Política Energética

Cabral reage à aprovação de emenda e conta com veto de Lula

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, classificou como "absurdo total" a aprovação pelo Senado, na madrugada desta quinta-feira (10), da emenda que redistribui os royalties do pré-sal de forma igualitária entre todos os estados e municípios do País.

Redação
10/06/2010 19:04
Visualizações: 137 (0) (0) (0) (0)
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, classificou como "absurdo total" a aprovação pelo Senado, na madrugada desta quinta-feira (10), da emenda que redistribui os royalties do pré-sal de forma igualitária entre todos os estados e municípios do País.
 
 
"Estão sacrificando o Estado do Rio para capitalizar a Petrobras", reclamou o governador durante coletiva de imprensa convocada no Palácio Guanabara. "A Petrobras não é mais importante que o Brasil, não é mais importante que 16 milhões de habitantes do estado do Rio, não é mais importante que os 5 milhões de habitantes do Espírito Santo", enfatizou Cabral, visivelmente exaltado.
 
 
O governador disse que conta com o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem conversou por telefone nesta manhã, sobre a questão. Lula teria garantido que a mudança no pagamento das compensações valerá apenas para os campos do pré-sal e não para as áreas já licitadas.
 
 
"Já conversei com o presidente Lula e manifestei a minha indignação. Ele me garantiu que o que vale foi o acordado feito entre mim e ele, no Centro Cultural Banco do Brasil, há cerca de 7 ou 8 meses atrás, quando lá estivemos numa reunião de muitas horas junto com vários ministros. Espero que o presidente vete esta emenda. Isto é uma covardia contra o Estado do Rio", enfatizou Cabral. 
 
 
Demostrando irritação, o governador se mostrou decepcionado com o próprio partido e disse que não "se sente confortável" para comparecer na Convenção Nacional do PMDB, que acontece no próximo sábado (19), em Brasília.
 
 
"Foi uma decepção muito grande ver companheiros do PMDB nessa movimentação, nesas covardia, nesse achaque aos cofres públicos do Estado do Rio. Acho que faltou respeito ao povo do Rio de Janeiro e respeito ao PMDB", criticou o governador.
 
 
O prefeito Eduardo Paes também participou da coletiva e não poupou críticas ao senador Pedro Simon e ao fato de a emenda ter sido aprovada de madrugada. "Fiquei muito decepcionado com uma pessoa com a ética do Pedro Simon. Aprovar às 2 horas da madrugada, sem respeitar um acordo, me surpreendeu", afirmou o prefeito.
 
 
Rejustes de servidores cortados
 
 
Cabral anunciou também que, por causa da aprovação da emenda, vai retirar as mensagens de reajustes aos servidores públicos do Estado. De acordo com ele, apenas o reajuste da Segurança Pública será mantido.
 
 
"Meu compromisso com todos os servidores é que, após esse pesadelo, a gente possa voltar a mandar as mensagens a partir de julho", disse, pedindo a compreensão dos funcionários públicos do Rio.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
OTC HOUSTON 2025
Infotec Brasil consolida posicionamento estratégico na O...
09/05/25
Pré-Sal
Petrobras faz uma grande descoberta de petróleo no pré-s...
09/05/25
Gás Natural
Petrobras e Portobello firmam parceria inédita para forn...
09/05/25
OTC HOUSTON 2025
Oil States é destaque na OTC Houston 2025 com inovação p...
09/05/25
Recursos Humanos
Divulgados resultados preliminares do PRH-ANP 2025
09/05/25
Startups
Prorrogado até 12/5 o prazo para recursos no NAVE ANP
09/05/25
OTC HOUSTON 2025
Na OTC Houston 2025, Firjan participa da assinatura de M...
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
ABEMI reforça presença estratégica na OTC 2025
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
ONIP apresenta oportunidades de investimentos no Brasil
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à inf...
08/05/25
Bacia de Santos
Karoon conclui aquisição do FPSO Cidade de Itajaí
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
Empresa brasileira é destaque na OTC com estudo inédito ...
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
Tecnologia da brasileira Vidya está sendo usada em opera...
08/05/25
Taxa Selic
Aumento da Selic em 14,75% aponta riscos à indústria e à...
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
OTC 2025, em Houston, conta com presenças da Tenenge e E...
07/05/25
Evento
Vendas de ingresso do Seminário de Gás Natural do IBP es...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Comitiva sergipana em feira nos EUA se reúne com diretor...
07/05/25
Sergipe Oil & Gas 2025
SOG25 vai dar destaque ao potencial de Sergipe na produç...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petrobras, IBP, Sinaval e ApexBrasil fomentam novos negó...
07/05/25
Resultado
Vibra tem crescimento inédito no 1T25
07/05/25
Offshore
Descomissionamento de plataformas fixas em águas rasas a...
07/05/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22