A Petrobras, em parceria com a FIEP, REDEPETRO-PR e o BNDES, participou nesta sexta-feira (9) da 1ª reunião da Câmara de Petróleo & Gás no Paraná. No evento, foram discutidas ações referentes à cadeia de Petróleo e Gás do estado, incluindo capacitação de mão-de-obra e a criação de planos e estudos prospectivos específicos de potenciais fornecedores.
O gerente de Empreendimentos da Repar, Guilherme Klingelfus, disse que esse tipo de encontro é uma grande oportunidade para criar uma relação de trabalho e de parceria entre entidades e fornecedores. “Os investimentos na Petrobras são grandiosos em todo o Brasil. Só na Repar, vamos investir em empreendimentos US$ 6 bilhões até 2012 e precisamos cada vez mais de capacitação de empresas e de pessoas para esta obra”. Ele também lembrou que, com o pré-sal, a Petrobras vai investir 50 vezes mais que esse valor e necessita de fornecedores de vários segmentos.
O gerente de Implementação de Empreendimentos para a Repar, José Paulo Assis, destacou a importância de planejamento e capacitação para elaboração de planos estruturados de longo prazo, com elaboração de metas de disciplina para curto e médio prazo. “Nós temos o mais importante aqui no Paraná: gente para trabalhar. Precisamos fazer com que essas pessoas estejam preparadas para essa visão”.
O representante do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Rogério Londero Boeira, apresentou as políticas de financiamentos para as empresas e também para micro e pequenos fornecedores que farão parte da cadeia produtiva de petróleo e Gás.
A Câmara Temática de Petróleo e Gás é um grupo estratégico formado por empresas e instituições do setor que tem como objetivo discutir oportunidades do segmento de petróleo e gás no Paraná. O evento ocorreu, em Curitiba, no CIETEP (Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores do Estado do Paraná).