<P>Os deputados Carlos Santana e Iriny Lopes (ambos do PT), que pediram a realização desse debate, explicam que a conteinerização transforma o perfil mundial da frota de navios porta-contêineres, cada vez de maior porte, e exige portos com maiores profundidades, novos equipamentos e novas tecno...
Da redaçãoOs deputados Carlos Santana e Iriny Lopes (ambos do PT), que pediram a realização desse debate, explicam que a conteinerização transforma o perfil mundial da frota de navios porta-contêineres, cada vez de maior porte, e exige portos com maiores profundidades, novos equipamentos e novas tecnologias. Os parlamentares querem saber como a conteinerização está sendo abordada pelos planos de desenvolvimento e zoneamento dos portos brasileiros.
A Unctad, órgão das Nações Unidas para o Desenvolvimento do Comércio, criou o Liner Shipping Connectivity Index (LSCI 2006), índice que mede a qualidade dos serviços portuários, a disponibilidade de navios e a capacidade de transporte de contêineres das companhias de navegação de cada país. O Brasil ocupa a 23ª posição, atrás de países como a Tailândia, Sri Lanka, Arábia Saudita e Índia. Essa classificação, ressaltam Carlos Santana e Iriny Lopes, demonstra o esforço que o País precisa fazer para ser competitivo e aumentar sua participação no comércio mundial.
Pela manhã, os participantes discutirão a situação atual dos portos brasileiros e as propostas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o setor. À tarde, as discussões vão girar em torno do Programa Nacional de Competitividade dos Portos Brasileiros. O seminário acontece a partir das 9 horas no plenário 11 da Câmara, e o encerramento está previsto para as 17 horas.
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