Petroquímica

Braskem fecha acordo de bioaditivo com Sojitz

Invest News
19/02/2009 16:52
Visualizações: 980

A Braskem assinou um contrato de longo prazo com a Sojitz Corporation para o fornecimento de ETBE (Ethyl Tertiary-Butyl Ether), um bioaditivo automotivo. O contrato envolve um volume de 120 mil toneladas ao longo de três anos. O ETBE é produzido pela mistura de etanol (43%) com isobuteno (57%). No mundo todo, cresce a tendência de usá-lo como substituto do MTBE (Methyl Tertiary-Butyl Ether), um elevador de octanagem na gasolina, devido às características ambientais mais favoráveis, e adequadas às exigências normativas atuais, impactando também na redução de CO2.

 

No Japão, a introdução de combustíveis derivados de biomassa foi estimulada pela assinatura do Protocolo de Kyoto. Começando em 2010, a indústria japonesa de petróleo planeja a colocação de 840 mil m³ de ETBE por ano. Na Europa, aproximadamente 4 milhões de toneladas de ETBE já estão sendo comercializados anualmente. A Sojitz começará a vender o ETBE a partir de 2009 e a meta é expandir esses volumes, visando a atender os mercados japonês e europeu.

 

"Acredito que esse acordo com a Sojitz revela a disposição das duas empresas em explorar e desenvolver as novas fronteiras e mercados dos biocombustíveis, utilizando a experiência e conhecimento da Sojitz no mercado asiático", afirma Jorge Augusto Carmelo, responsável pela área de desenvolvimento de negócios da Unidade de Insumos Básicos.

 

Atualmente, são produzidas, no Polo de Triunfo (RS), 160 mil toneladas anuais de ETBE. Em 2008, a empresa anunciou o investimento de R$ 100 milhões na unidade de Camaçari (BA), para converter a produção de MTBE em EBTE. Quando o projeto estiver concluído, no segundo semestre deste ano, a Braskem terá capacidade para produzir 330 mil toneladas de ETBE anualmente.

 

Os Estados Unidos e a Europa eram os principais destinos para onde a Braskem direcionava sua produção de MTBE. "A Braskem, antecipando-se à tendência mundial dos biocombustiveis, que se torna mais relevante a partir do banimento do MTBE do mercado americano, iniciou a conversão das suas Unidades Industriais, em Camaçari, visando poder fornecer ETBE aos mercados europeu e asiático já neste ano."

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Inteligência Artificial
PRIO usa tecnologia para acelerar a produção audiovisual...
13/01/26
Posicionamento IBP
Sanção do PLP 125/22 fortalece o mercado legal de combus...
13/01/26
Resultado
Portos do Sudeste movimentam 635 milhões de toneladas at...
12/01/26
Negócio
Vallourec conquista contrato expressivo com a Shell no B...
12/01/26
Brasil e Venezuela
Petróleo venezuelano vira peça-chave da disputa geopolít...
12/01/26
Combustíveis
Etanol mantém trajetória de alta no início de 2026, apon...
12/01/26
Navegação
Shell obtém licença inédita como Empresa Brasileira de N...
09/01/26
Resultado
Petróleo é o principal produto da exportação brasileira ...
09/01/26
Petrobras
Revap irá ampliar em 80% produção de diesel S-10
09/01/26
Reconhecimento
ENGIE Brasil obtém nota máxima no CDP, entidade global q...
08/01/26
Ceará
Empresas cearenses lideram projeto H2MOVER-Pecém, seleci...
07/01/26
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
Santos
Petrobras celebra 20 anos da Unidade da Bacia de Santos
06/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Diesel
Petrobras e Vale avançam com parceria no fornecimento de...
05/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
05/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.