Parceria

Braskem e Fortlev: tanques de polietileno para grandes volumes ganham o mercado

A Braskem, em parceria com a Fortlev, mais uma vez inova na oferta de alternativas eficientes para o setor da construção civil. Os tanques em polietileno (PE) para grandes volumes são um exemplo de produto que vem conquistando o mercado por apresentar-se como uma opção segura e de qualidade par

Redação
28/09/2010 10:11
Visualizações: 1228
A Braskem, em parceria com a Fortlev, mais uma vez inova na oferta de alternativas eficientes para o setor da construção civil. Os tanques em polietileno (PE) para grandes volumes são um exemplo de produto que vem conquistando o mercado por apresentar-se como uma opção segura e de qualidade para o armazenamento de água.

 

Os tanques têm como distinção a utilização para armazenamento de grandes volumes de água (2 mil a 20 mil litros), podendo ser utilizados tanto em canteiros de obras como nos mercados predial, industrial e agrícola. O fato de o polietileno ser reciclável, também contribui para a sustentabilidade do produto.

 

Outra vantagem é que os novos tanques em polietileno apresentam maior volume útil, já que possuem abertura com tampa rosqueável, o que dispensa o uso de coberturas côncavas, que diminuem a capacidade de armazenamento. A tampa também garante a estanqueidade do sistema, evitando-se perdas e a propagação de vetores indesejados, como o mosquito transmissor da dengue.

 

A performance superior desses tanques, confeccionados pela Fortlev com resina de rotomoldagem base comonômero hexeno produzida pela Braskem,  também é percebida através da maior resistência mecânica e da menor sensibilidade a impactos, o que evita rachaduras e possíveis acidentes.

 

O modelo de tanque Slim, por exemplo, o mais recente lançamento da Fortlev, pode ser usado para armazenamento de água da chuva, sendo também ideal para lugares tradicionalmente afetados por estiagem prolongada, sem que haja a necessidade de construção de cisternas subterrâneas.

 

Antônio Torres, sócio-diretor da Fortlev, explica a importância da parceria e do conhecimento no desenvolvimento desse produto. “Estamos desenvolvendo em conjunto uma tecnologia específica para essa categoria de produto. O sucesso da linha será garantido pelo conhecimento e qualidade das resinas da Braskem junto com a robustez tecnológica da Fortlev. Foram realizados estudos de engenharia de produto, testes de controle de qualidade e o resultado foi satisfatório, o que nos levou a implementar o uso do PE para as mais robustas linhas de armazenamento de água”, diz Torres.

 

“Além das vantagens técnicas do tanque de polietileno, o seu processo produtivo é limpo e seguro, não oferecendo riscos à saúde de quem o produz, além de apresentar menos resíduos gerados durante a produção e pós-uso, quando comparado a outros processos. Por todas essas razões, esse é o modelo dominante em países com amplo uso desse tipo de tanque, como a Austrália, Estados Unidos, Argentina e México”, diz Jorge Alexandre da Silva, responsável por Desenvolvimento de Mercado de PE para Construção Civil da Braskem.

 
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Petrobras
Com um total de US$ 109 bilhões de investimentos o Plano...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Oil States marca presença na Mossoró Oil & Gas Energy 20...
28/11/25
Comemoração
Infotec Brasil completa 40 anos e destaca legado familia...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Petrosupply Meeting realiza 267 encontros e conecta seto...
28/11/25
Gás Natural
Entrega de Gasoduto no Centro-Oeste de Minas Gerais é no...
28/11/25
Internacional
Brasil apresenta avanços em resposta a emergências offs...
28/11/25
Evento
Niterói encerra segunda edição do Tomorrow Blue Economy ...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Sebrae impulsiona inovação ao aproximar startups do seto...
28/11/25
Gás Natural
Naturgy reforça papel estratégico do gás natural na segu...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
SLB destaca investimentos no Brasil e papel estratégico ...
27/11/25
Internacional
FINDES lidera missão à Europa para impulsionar descomiss...
27/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Onshore potiguar defende licença mais ágil para sustenta...
27/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Estudo aponta forte impacto da cadeia de petróleo e gás ...
27/11/25
Geração/ Transmissão
ENGIE Brasil Energia inicia operação comercial do primei...
27/11/25
Petrobras
Navios da Transpetro recebem bunker com conteúdo renovável
26/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy abre edição 2025 com participaç...
26/11/25
Pré-Sal
Shell conclui assinatura dos contratos de concessão na B...
26/11/25
Gás Natural
Concluída a construção da primeira unidade de liquefação...
26/11/25
PD&I
Ibmec cria centro de pesquisa para estimular debates est...
26/11/25
Apoio Offshore
Camorim receberá R$30 milhões do Fundo da Marinha Mercante
26/11/25
IBP
Posicionamento IBP - Vetos ao PLV 10/2025
26/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.