Encontro

Brasileiros vão à Holanda conhecer as tendências mundiais para a indústria naval

O diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Clayton Campanhola, e o responsável pelas atividades com a indústria naval na Agência, Jorge Boeira, participam da missão brasileira à Holanda realizada pelo Programa de Internacionalizaç&at

Redação
30/10/2009 13:11
Visualizações: 1383

O diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Clayton Campanhola, e o responsável pelas atividades com a indústria naval na Agência, Jorge Boeira, participam da missão brasileira à Holanda realizada pelo Programa de Internacionalização da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás (ProInter P&G), nos dias 31/10 a 14/11. Os representantes da Agência participarão de visitas técnicas guiadas na Feira Europort Maritime 2009, maior feira naval do mundo, em Rotterdam. O objetivo é conhecer as tendências tecnológicas em diversos setores da indústria marítima, como construção naval, manutenção e reparação, propulsão, dragagem, navegação, eletrônica e serviços.  

 

 

Durante a missão, os representantes da ABDI também participarão de reuniões com reconhecidas instituições do setor naval, além de visitas em pólos tecnológicos, agências de fomento à cooperação internacional e consórcios de empresas do setor. Campanhola e Boeira acompanharão, ainda, um encontro na Câmara de Comércio de Rotterdam, que contará com apresentações institucionais e rodadas de negócios. “Verificar o desenvolvimento tecnológico do setor e observar as necessidades do mercado são etapas importantes do processo de estímulo à inovação e aumento da competitividade das empresas brasileiras, previstos na Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) do Governo Federal”, conta Campanhola.  

 

 

Para este segmento da economia, as ações da PDP estão voltadas ao fortalecimento da indústria naval, a partir das encomendas do segmento off-shore e de demandas da armação nacional, especialmente para cabotagem. “Buscamos apoiar a consolidação empresarial e a modernização da estrutura industrial do setor, estimular o investimento em pesquisa, desenvolvimento, inovação e qualificação profissional e fomentar a engenharia nacional de projetos navais. Com isso, será possível aumentar o uso de navipeças nacionais, ampliar a participação da bandeira brasileira na marinha mercante mundial, além de gerar dezenas de milhares de empregos”, explica Reginaldo Arcuri, presidente da ABDI.  

 

 

A missão à Holanda também faz parte do Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras (PAIIPME), que é co-financiado pela União Europeia e executado pela Agência. Segundo Patrícia Vicentini, diretora do PAIIPME, o objetivo principal do Projeto é contribuir para a inserção competitiva do Brasil na economia mundial e, em especial, reforçar os laços econômicos e comerciais com a União Europeia. “Pretendemos melhorar a capacidade das pequenas e médias empresas brasileiras para operações internacionais, aprimorar o seu conhecimento sobre mercados potenciais, melhorar o ambiente externo para operações de exportação, estabelecer parcerias com mercados-alvo e promover a adaptação de tecnologias, processos produtivos e serviços”, explica ela.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Saúde, Segurança e Meio Ambiente
IBP debate impactos da revisão da NR-1 sobre saúde menta...
21/05/26
Energia elétrica
TAESA anuncia a aquisição de cinco concessões de transmi...
21/05/26
Meio Ambiente
WCA completa primeiro ano ampliando debates sobre mercad...
21/05/26
Mato Grosso
Setor elétrico de MT avança e prepara nova fase para ate...
21/05/26
Fenasucro
Combustível do Futuro consolida pioneirismo brasileiro e...
20/05/26
Parceria
Radix fecha parceria com Repsol Sinopec Brasil e PUCRS p...
20/05/26
GLP
Prime Energy amplia parceria com Supergasbras no Mercado...
19/05/26
Comunicação
Os bastidores da história da comunicação e da publicidad...
19/05/26
Resultado
Produção total de petróleo em regime de partilha bate re...
19/05/26
Biometano
Naturgy debate cenário de gás natural e oportunidades co...
19/05/26
BOGE 2026
Impacto da geopolítica global no setor de petróleo loca...
19/05/26
Dia Internacional da Mulher
IBP celebra Dia Internacional da Mulher no Mar e reforça...
19/05/26
Meio Ambiente
Refinaria de Mataripe acelera agenda ambiental com uso e...
19/05/26
Etanol
Diretor da Fenasucro & Agrocana debate avanço da bioener...
19/05/26
Leilão
PPSA comercializa cargas de Atapu e de Bacalhau em junho
18/05/26
Participação especial
Valores referentes à produção do primeiro trimestre de 2...
18/05/26
Apoio Offshore
Petrobras assina contrato de R$ 11 bilhões para construç...
18/05/26
Logística
Wilson Sons planeja expansão do Tecon Rio Grande para at...
18/05/26
Combustíveis
Etanol mantém baixa na semana, mas Paulínia esboça reaçã...
18/05/26
Fertilizantes
Fafen celebra retomada da produção de fertilizantes na Bahia
18/05/26
Conteúdo Local
ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a f...
15/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.