Petroquímica

Braskem está prestes a vender a Varient

Valor Econômico
24/06/2010 12:49
Visualizações: 209

A petroquímica Braskem está prestes a concluir a venda da Varient, empresa de distribuição de resinas termoplásticas criada pela companhia em setembro do ano passado. O controle da Varient passará para as mãos da Sasil, com sede na Bahia, e da Piramidal, de São Paulo. A quantiQ, divisão de distribuição de produtos químicos do grupo, também está à venda, segundo apurou o Valor, e tem sido cobiçada por multinacionais.

A Varient é resultado da cisão da unidade de negócios de polímeros da quantiQ. Essa divisão começou as operações já com faturamento bruto de aproximadamente R$ 200 milhões. Com sede em São Paulo, a Varient tem atuação nacional - a operação dessa empresa está apoiada em uma estrutura logística com cinco centros de distribuição de resinas: Canoas (RS), Araucária (PR), Guarulhos (SP), Duque de Caxias (RJ) e Recife (PE).

O Valor apurou que a venda do negócio deve ser fechado com a Sisal e a Piramidal, que vão ficar com áreas diferentes de atuação geográficas dessa companhia. A Braskem confirmou que as negociações estão em curso, mas não deu detalhes. Procuradas, nenhum porta-voz da Sisal e Piramidal foi encontrado para comentar o assunto. O valor do negócio não foi divulgado pelas empresas. Mas, no mercado, a transação é estimada em cerca de R$ 80 milhões.

Maior petroquímica das Américas após a compra dos ativos da Sunoco nos Estados Unidos, o grupo também pretende se desfazer da quantiQ. Criada a partir da aquisição da Ipiranga Química pela Braskem, essa companhia é responsável pela distribuição de itens químicos voltados para o segmento de fármacos e cosméticos. Esses segmentos não fazem parte do foco de atuação da Braskem.

A quantiQ tem uma atuação importante no mercado nacional, uma vez que não distribui apenas os produtos petroquímicos de sua controladora, mas também cerca de 700 itens entre commodities e especialidades químicas. O Valor apurou que grupos multinacionais, entre eles a Univar e a Brenntag, grandes distribuidores globais, e até mesmo a BR Distribuidora, controlada pela Petrobras, estariam interessadas nos ativos da quantiQ, uma das maiores do país nesse segmento, atrás da BR.

Em pleno processo de consolidação, a Braskem anunciou, no início deste ano, duas importantes aquisições. No Brasil, passou a controlar a Quattor em sociedade com a Petrobras, e nos EUA, comprou os ativos da Sunoco, marcando a estreia da petroquímica no mercado americano, intensificando o processo de internacionalização da companhia. A empresa não descarta adquirir novas empresas nos EUA para ficar entre as cinco maiores petroquímicas globais.
 

 

Por Mônica Scaramuzzo, de São Paulo

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13