Energia Solar

Braskem desenvolve inovações para a geração de energia solar

Companhia apresenta, por meio de parcerias, um portfólio de soluções que entrega desde 15% de aumento de produtividade até a redução de 40% nos custos de instalação e mão de obra.

Redação TN Petróleo/Assessoria Braskem
12/03/2025 07:30
Braskem desenvolve inovações para a geração de energia solar Imagem: Divulgação Braskem Visualizações: 1352

A energia solar é alternativa essencial no território brasileiro e a Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, tem estado à frente de projetos que entregam desde o aumento da produtividade até a redução considerável nos custos de instalação e mão de obra. E as soluções são diversas: da utilização de painéis instalados sobre lâminas d'água até, no caso da geração de energia solar terrestre, a instalação de lastros solares e tecido reflexivo.

"Soluções como estas aumentam, em média, 15% da produtividade na geração de energia, reduzem o custo da instalação da estrutura de energia solar e levam sustentabilidade para esse mercado que cresce aproximadamente 50% ao ano", afirma Renato Augusto Yoshino Lima, diretor de Negócios de Agronegócio, Infraestrutura e Indústrias da Braskem para a América do Sul.

No projeto para a geração de energia sobre a lâmina d'água, por exemplo, a Braskem fez parceria com a Unipac, empresa focada na transformação de polímeros, para instalar usinas flutuantes de energia solar na represa Billings, localizada na região Sul da Grande São Paulo. A instalação de fácil montagem conta com flutuadores de PEAD e manutenção simples, o que permite aumentar em torno de 15% a geração de energia em comparação às usinas de solo.

E, em termos de redução do impacto ambiental, o formato da instalação dos espelhos d'água se mostra muito mais sustentável, já que não necessita de grandes áreas e pode ser colocado longe das margens, o que evita a maior erosão da terra, além de reduzir a evaporação da água nos locais onde estão as instalações. Além disso, a estrutura do projeto na Billings tem capacidade de 7MWp e permite atender aproximadamente 35.000 pessoas. "Temos mapeado também uma expansão neste projeto de 8,4MWp, prevista para os próximos meses, o que permitirá a geração de energia equivalente ao consumo de 77.000 habitantes", diz Yoshino.

Mais inovações e parcerias

A Braskem investiu no desenvolvimento de mais projetos para a captura da energia do sol. A Fortlev Solar, em parceria com a Braskem, desenvolveu uma solução inovadora com estruturas de suporte em polietileno, chamadas de lastro solar, para painéis fotovoltaicos. O novo modelo pesa somente 15 kg e tem elevada resistência - um grande diferencial no mercado. Os novos lastros solares são preenchidos com terra, areia, brita, concreto ou similares e sustentam a estrutura dos painéis, de modo a gerar ganhos por meio da redução dos custos de mão de obra em até 40% além de diminuir em 50% o tempo de instalação.

Outro benefício do projeto é a facilidade de movimentação das estruturas, de modo a permitir o uso temporário em alguns locais ou ainda a instalação dos painéis em áreas pouco utilizadas como solos rochosos ou aterros sanitários. O ineditismo e a disrupção do projeto foram confirmados recentemente na Rotoplas 2024, em Chicago, que premiou o lastro solar como a inovação do ano. "A parceria com a Braskem, desde o início do processo de desenvolvimento do lastro, foi essencial para chegarmos neste resultado. Ter uma resina de boa qualidade e um parceiro próximo fez toda a diferença", diz Maycow Torres, CEO da Fortlev Solar.

E há mais inovações. Para ganho de produtividade, há também o recurso do tecido reflexivo, produzido em parceria com a Rafitec. A novidade auxilia na geração de energia solar em terra por meio de um tecido de polietileno com elevada resistência aos eventos climáticos. O tecido garante maior reflexão dos raios solares para a face inferior dos painéis bifaciais, gerando maior produção de energia no mesmo período de exposição, além de reduzir os custos com a capina por suprimir o crescimento vegetal e aumentar os intervalos de lavagem das placas. Os resultados obtidos nos testes foram animadores: houve um aumento de quase 10% na geração de energia.

"O envolvimento e interesse, no desenvolvimento de uma solução voltada para o aumento da geração de energia solar, demonstram o compromisso da Braskem e Rafitec com a sustentabilidade. Temos confiança total de que essa inovação trará benefícios importantes ao segmento de energia limpa", afirma Márcio Vaccaro, proprietário da Rafitec.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Premiação
Infotec Brasil é premiada na edição histórica do Ranking...
21/11/25
BRANDED CONTENT
Aquamar Offshore se consolida como fornecedora estratégi...
21/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
PetroSupply Meeting impulsionará negócios no Mossoró Oil...
21/11/25
Resultado
Produção de petróleo da União foi de 174 mil barris por ...
21/11/25
Financiamento
Unicamp inaugura supercomputador de IA financiado pela S...
19/11/25
Combustíveis
Ineep: preços dos combustíveis resistem e não acompanham...
19/11/25
Energia Elétrica
Firjan solicita vetos a artigos do PLV 10/2025, que refo...
19/11/25
Asfalto
Importação de asfaltos: ANP amplia prazo para atendiment...
18/11/25
Bacia de Campos
Petróleo de excelente qualidade é descoberto na Bacia de...
18/11/25
Oferta Permanente
ANP aprova nova versão do edital com a inclusão de 275 b...
18/11/25
Reconhecimento
Copa Energia avança no Ranking 100 Open Startups e é rec...
18/11/25
Reciclagem
Coppe e Petrobras inauguram planta piloto de reciclagem...
18/11/25
Firjan
Rio de Janeiro tem superávit de US$ 8,7 bilhões na balan...
18/11/25
Petrobras
Região da RPBC irá receber R$ 29 milhões em projetos soc...
18/11/25
COP30
Setor de biocombustíveis lança Carta de Belém na COP30 e...
17/11/25
COP30
Caminhão 100% a biodiesel cruza o Brasil rumo à COP30 e ...
17/11/25
Gás Natural
Decisão da ANP sobre revisão tarifária de transporte vai...
17/11/25
COP30
Inovação com coco de piaçava em usina de biodiesel na Ba...
17/11/25
COP30
Alerta na COP30: sem eletrificação, indústria não cumpri...
17/11/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana valorizados
17/11/25
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.