Royalties do Petróleo

Capixabas se mobilizam

Uma audiência pública sobre a mobilização estadual pelo veto ao projeto de Lei que prevê a redistribuição dos royalties do Petróleo no Brasil reuniu, na tarde desta quarta-feira (30), na Câmara Municipal de Vitória, políticos, gestores públicos, empresários e lideranças da sociedade ci

Redação/ Agências
01/07/2010 09:41
Visualizações: 256

Uma audiência pública sobre a mobilização estadual pelo veto ao projeto de Lei que prevê a redistribuição dos royalties do Petróleo no Brasil reuniu, na tarde desta quarta-feira (30), na Câmara Municipal de Vitória, políticos, gestores públicos, empresários e lideranças da sociedade civil organizada. Participaram do evento o governador Paulo Hartung, o vice-governador Ricardo Ferraço, o prefeito de Vitória, João Coser, o presidente da OAB-ES, Homero Mafra, deputados federais e estaduais e secretários de Estado e municipais. Audiências públicas ocorreram em todas as 78 Câmaras Municipais do Estado, em um momento histórico de mobilização da sociedade em prol do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de Lei que redistribui royalties do petróleo.

 

Neste, que foi chamada de Dia de Mobilização Pró-Veto, esteve em pauta a mobilização que envolve diversos segmentos políticos, empresariais e sociais para esclarecer e motivar a população a acompanhar a campanha pelo veto às emendas que pretendem mudar a distribuição dos royalties entre os estados produtores e os não-produtores. No dia 05 de julho será realizada uma reunião na OAB que confirmará a data proposta, de 13 de julho, para um grande evento cívico na Praça Oito, no Centro de Vitória.

 

O projeto de Lei já foi aprovado no Senado e reduz drasticamente a receita dos estados e municípios produtores, caso do Espírito Santo. As perdas no Estado, sem considerar as novas extrações, chegam a R$ 1 bilhão por ano. O projeto ainda será votado na Câmara Federal uma vez que o Senado fez alterações na proposta anterior. A mobilização envolve diversos segmentos dos setores públicos e privado na defesa de um modelo de partilha justa dos royalties, que distribua riqueza sem prejudicar os estados e municípios produtores que recebem todo impacto pela exploração do petróleo.

 

Na ocasião, o vice-governador, Ricardo Ferraço, falou da união que está sendo promovida pelo Governo do Estado, em parceria com municípios, entidades e movimentos populares. "Esta já é a segunda reunião que participamos hoje, unindo a sociedade capixaba. Nosso objetivo é criar uma massa crítica articulada, que possa buscar e obter o apoio do presidente da República em favor do Espírito Santo. Estamos nos mobilizando em torno de um direito do nosso Estado, que tanto contribui para o desenvolvimento nacional. Além disso, sempre tivemos a preocupação de investir bem os recursos de royalties, como por exemplo, cuidar do meio ambiente. O que está em jogo é o futuro do Espírito Santo", disse ele.

 

O presidente da OAB, Homero Mafra, afirmou na audiência pública que a instituição é favorável ao veto do presidente Lula, pois a emenda representa uma grave inconstitucionalidade. "Sua aprovação é o rompimento da segurança jurídica, essencial a todos nós brasileiros".

Além de ser o segundo maior produtor de petróleo do Brasil, o Espírito Santo também abastece todo o Nordeste com gás natural. A afirmação é do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Márcio Félix. "Essa campanha une o Espírito Santo, vejo um efeito colateral positivo. Não basta batalharmos pelos royalties, é preciso definir claramente a utilização desses recursos para o bem da cidadania.

A capacidade de unir diversos segmentos da sociedade liderada pelo Governo do Estado foi destacada pelo prefeito de Vitória, João Coser. "Lá atrás, liderados pelo governador Paulo Hartung fizemos um acordo com a então ministra Dilma Roussef, o ministro Guido Mantega e o presidente Lula para que fossem respeitados os contratos estabelecidos. E acreditamos que esse acordo será mantido".

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
Margem Equatorial
Ineep apresenta recomendações estratégicas para início d...
08/12/25
Energia Elétrica
Primeiro complexo híbrido de energia da Equinor inicia o...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Parceria premiada - Petrobras participa de quatro dos se...
05/12/25
Evento
Petrolíferas debatem produção mais limpa e tecnologias d...
04/12/25
Leilão
PPSA arrecada cerca de R$ 8,8 bilhões com a alienação da...
04/12/25
Firjan
Novo Manual de Licenciamento Ambiental da Firjan ressalt...
04/12/25
Transição Energética
Óleo & gás continuará essencial até 2050, dizem especial...
04/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.