Petróleo

Cabo Verde quer atuação da Petrobras no país, diz premiê

Cabo Verde deseja a presença da Petrobras no arquipélago africano para realizar trabalhos de prospecção em águas ultraprofundas no seu território, disse o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, em entrevista em Brasília. O chefe de Governo de Cabo Verde afirmou também que gostar

Agência Lusa
14/10/2009 09:32
Visualizações: 299
Cabo Verde deseja a presença da Petrobras no arquipélago africano para realizar trabalhos de prospecção em águas ultraprofundas no seu território, disse o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, em entrevista à Agência Lusa em Brasília.


O chefe de Governo de Cabo Verde afirmou também que gostaria de incrementar a participação do Brasil no setor da construção civil.


Estes dois pontos foram o centro da conversa que Neves manteve com o presidente Lula na terça-feira, em Brasília, no início da sua visita oficial ao país.


O premiê cabo-verdiano defendeu ainda a abertura de linhas de crédito para facilitar a exportação de bens e serviços brasileiros da construção civil, engenharia e arquitetura para Cabo Verde.


Além disso, Neves indicou que o Brasil agora é credor do Fundo Monetário Internacional (FMI) e, como potência emergente, pode ter uma presença mais forte além dos mercados financeiros internacionais convencionais, focando, por exemplo, na África.


"Na África Ocidental, Cabo Verde posiciona-se como uma porta de entrada para o Brasil. Temos a mesma língua, temos estabilidade e segurança e podemos funcionar como uma plataforma do Brasil não só para o comércio, mas também para outros negócios, designamente serviços financeiros para aquela região", afirmou.


O primeiro-ministro lamentou a existência de mecanismos no Brasil que emperram os financiamentos, ao contrário de Portugal, que disponibiliza atualmente linhas de crédito para o arquipélago que chegam a 500 milhões de euros.


"Com o Brasil isto é extremamente difícil, embora as disponibilidades financeiras sejam superiores. Durante muito tempo, o Brasil esteve muito voltado para dentro e, portanto, os mecanismos de atuação do Brasil no plano internacional neste domínio são mais precários", considerou.


Segundo ele, os recursos de uma linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) poderiam ser aplicados na construção de edifícios administrativos e há também estudos sobre financiamentos da Caixa Econômica Federal ao setor de habitação em Cabo Verde.


"Há decisões já tomadas no sentido de reforçar os negócios e as trocas comerciais no quadro da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e estamos à procura de mecanismos concretos, como as linhas de crédito, para conseguir isso", assinalou, esquivando-se em falar nos valores que estão sendo negociados.


O interesse nos ramos de energia e construção civil também estará presente na visita a São Paulo, onde Neves se vai encontrar com empresários na quinta-feira, além de uma reunião com o governador de São Paulo, José Serra.


Hoje, o primeiro-ministro cabo-verdiano recebe no Rio de Janeiro o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Cândido Mendes e tem encontros com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e com representantes da comunidade estudantil cabo-verdiana.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
BRANDED CONTENT
Aquamar Offshore se consolida como fornecedora estratégi...
21/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
PetroSupply Meeting impulsionará negócios no Mossoró Oil...
21/11/25
Premiação
Infotec Brasil é premiada na edição histórica do Ranking...
21/11/25
Resultado
Produção de petróleo da União foi de 174 mil barris por ...
21/11/25
Financiamento
Unicamp inaugura supercomputador de IA financiado pela S...
19/11/25
Combustíveis
Ineep: preços dos combustíveis resistem e não acompanham...
19/11/25
Energia Elétrica
Firjan solicita vetos a artigos do PLV 10/2025, que refo...
19/11/25
Asfalto
Importação de asfaltos: ANP amplia prazo para atendiment...
18/11/25
Bacia de Campos
Petróleo de excelente qualidade é descoberto na Bacia de...
18/11/25
Oferta Permanente
ANP aprova nova versão do edital com a inclusão de 275 b...
18/11/25
Reconhecimento
Copa Energia avança no Ranking 100 Open Startups e é rec...
18/11/25
Reciclagem
Coppe e Petrobras inauguram planta piloto de reciclagem...
18/11/25
Firjan
Rio de Janeiro tem superávit de US$ 8,7 bilhões na balan...
18/11/25
Petrobras
Região da RPBC irá receber R$ 29 milhões em projetos soc...
18/11/25
COP30
Setor de biocombustíveis lança Carta de Belém na COP30 e...
17/11/25
COP30
Caminhão 100% a biodiesel cruza o Brasil rumo à COP30 e ...
17/11/25
Gás Natural
Decisão da ANP sobre revisão tarifária de transporte vai...
17/11/25
COP30
Inovação com coco de piaçava em usina de biodiesel na Ba...
17/11/25
COP30
Alerta na COP30: sem eletrificação, indústria não cumpri...
17/11/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana valorizados
17/11/25
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.