Rio de Janeiro sediará anualmente o Hyvolution, promovido pela GL events Exhibitions, a fim de fomentar negócios e soluções para viabilizar a transição energética no país.
Redação TN Petróleo/Assessoria GL events ExhibitionsReferência na França e no Chile como espaço técnico-científico e de promoção de negócios que viabilizem a mudança de combustíveis fósseis pelo chamado combustível do futuro, o Hyvolution acontece esse ano, pela primeira vez, no Canadá e chega ao Rio de Janeiro em 2026. A GL events Exhibitions, proprietária do evento, vai replicar na cidade o modelo já consolidado globalmente, no qual promove conexões entre líderes, empresas, governos, investidores e centros de pesquisa do mundo inteiro.
O Brasil tem potencial para liderar o mercado global de hidrogênio verde, apoiado em vantagens como matriz energética limpa, demanda industrial e localização estratégica para exportação. Tendências, inovações, políticas públicas e marcos regulatórios estarão no centro das discussões do evento, que se estabelece como um dos principais fóruns da nova economia verde no Brasil. É o que explica a CEO da GL events no Brasil e na América Latina, Milena Palumbo.
"O hidrogênio verde é uma das fontes de energia renovável mais promissoras na resposta aos desafios de combate ao aquecimento global e entendemos que o Brasil tem potencial para liderar as discussões e as soluções para esse mercado. Com o Marco Legal do Hidrogênio Verde de 2024, o país ganhou segurança jurídica e um ambiente regulatório favorável, essencial para atrair investimentos. De acordo com o governo federal, mais de US$ 30 bilhões - o que corresponde, hoje, a cerca de R$ 147 bilhões - em investimentos estão previstos para produção de hidrogênio nos próximos anos. E o Hyvolution Brazil tem o objetivo de impulsionar esse ecossistema, promovendo negócios e networking qualificado com os principais players do setor, novas parcerias comerciais e institucionais, troca de conhecimento técnico, e visibilidade internacional", destaca a executiva.
Depois de consolidar o Hyvolution como um fórum global de negócios e inovação na França - onde já foram realizadas oito edições em Paris, acompanhando todas as fases de desenvolvimento da indústria - a GL events Exhibitions expandiu o produto para o Chile, cuja terceira edição está confirmada para 2 a 4 de setembro deste ano, e para o Canadá, que terá a sua estreia em outubro. A partir de 2026, o evento acontecerá anualmente no Rio de Janeiro. No processo de desenvolvimento deste novo negócio no Brasil, a GL events Exhibitions incorporou o Hydrogen Expo South America e Carbon Capture Expo South America, organizada pela Interlink Exhibitions, até então único evento do setor no Brasil e que será incorporado pelo Hyvolution Brazil.
"A GL acredita no poder dos eventos para desenvolver os destinos onde atua. Dessa forma, juntamente com a Interlink, trazemos para o Brasil uma iniciativa tão importante, já consolidada na França, e que nasce aqui com o propósito de ser o maior evento do setor", afirma Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions.
"Para nós da Interlink Exhibitions, é motivo de orgulho celebrar essa parceria com a GL events. Temos certeza de que o evento subirá de patamar com a expertise e a estrutura de uma das maiores organizadoras de eventos do mundo. Estamos muito felizes com essa colaboração e confiantes de que, juntos, entregaremos uma experiência ainda mais robusta e qualificada para nossos expositores, visitantes e parceiros", afirma Cassiano Facchinetti, managing director da Interlink Exhibitions.
A expectativa é de que a primeira edição brasileira - marcada para os dias 26 e 27 de agosto de 2026, receba cerca de 6 mil visitantes qualificados, mais de 800 congressistas e pelo menos 100 marcas expositoras. Serão 60 horas de conteúdo no Riocentro, na Barra Olímpica, reunindo representantes de 14 países, o que reflete o compromisso da GL com a promoção dos destinos onde atua e no fortalecimento de eventos qualificados e com impacto real para os respectivos setores.
O lançamento oficial do novo evento ocorre nesta quarta-feira, dia 11/06, com a presença do executivo Pierre Buchou, diretor de desenvolvimento do Hyvolution da GL events Exhibitions na França. A expectativa é de que o país se consolide como hub latino-americano da cadeia do hidrogênio, abrindo caminhos para o avanço de políticas sustentáveis e novos investimentos em tecnologia.
O Hyvolution Brazil também ganhará visibilidade durante o Energy Summit, evento patrocinado pela GL events e que acontece de 24 a 26 de junho, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Potencial nacional
Estudos da Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA) e da Bloomberg New Energy Finance (BNEF) indicam que, até 2030, o Brasil terá o hidrogênio verde mais barato entre 28 países avaliados, com preços competitivos para exportação, especialmente para mercados estratégicos como Europa e Japão.
A crescente demanda nacional, especialmente das refinarias - que já consomem 74% do hidrogênio produzido localmente, aliada à posição geográfica estratégica do país, fortalece significativamente o setor. Além disso, o H2V tem despertado interesse em diversos segmentos econômicos, abrangendo desde energia e transporte até indústria e agricultura.
Sobre a GL events Exhibitions - A GL events Exhibitions é uma empresa da multinacional francesa GL events – um dos principais players do mercado de eventos no mundo, presente em 27 países. Importante catalisadora de negócios com a organização e promoção de eventos B2B e B2C, é responsável pela realização de congressos, festivais e feiras representativas em diversos segmentos da economia: Bienal do Livro Rio e Bienal do Livro Bahia, no Mercado Editorial; Brasil Brau, no universo Cervejeiro; Congresso e Feira Estetika, o evento mais importante de Estética, Saúde, Beleza e Bem-estar da América Latina; e ExpoPostos &Conveniência, maior evento do setor de combustíveis e conveniência da América Latina. Atenta às necessidades dos seus públicos, desenvolve produtos que estimulam o contato dos visitantes com as principais tendências e novidades, incentivando discussões de conteúdo relevantes, interação e networking, além da geração de negócios.
Fale Conosco
22