Evento

Brasil sedia um dos maiores encontros do mundo sobre competitividade

Acontece em Porto Alegre, nos dias 21 e 22 de novembro, a 2ª Reunião Anual da Federação Global dos Conselhos de Competitividade (GFCC, da sigla em inglês). A GFCC é uma iniciativa internacional, lançada em 2010, que reúne líderes de instituições que atuam ligadas ao tema competitividade d

Redação
16/11/2011 10:16
Visualizações: 647
Porto Alegre será sede da 2ª Reunião Anual da Federação Global dos Conselhos de Competitividade (GFCC, da sigla em inglês), que acontece nos dias 21 e 22 de novembro. Estarão presentes delegações de empresários, CEOs de grandes corporações, pesquisadores e representantes de governo de mais de 30 países.

A GFCC é uma iniciativa internacional, lançada em 2010, que reúne líderes de instituições que atuam ligadas ao tema competitividade de países em diversos estágios de desenvolvimento, entre eles, Estados Unidos, Brasil, Egito, Rússia, Coreia do Sul, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Pelo lado brasileiro, as instituições fundadoras da Federação são a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Movimento Brasil Competitivo (MBC).

“Somadas, as nações representadas pela Federação respondem por mais de 50% do PIB global. O Brasil assume posição protagonista no grupo e vem contribuindo para o debate de um novo conjunto de métricas de competitividade para posicionar esses países frente à concorrência mundial”, assinala o presidente da ABDI, Mauro Borges Lemos.

"O evento será a chance de discutir estratégias de desenvolvimento e métodos para promover a competitividade, a partir da formulação desse novo conjunto de métricas. Contamos com as contribuições dos gestores e representantes de entidades nacionais e internacionais para alavancar a competitividade dos países envolvidos no debate", antecipa o diretor presidente do MBC, Erik Camarano.

Para o presidente do Conselho da GFCC, Charles Holliday, que é presidente do Conselho de Administração do Bank of America, a Federação promove uma valiosa interação entre os diversos países participantes, reforçando seus laços e ampliando as oportunidades de cooperação.  “O Brasil é um parceiro histórico dos Estados Unidos e teve uma atuação muito importante para a criação da GFCC. A realização da 2ª Reunião Anual no país consolida essa importante atuação”, afirma Holliday, que também integra conselhos de diferentes empresas globais e entidades de pesquisa.

Além da divulgação do documento de Boas Práticas de Competitividade nos países da GFCC, também está na pauta da reunião o projeto Competitiveness Scoreboard, um mapeamento de oportunidades que envolve economistas-chefes de 46 das principais corporações norte-americanas, desenvolvido pelo Conselho de Competitividade dos Estados Unidos (CoC) - organização dedicada a fortalecer a competitividade do país, responsável pela proposta inicial de criação da GFCC e, atualmente, Secretaria Executiva da Federação. “O CoC é um grande parceiro do Brasil. Com ele, a ABDI e o MBC promovem desde 2007 uma série de debates intitulada Laboratórios de Aprendizagem em Inovação Brasil-EUA que este ano teve sua 13ª edição”, acrescenta o presidente da ABDI.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
15/06/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas está com as inscrições abertas
15/06/26
Gestão
Petróleo, gás e energia lideram troca de CEOs no Ibovesp...
15/06/26
Energia Elétrica
Expansão de data centers pressiona infraestrutura energé...
15/06/26
Combustível
Etanol encerra a semana em alta e com reação diante do a...
15/06/26
Gás Natural
ANP concede prazo para adequação de importadores a resol...
12/06/26
E&P
ANP divulga Calendário Estratégico Unificado de Avaliaçõ...
12/06/26
Combustíveis
ANP toma medidas para priorizar ações de respostas a imp...
12/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
12/06/26
GLP
Sindigás: ANP paralisa "reforma do GLP" e acena com caut...
12/06/26
Biometano
Orizon conclui incorporação da Vital e cria líder latino...
12/06/26
Manaus
Distribuidoras apoiam parecer da AGU que recomenda suspe...
12/06/26
Transição Energética
IBP debate protagonismo de São Paulo no mercado de energia
11/06/26
Etanol de milho
Atvos recebe Licença de Instalação para sua primeira uni...
10/06/26
Aviação
Acelen Renováveis e IATA firmam parceria para impulsiona...
10/06/26
Evento
Fenasucro & Agrocana 2026 aprimora rastreabilidade de em...
10/06/26
Meio Ambiente
Constellation apoia restauração de recifes de coral no N...
10/06/26
Parceria
MME promove nova rodada de debate sobre a Estratégia Nac...
09/06/26
Etanol
Preço do hidratado cai pela 2ª semana consecutiva
09/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.