Assessoria Bunker One
As boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) da Bunker One renderam à empresa de origem dinamarquesa, que é líder na comercialização de bunker (combustíveis marítimos), o Selo de Sustentabilidade do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). A cerimônia de premiação ocorreu durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém. O projeto de upcycling da Bunker One, que desde 2023 transforma os uniformes usados por seus colaboradores nas operações de abastecimento de embarcações em novos produtos, como bolsas e estojos, é um dos que ajudaram a conquista da categoria Bronze do selo. Nesta primeira edição, 63 empresas se inscreveram e 36 foram premiadas
"O projeto de upcycling, que apresentamos como exemplo de desenvolvimento social, une as três dimensões ESG de forma muito clara. O reaproveitamento dos uniformes é feito por costureiras da ONG Mulheres do Sul Global, envolvendo e gerando renda para a comunidade do entorno de nossa base de operações, na Ilha da Conceição, em Niterói (RJ). Além de aproveitar tecidos que seriam descartados, a transformação mostra como a sustentabilidade e a economia circular podem gerar benefícios para toda a indústria de óleo e gás", afirma Glória Sousa, líder de projetos em ESG do Bunker Holding Group.
Desde o início do projeto, que é contínuo e está em expansão, já foram produzidas cerca de 1.500 peças com mais de 300 kg de tecido. Conforme a vida útil dos uniformes para o trabalho embarcado for terminando, mais material será encaminhado às costureiras. A expectativa é que os aprendizados do último ano em relação à parceria e ao design dos produtos possibilitem a produção de ainda mais peças.
"Em cerca de dois anos, a Bunker One cumpriu todas as metas previstas no projeto, alinhadas a quatro objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU no Brasil: igualdade de gênero, redução das desigualdades, consumo e produção responsável, além de ação contra mudança global do clima. Combatemos o descarte de resíduos, promovemos a consciência e a educação ambiental e contribuímos para a economia circular", explica Glória. "Nosso upcycling também tem inspirado o setor. Temos visto iniciativas semelhantes de outras empresas. Gerar esse impacto é muito bom e o prêmio do MPor reconhece esse alcance."
No item biodiversidade e conservação ambiental, a Bunker One apresentou como exemplo treinamentos sobre preservação da fauna marinha e costeira, tratando esse assunto com uma nova abordagem e maior relevância. Funcionários do time operacional, especialmente os que atuam de forma direta no abastecimento marítimo em Niterói foram apresentados a ações práticas de prevenção e resposta a incidentes com contaminação de animais por óleo.
"Segundo a equipe externa que conduziu o treinamento, palestras desse tipo são normalmente solicitadas para estudantes e jovens. O conteúdo teve de ser adaptado às necessidades da Bunker One. O treinamento foi o primeiro do tipo realizado pela Bunker One em nível global e os esforços brasileiros servirão de inspiração para outros escritórios da marca pelo mundo", conta Glória.
Já na frente de governança, a Bunker One reviu toda a Política Corporativa de Responsabilidade Socioambiental e Governança, atualizando-a com base na matriz de materialidade e objetivos ESG mais recente publicada da Bunker Holding, empresa-mãe da Bunker One.
O selo, de acordo com o MPor, é um instrumento estratégico de indução de boas práticas no setor de infraestrutura, com potencial para impulsionar a transição ecológica na logística brasileira. Também é um incentivo para que as empresas aprofundem seus compromissos com o desenvolvimento sustentável, simbolizando uma mudança de cultura para que práticas ambientais, sociais e de governança façam parte da estratégia de gestão e das operações do setor.
As empresas que se candidataram ao selo apresentaram planos de ação baseados nos eixos meio ambiente, desenvolvimento social e governança, que foram avaliados tecnicamente pelo MPor. Em uma primeira etapa, as empresas enviaram uma planilha com detalhamento de ações previstas, incluindo entregáveis e metas. Na segunda, as empresas tiveram de apresentar um relatório consolidado, com informações sobre o grau de cumprimento das metas, cujo atingimento foi um dos principais critérios para concessão do selo.
Sobre a Bunker One
A Bunker One é subsidiária do grupo dinamarquês Bunker Holding, líder global no fornecimento e comercialização de combustíveis marítimos. Com mais de 60 escritórios em 32 países, a Bunker Holding opera globalmente e atua como physical supplier por meio da Bunker One. No Brasil, a empresa é a única fornecedora de combustíveis marítimos com controle de todas as etapas da operação, oferecendo experiência local e cobertura global. Saiba mais em https://bunkerone.com/.
Fale Conosco