Energia elétrica

Calor e carnaval: consumo de energia elétrica em fevereiro cresce 4,9%

Redação/Assessoria CCEE
11/03/2019 19:27
Visualizações: 187

Dados coletados entre os dias 1º e 28 de fevereiro indicam aumento de 4,9% no consumo de energia elétrica no país, quando comparados ao mesmo período de 2018. As informações são do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados prévios de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

As temperaturas mais elevadas ao longo de fevereiro e a presença do feriado de carnaval neste período em 2018 são os principais motivos para o aumento do consumo no Sistema Interligado Nacional – SIN que atingiu 66.498 MWmédios, montante de energia 3.134 MWmédios superior ao consumo em fevereiro do ano passado.

O Ambiente de Contratação Regulado – ACR (cativo), no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras (onde estão inseridos os consumidores residenciais, comerciais, industriais, rurais, serviços, iluminação pública e outros), registrou elevação de 5,7% no consumo, número que leva em conta a migração de consumidores para o mercado livre (ACL). Caso esse movimento dos agentes fosse desconsiderado, o consumo seria 7,1% superior.

Já no Ambiente de Contratação Livre – ACL, no qual as empresas compram energia diretamente dos fornecedores (com consumidores de atividade industrial/comercial/serviços), o consumo cresceu 3,2% quando a migração é considerada na análise. Quando as novas cargas vindas do ACR não são incluídas, o consumo ficaria estável (-0,1%).

Dentre os ramos da indústria avaliados pela CCEE, incluindo dados de autoprodutores, varejistas, consumidores livres e especiais, os setores de veículos (+6,7%), bebidas (5,2%) e manufaturados diversos (+4,3%) foram os segmentos com maiores índices de elevação no consumo, quando a migração não é considerada na análise. Por outro lado, dois setores apresentaram queda no consumo de energia, dentro do mesmo cenário sem migração: extração de minerais metálicos (-11,3%) e metalurgia e produtos de metal (-4,9%).

O InfoMercado Semanal Dinâmico também apresenta estimativa da produção das usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia – MRE, em fevereiro, equivalente a 147,99% de suas garantias físicas, ou 52.657 MWmédios em energia elétrica. Para fins de repactuação do risco hidrológico, o percentual é de 95,61%.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19