreia com destaque na Intermodal 2025 e proj...
24/04/25
Meio ambiente
Porto do Açu e Repsol Sinopec Brasil assinam acordo para...
23/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
23/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22