Parceria

Braskem e Fortlev: tanques de polietileno para grandes volumes ganham o mercado

A Braskem, em parceria com a Fortlev, mais uma vez inova na oferta de alternativas eficientes para o setor da construção civil. Os tanques em polietileno (PE) para grandes volumes são um exemplo de produto que vem conquistando o mercado por apresentar-se como uma opção segura e de qualidade par

Redação
28/09/2010 10:11
Visualizações: 1308
A Braskem, em parceria com a Fortlev, mais uma vez inova na oferta de alternativas eficientes para o setor da construção civil. Os tanques em polietileno (PE) para grandes volumes são um exemplo de produto que vem conquistando o mercado por apresentar-se como uma opção segura e de qualidade para o armazenamento de água.

 

Os tanques têm como distinção a utilização para armazenamento de grandes volumes de água (2 mil a 20 mil litros), podendo ser utilizados tanto em canteiros de obras como nos mercados predial, industrial e agrícola. O fato de o polietileno ser reciclável, também contribui para a sustentabilidade do produto.

 

Outra vantagem é que os novos tanques em polietileno apresentam maior volume útil, já que possuem abertura com tampa rosqueável, o que dispensa o uso de coberturas côncavas, que diminuem a capacidade de armazenamento. A tampa também garante a estanqueidade do sistema, evitando-se perdas e a propagação de vetores indesejados, como o mosquito transmissor da dengue.

 

A performance superior desses tanques, confeccionados pela Fortlev com resina de rotomoldagem base comonômero hexeno produzida pela Braskem,  também é percebida através da maior resistência mecânica e da menor sensibilidade a impactos, o que evita rachaduras e possíveis acidentes.

 

O modelo de tanque Slim, por exemplo, o mais recente lançamento da Fortlev, pode ser usado para armazenamento de água da chuva, sendo também ideal para lugares tradicionalmente afetados por estiagem prolongada, sem que haja a necessidade de construção de cisternas subterrâneas.

 

Antônio Torres, sócio-diretor da Fortlev, explica a importância da parceria e do conhecimento no desenvolvimento desse produto. “Estamos desenvolvendo em conjunto uma tecnologia específica para essa categoria de produto. O sucesso da linha será garantido pelo conhecimento e qualidade das resinas da Braskem junto com a robustez tecnológica da Fortlev. Foram realizados estudos de engenharia de produto, testes de controle de qualidade e o resultado foi satisfatório, o que nos levou a implementar o uso do PE para as mais robustas linhas de armazenamento de água”, diz Torres.

 

“Além das vantagens técnicas do tanque de polietileno, o seu processo produtivo é limpo e seguro, não oferecendo riscos à saúde de quem o produz, além de apresentar menos resíduos gerados durante a produção e pós-uso, quando comparado a outros processos. Por todas essas razões, esse é o modelo dominante em países com amplo uso desse tipo de tanque, como a Austrália, Estados Unidos, Argentina e México”, diz Jorge Alexandre da Silva, responsável por Desenvolvimento de Mercado de PE para Construção Civil da Braskem.

 
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.