Pesquisa

Carbonatos : universidades brasileiras na pesquisa do pré-sal

A Petrobras firmou, no início de fevereiro deste ano, um protocolo de intenções, junto a quatro universidades brasileiras, para a criação de um Sistema de Capacitação, Ciência e Tecnologia em Carbonatos.

Redação/ Agências
24/02/2010 17:01
Visualizações: 1185

A Petrobras firmou, no início de fevereiro deste ano,  um protocolo de intenções, junto a quatro universidades brasileiras,  para a criação de um Sistema de Capacitação, Ciência e Tecnologia em Carbonatos. O objetivo da iniciativa é gerar conhecimentos para a exploração comercial do petróleo armazenado nas rochas carbonáticas, localizadas na camada pré-sal.  As quatro universidades que assinaram o protocolo são : Unicamp, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).


O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme de Oliveira Estrella, diz que o Brasil produz hoje apenas 30 mil barris por dia a partir das reservas contidas na camada pré-sal. "Com a colaboração da Unicamp e das demais universidades, esperamos chegar a 1 milhão de barris em 2017", projetou. Estrella lembrou que as rochas carbonáticas são pouco conhecidas no mundo inteiro. "Os primeiros trabalhos científicos em torno delas datam de 2006. Ou seja, faz pouquíssimo tempo que a indústria petrolífera se deu conta de que essas rochas são importantes, principalmente porque estão localizadas na última fronteira exploratória do planeta. Identificar as características desse mineral e a melhor forma de extrair petróleo dele vai exigir um grande esforço em pesquisa e desenvolvimento, e é por isso que estamos assinando esse protocolo de intenções com esse grupo de universidades."

 

 Fonte: Site Inovação Tecnológica

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BOGE 2026
Dessalgadoras ganham papel estratégico na modernização d...
04/07/26
Combustíveis
Etanol volta a ser mais vantajoso que a gasolina após qu...
03/07/26
Financiamento
FAPESP destina R$ 50 milhões para projetos de inovação e...
03/07/26
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Reconhecimento
Constellation é a única empresa do setor de perfuração d...
02/07/26
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.