Drilling

BRAVA Energia usa técnica inédita no Brasil e conclui primeiros projetos de perfuração de poços de petróleo com revestimento

Tecnologia chamada de casing drilling foi utilizada no Campo Alto do Rodrigues, no Rio Grande do Norte.

Redação TN Petróleo/Ascom Brava
02/06/2025 14:02
BRAVA Energia usa técnica inédita no Brasil e conclui primeiros projetos de perfuração de poços de petróleo com revestimento Imagem: Divulgação Visualizações: 2369

A BRAVA Energia concluiu os dois primeiros projetos de perfuração de poço de petróleo com revestimento (casing drilling) em fase de produção do país. A técnica é inédita no Brasil e foi utilizada no Campo Alto do Rodrigues, na Bacia Potiguar (RN). Como resultado, a companhia constatou uma redução de 50% no tempo e 20% nos custos de perfuração, em comparação a um poço convencional.

Na perfuração convencional de poços de petróleo, o revestimento é instalado depois de uma etapa de perfuração da rocha com broca e tubos de perfuração. No casing drilling, as duas etapas ocorrem simultaneamente, o que melhora a eficiência da operação reduzindo o tempo de exposição do poço aberto e os riscos associados.

"A implementação do casing drilling em um de nossos ativos onshore é um marco importante, que nos permite não apenas reduzir significativamente os custos e o tempo de operação, mas também reforçar nosso compromisso com a inovação no setor de construção de poços terrestres. Esse é mais um exemplo de como utilizamos a tecnologia e a expertise do nosso time para aumentar nossa eficiência operacional, com foco em resultados e geração de valor", afirma o diretor de Operações Onshore da BRAVA, Jorge Boeri.

No campo Alto do Rodrigues, foram perfurados dois poços verticais até cerca de 380 metros de profundidade. Ao todo, foram três anos de pesquisas e as equipes de engenharia de perfuração da BRAVA e de Technical Sales da Tenaris atuaram em parceria desde a fase inicial do projeto.

"Agradecemos a importante contribuição da equipe de engenharia de perfuração terrestre da BRAVA Energia e da equipe técnica da Tenaris pelo comprometimento e pelos bons resultados", afirmou Franklin Romero, gerente geral de construção de poços da Brava Energia.

O presidente da Tenaris no Brasil, Renato Catallini, também destacou a parceria entre as empresas. "Estamos aplicando nossa expertise técnica para aumentar a confiabilidade operacional em um mercado em que otimizar custos é crucial. Agradecemos a oportunidade de colaborar com a equipe da BRAVA Energia nesse projeto. Valorizamos o compromisso deles em buscar soluções inovadoras para o onshore e a confiança que depositaram na Tenaris para apoiar sua estratégia", afirmou.

A execução do projeto exigiu trabalho de longo prazo, incluindo análise de casos internacionais, visitas técnicas à sonda envolvida no projeto e ajustes para customização da tecnologia. Também foram realizadas simulações avançadas para assegurar a viabilidade da aplicação. Os revestimentos utilizaram conexões padrão já amplamente testado em projetos na Argentina. Já os tubos foram fornecidos com comprimentos ajustados às especificações da sonda utilizada.

Com os resultados positivos obtidos nesses dois primeiros poços, a BRAVA Energia aplicará a técnica também nas próximas campanhas nos campos de Estreito e Alto do Rodrigues.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.