Etanol

Campanha Movido pelo Agro - Etanol é lançada em Goiás

Iniciativa reúne SIFAEG, SEBRAE e Fórum Empresarial

Redação TN Petróleo/Assessoria
11/04/2024 11:52
Campanha Movido pelo Agro - Etanol é lançada em Goiás Imagem: Divulgação Visualizações: 1377

No mundo todo a preocupação com o aumento da temperatura no planeta tem gerado ações firmes para descarbonizar a economia através de uma transição energética que priorize a energia limpa e renovável. Neste contexto, a adoção de biocombustíveis é um caminho certo para tornar mais limpa a matriz de transportes.

No Brasil, várias entidades e órgãos públicos já tomaram a decisão de usarem somente etanol em suas frotas de veículos leves e, assim, reduzir a emissão de gás carbônico da atmosfera. Alguns exemplos são: Correios, Supremo Tribunal Federal (STF) e Governo do Estado de Minas Gerais. O Governo de Goiás também prepara decisão neste caminho visando abastecer a frota oficial com etanol.

Em Goiás

Neste 12 de abril, na sede da FIEG, durante a Conferência Transição Energética e Desenvolvimento, promovida pelo SIFAEG e FIEG, com apoio do SEBRAE, evento que marca a abertura da safra sucroenergética em Goiás, acontece o primeiro passo da Campanha de Valorização do Etanol em GoiásSerá assinado convênio onde as entidades integrantes do Fórum Empresarial assumem um compromisso de usarem etanol em suas frotas de veículos leves.  A ação faz parte da campanha Movido pelo Agro - Etanol e se estenderá para todos os associados, filiados e parceiros da FAEG, FCDL, ACIEG, FECOMÉRCIO, ADIAL, FACIEG, OCB e FIEG. O Sebrae também assinará o convênio.

Porque etanol

O etanol possui inúmeras vantagens sobre os combustíveis fósseis. Emite menos gás carbônico, diminui a poluição, combatendo o aquecimento global, é renovável, protege os solos, gera empregos e investimentos, entre outros benefícios. Em todo o ciclo do combustível o etanol lança menos C02 à atmosfera, reduzindo em até 90% as emissões de gases de efeito estufa quando comparado à gasolina.

Outro dado importante, é que ao valorizar o uso do etanol há um estímulo ao crescimento do setor de bioenergia. Em Goiás, são 37 usinas em operação, produzindo etanol, açúcar e bioeletricidade. Juntas elas empregam direta e indiretamente cerca de 300 mil pessoas.

Importante destacar ainda que dados da Secretaria de Economia de Goiás atestam que as usinas contribuem com: 3,56 milhões diários de ICMS e que diariamente a economia goiana é aquecida com mais de R$ 44,6 milhões de reais, (16 bilhões) somente com pagamentos de parceiros agrícola, e fornecedores, folha de pagamentos, encargos trabalhistas e impostos estaduais. Tudo isso ajuda a aquecer a atividade econômica em todo estado.

No Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, a campanha "Movido pelo Agro - Etanol", foi realizada pela FAMASUL em parceria com a BIOSUL, e pela SIAMIG, em conjunto com a FAEMG/SENAR.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
IBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
IBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
IBEM26
Jerônimo Rodrigues destaca potencial da Bahia na transiç...
26/03/26
IBEM26
Bahia Gás aposta em gás natural e biometano para impulsi...
25/03/26
IBEM26
iBEM 2026 começa em Salvador com debates sobre segurança...
25/03/26
ESG
O "Selo Verde" e as Exigências ESG no Acordo UE-Mercosul
24/03/26
IBEM26
iBEM 2026 reúne especialistas e discute futuro da energia
23/03/26
Energia Solar
Newave Energia e Gerdau inauguram Complexo Solar de Barr...
19/03/26
Etanol
Geopolítica e energia redesenham o papel do etanol no ce...
19/03/26
Energia Elétrica
Copel vence leilão federal e vai aumentar em 33% a capac...
19/03/26
Etanol
Etanol mantém leve alta no indicador semanal, enquanto P...
16/03/26
Meio ambiente
Após COP30, IBP promove encontro para debater agenda cli...
13/03/26
Energia Elétrica
Geração distribuída atinge marco de 50 GW e se consolida...
12/03/26
Comunicação e Sustentabilidade
Anúncios criados com IA se expandem e ampliam pressão po...
11/03/26
Combustível
Etanol volta a subir no indicador semanal
09/03/26
Transição Energética
Braskem avança na jornada de transição energética com in...
05/03/26
Meio ambiente
Porto Sudeste transforma uniformes em brindes sustentáveis
05/03/26
Energia Solar
GoodWe e RB Solar anunciam parceria estratégica para ace...
05/03/26
IBEM26
Inovação, ESG e Sustentabilidade
04/03/26
Biometano
Revisão de regras de especificação e controle da qualida...
04/03/26
Etanol
Nos 50 anos de ORPLANA, Cana Summit debate o futuro da p...
04/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23