Mercado

Câmara tripartite acompanha mercado de combustíveis, diz presidente da Petrobras Distribuidora

O presidente da Petrobras Distribuidora (BR), José Lima Neto, disse ontem (18) que o governo criou uma câmara tripartite "informal" que se reúne quinzenalmente para avaliar o mercado de combustíveis e a possibilidade de ter que reduzir o percentual de adição do álcool anidro à gasolina.

Agência Brasil
19/08/2011 09:12
Visualizações: 382
O presidente da Petrobras Distribuidora (BR), José Lima Neto, disse ontem (18) que o governo criou uma câmara tripartite "informal" que se reúne quinzenalmente para avaliar o mercado de combustíveis e a possibilidade de ter que reduzir o percentual de adição do álcool anidro à gasolina.
 

Lima Neto admitiu que o consumo de etanol vem caindo progressivamente, o que vai, segundo ele, colocar mais pressão sobre a procura pela gasolina. Ele, no entanto, disse não ter condições de avaliar a necessidade ou não de reduzir o percentual do etanol adicionado à gasolina, que hoje é 25% de álcool para cada litro de gasolina.


“O governo vem acompanhando isto com muita atenção, e já vem chamando para conversar os setores de produção e distribuição. Na verdade, foi criada informalmente uma câmara tripartite [governo e os atores envolvidos, produtor e distribuidor] e vem quinzenalmente fazendo reuniões para discutir se há ou não esta necessidade [de redução do percentual de adição do etanol anidro à gasolina]”.


Além da informalidade da reunião com produtores e distribuidores, o governo vem acompanhando de perto o problema na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e com os ministérios envolvidos para, se necessário, tomar esta medida em algum momento. “Agora, eu não posso dizer que o governo vai ou não tomar essa decisão [de reduzir o percentual do etanol adicionado à gasolina]. São os números que vão decidir, e eles indicam que até agora que não houve a necessidade. Agora, se vai haver ou não lá na frente, eu precisaria de uma bola de cristal para lhe responder”, disse.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
Gás Natural
Petrobras reduz preços do gás natural para distribuidoras
28/01/26
Gás Natural
Renovação das concessões de gás no Rio exige transparênc...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 antecipa grandes debates e inicia cont...
27/01/26
Gás Natural
Firjan: Rio de Janeiro consolida papel de "hub do gás" e...
27/01/26
Combustíveis
Petrobras reduz preços de gasolina em 5,2% para distribu...
26/01/26
Brasil-Alemanha
PMEs Go Green realiza ciclo de workshops gratuitos com f...
26/01/26
Etanol
Hidratado registra valorização no mercado semanal e diário
26/01/26
Logística
Terminais Ageo captam R$ 450 milhões em debêntures incen...
23/01/26
Petrobras
Alta eficiência amplia refino e aumenta produção de comb...
22/01/26
Combustíveis
IBP: Decisão da ANP garante segurança de abastecimento e...
22/01/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 174 mil barris por ...
21/01/26
Apoio Offshore
Fundo da Marinha Mercante destina R$ 2,3 bilhões à const...
21/01/26
Drilling
Navio-sonda Norbe IX, da Foresea, passa por manutenção p...
21/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.