Evento

Brasil tem protagonismo tecnológico subsea

SPE Brazil Subsea Symposium discutirá os avanços indústria de O&G brasileira no segmento subsea, rumo à transição energética.

Redação TN Petróleo/Beatriz Cardoso
17/11/2023 14:39
Brasil tem protagonismo tecnológico subsea Imagem: Divulgação Visualizações: 2054

O maior evento técnico do país como foco nos sistemas submarinos de desenvolvimento da produção de petróleo e gás, a terceira edição do SPE Brazil Subsea Symposium, que se realizará nos dias 28 e 29 de novembro, vai ‘mergulhar fundo’ no tema, mirando o futuro do setor e seu protagonismo na transição energética.
É o que está expresso no mote do evento, Paving the path for Brazil to become worldwide reference in subsea O&G and energy Transition, organizado pela Society of Petroleum Engineer (SPE) Seções Brasil e Macaé, e que tem o patrocínio da Petrobras - Governo Federal - Brasil - União e Reconstrução" (Diamond), PRIO, Baker Hughes e TechnipFMC (Silver), SLB One Subsea, Tracerco, Subsea7, Halliburton, 4Subsea E McDermott (Bronze), e o apoio de mídia da TN Petróleo.

“O desafio de eventos como esse é manter a qualidade técnica ano após ano, fazer com que os profissionais larguem seus afazeres por dois dias e mergulhem à fundo nas discussões e reflexões. Isso é uma tarefa hercúlea, ainda mais depois da overdose virtual que tivemos durante a pandemia”, pontua o chair do SPE Brazil Subsea Symposium, João Guandalini, gerente de Inovação da Foresea.

Ele destaca como uma das novidades dessa edição, o incentivo às empresas par que enviem os  jovens profissionais da área. “Criamos um pitch de startups subsea pois temos um enorme desafio pela frente e precisaremos de novas cabeças, com ideias disruptivas”, destaca Guandalini. “Muita da segurança energética que o mundo precisará para fazer a transição energética virá de projetos subsea de grande porte, como os que fazemos aqui, como também dos tiebacks e dos projetos de aumento incremental da produção”, complementa.

Saiba mais sobre a programação aqui https://subsea-symposium.spebrasil.org/

A co-chair da sessão "Oportunidades para Criação de Valor em Projetos Subsea de Grande Porte", Elaine Murphy, Brazil Sales Manager da OneSubsea/SLB, salienta que o evento promete discussões provocadoras sobre temas essenciais na indústria subsea brasileira, incluindo novas tecnologias, oportunidades na transição energética e o papel das operadoras independentes.

“Na  sessão que lidero ao lado de Rick Wincheski, da Shell, vamos reunir operadores e fornecedores, que vão proporcionar uma visão abrangente das operações subsea, apresentando desafios, responsabilidades e oportunidades ao longo do ciclo de desenvolvimento”, salienta. “Os participantes obterão perspectivas valiosas sobre tecnologias inovadoras, práticas sustentáveis e abordagens estratégicas para otimizar projetos subsea de grande importância”, agrega. 

Elaine Murphy também aposta no papel chave que o segmento subsea terá na garantia de segurança energética nos curto e longo prazos, expandindo as fronteiras do mundo subsea para um futuro energético mais sustentável. “Como indústria, devemos reduzir as emissões associadas aos sistemas de energia tradicionais, otimizar operações, eliminar queimas, eletrificar ativos offshore por meio de soluções subsea, reduzir a pegada de carbono das instalações offshore e utilizar o subsea para facilitar a captura e armazenamento de carbono. As possibilidades para o Subsea são infinitas”, conclui.

Serviço:
SPE Brazil Subsea Symposium
Data: 28 e 29 de novembro de 2023
Local: Windsor Flórida - R. Ferreira Viana, 81 - Flamengo, Rio de Janeiro – RJ
https://subsea-symposium.spebrasil.org/
 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Cerimônia marca início da produção do campo de Bacalhau,...
17/12/25
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.