Rio Pipeline

Canadá quer dutos para exportar gás, óleo e derivados

O principal projeto do país é para construir dutos desde Alberta, a província petroleira do Canadá, até British Columbia, na costa do Pacífico, para exportar a EUA e China.


19/10/2005 02:00
Visualizações: 417

Enquanto o programa brasileiro de expansão da malha dutoviária visa integrar as regiões do país, o Canadá, que já possui a maior malha de dutos da América do Norte, com 100 mil km, quer construir dutos para exportar gás, óleo e derivados para a costa oeste dos Estados Unidos e para China, através do oceano Pacífico.

O principal projeto do país é para construir dutos desde Alberta, a província petroleira do Canadá, até British Columbia, província na costa do Pacífico, para desde aí exportar a EUA e China.

O Canadá, que abriga um evento semelhante ao Rio Pipeline, porém nos anos pares, participou do evento brasileiro com um pavilhão e reuniu 22 empresas e instituições do setor de óleo e gás do país.

Além da possibilidade de negócios no setor de dutos, o coordenador de desenvolvimento de negócios do consulado do Canadá, Luiz Azevedo, destaca ainda a afinidade entre companhias petroleiras dos dois países em função da produção de óleo pesado.

Azevedo cita a parceria entre Petrobras e Encana para a transferência de tecnologia para a produção desste tipo de petróleo não-convencional e ressalta que no Canadá a produção de petróleo pesa já supera a de óleo leve.

O país tem alta tecnologia no aproveitamento do petroléo pesa, extra-pesado e de tar sand (areias betuminosas). Segundo Azevedo, o Canadá é um país com várias tecnologias de nicho e um dos objetivos da participação na Rio Pipeline é mostrar essas características do país e o que o Canadá faz.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19