Porto de Santos

Carga conteinerizada é destaque na movimentação de Maio

Cargas de importação foram o destaque no volume de mercadorias.

Ascom Codesp
30/06/2014 15:33
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As cargas de importação foram o destaque no volume de mercadorias movimentadas durante o mês de maio no Porto de Santos (2,8 milhões t), ficando 4,0% acima da quantidade operada no mesmo período do ano passado (2,7 milhões t). As cargas conteinerizadas ganham destaque nos dois fluxos, mantendo o crescimento verificado ao longo dos últimos anos, que em maio atingiu 4,2%, somando 300 mil teu.
O total de mercadorias movimentadas nos dois fluxos no mês de maio foi de 8,8 milhões t, 10,1% a menos do que o registrado nesse período em 2013, em função da queda de 15,6% nas cargas de exportação.
O aumento verificado nas importações por Santos ocorreu, principalmente, pelo desempenho do adubo (+43,3%), amônia (+104,8%), gás liquefeito de petróleo (25,0%), nafta (63,2%), sal (76,3%) e trigo (58,3%).
Os destaques na exportação ficaram com os sucos cítricos (+68,5%), óleo diesel e gasóleo (+58,6%), gasolina (+28,2%) e café em grãos (+13,6%). A queda nas exportações foi determinada pela redução nos embarques de açúcar (35,9%), álcool (43,4%), celulose (37,7%), complexo soja (23,3%) e milho (31,6%).
O movimento de navios (429) cresceu 0,9% em relação a maio de 2013 (425).
Movimento Acumulado
No movimento acumulado de janeiro a maio as cargas de importação também registraram crescimento (+2,5%) em relação ao mesmo período do ano passado, destacando-se o trigo (+22,0%), nafta (+65,6%), gás liquefeito de petróleo (+58,5%), adubo (+7,3%), amônia (+2,9%) e sal (5,7%).
Nos dois fluxos a carga conteinerizada apresenta um crescimento de 6,4% em relação ao mesmo período de 2013. Os embarques do complexo soja e café em grãos também continuam a apresentar crescimento, respectivamente, de 6,7% e 14,4%.
O total de mercadorias embarcadas e descarregadas nos cinco primeiros meses do ano chegou a 43,0 milhões t, ficando 3,1% abaixo do volume verificado nesse período no ano passado. A exemplo de maio, a queda ocorreu, principalmente, por conta da redução de 5,4% nos embarques de açúcar (18,0%), álcool (155,6%), carnes (20,3%), celulose (26,7%) e milho (52,5%).
A quantidade de embarcações atracadas no período atingiu 2.136, ficando 1,2% abaixo de igual período do ano passado.
Balança Comercial
O fluxo de comércio pelo Porto de Santos totalizou US$ 47,3 bilhões de janeiro a maio, representando 25,0% do total do país (US$ 189,8 bilhões).
As cargas exportadas através de Santos tiveram como principais destinos a China (19,6%), os Estados Unidos (11,4%) e Países Baixos (6,2%). Na importação destacaram-se os volumes procedentes da China (20,1%), Estados Unidos (15,8%) e Alemanha (9,5%).
Entre as cargas mais exportadas pelo Porto de Santos, situam-se a soja (China, Países Baixos e Tailândia); café em grãos (Alemanha, EUA e Itália) e açúcar (China, Bangladesh e Nigéria), com participações de, respectivamente, 18,7%, 7,2% e 7,0%.
Nas mercadorias vindas do exterior sobressaem-se Outras Caixas de Marchas (Coréia do Sul, Alemanha e Japão); Outras Partes e Acessórios de Carroçarias para Veículos Automóveis (Coréia do Sul, Japão e Tailândia) e Outras Partes e Acessórios para Tratores e Veículos Automóveis (Alemanha, China e Japão), com participações de, respectivamente, 1,38%, 1,28% e 1,08%.

As cargas de importação foram o destaque no volume de mercadorias movimentadas durante o mês de maio no Porto de Santos (2,8 milhões t), ficando 4,0% acima da quantidade operada no mesmo período do ano passado (2,7 milhões t). As cargas conteinerizadas ganham destaque nos dois fluxos, mantendo o crescimento verificado ao longo dos últimos anos, que em maio atingiu 4,2%, somando 300 mil teu.

O total de mercadorias movimentadas nos dois fluxos no mês de maio foi de 8,8 milhões t, 10,1% a menos do que o registrado nesse período em 2013, em função da queda de 15,6% nas cargas de exportação.

O aumento verificado nas importações por Santos ocorreu, principalmente, pelo desempenho do adubo (+43,3%), amônia (+104,8%), gás liquefeito de petróleo (25,0%), nafta (63,2%), sal (76,3%) e trigo (58,3%).

Os destaques na exportação ficaram com os sucos cítricos (+68,5%), óleo diesel e gasóleo (+58,6%), gasolina (+28,2%) e café em grãos (+13,6%). A queda nas exportações foi determinada pela redução nos embarques de açúcar (35,9%), álcool (43,4%), celulose (37,7%), complexo soja (23,3%) e milho (31,6%).

O movimento de navios (429) cresceu 0,9% em relação a maio de 2013 (425).


Movimento Acumulado

No movimento acumulado de janeiro a maio as cargas de importação também registraram crescimento (+2,5%) em relação ao mesmo período do ano passado, destacando-se o trigo (+22,0%), nafta (+65,6%), gás liquefeito de petróleo (+58,5%), adubo (+7,3%), amônia (+2,9%) e sal (5,7%).

Nos dois fluxos a carga conteinerizada apresenta um crescimento de 6,4% em relação ao mesmo período de 2013. Os embarques do complexo soja e café em grãos também continuam a apresentar crescimento, respectivamente, de 6,7% e 14,4%.

O total de mercadorias embarcadas e descarregadas nos cinco primeiros meses do ano chegou a 43,0 milhões t, ficando 3,1% abaixo do volume verificado nesse período no ano passado. A exemplo de maio, a queda ocorreu, principalmente, por conta da redução de 5,4% nos embarques de açúcar (18,0%), álcool (155,6%), carnes (20,3%), celulose (26,7%) e milho (52,5%).

A quantidade de embarcações atracadas no período atingiu 2.136, ficando 1,2% abaixo de igual período do ano passado.


Balança Comercial

O fluxo de comércio pelo Porto de Santos totalizou US$ 47,3 bilhões de janeiro a maio, representando 25,0% do total do país (US$ 189,8 bilhões).

As cargas exportadas através de Santos tiveram como principais destinos a China (19,6%), os Estados Unidos (11,4%) e Países Baixos (6,2%). Na importação destacaram-se os volumes procedentes da China (20,1%), Estados Unidos (15,8%) e Alemanha (9,5%).

Entre as cargas mais exportadas pelo Porto de Santos, situam-se a soja (China, Países Baixos e Tailândia); café em grãos (Alemanha, EUA e Itália) e açúcar (China, Bangladesh e Nigéria), com participações de, respectivamente, 18,7%, 7,2% e 7,0%.

Nas mercadorias vindas do exterior sobressaem-se Outras Caixas de Marchas (Coréia do Sul, Alemanha e Japão); Outras Partes e Acessórios de Carroçarias para Veículos Automóveis (Coréia do Sul, Japão e Tailândia) e Outras Partes e Acessórios para Tratores e Veículos Automóveis (Alemanha, China e Japão), com participações de, respectivamente, 1,38%, 1,28% e 1,08%.

 

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