Rio Pipeline 2013

Brasil precisa reverter sua matriz de transporte

CEO do Instituto Ilos abre palestras da 9ª edição do evento.

Revista TN Petróleo/ Redação, Maria Fernanda Romero e Karolyna Gomes
24/09/2013 15:50
Brasil precisa reverter sua matriz de transporte Imagem: Paulo Fernando Feury, do Instituto Ilos. IBP/ Somafoto Visualizações: 228 (0) (0) (0) (0)

O Brasil precisa reverter sua matriz de transporte e investir mais em infraestrutura. A afirmação foi dada nesta terça-feira (24) por Paulo Fernando Feury, CEO do Instituto Ilos, durante palestra de abertura da Rio Pipeline 2013. Segundo o executivo, o modal dutoviário foi o que mais cresceu ao longo de 8 anos, saindo de 15 mil km para 19,7 mil km. O crescimento foi de 30,7% no período de 2004 a 2012 (taxa de crescimento de 2% ao ano).

"O Brasil precisa reverter sua matriz, mas o passivo que temos pelo não investimento nos anos anteriores é de tal ordem que o efeito acaba sendo pequeno", afirmou.

Em 1975, cerca de 1,85% do Produto Interno Bruto (PIB) foi investido em transporte e em 2012 esse valor caiu para 0,42%. O menor investimento foi em 1980, com 0,15% do PIB em transporte.

Atualmente 66% da carga brasileira viaja de caminhão, o restante se divide entre os outros modais - aquaviário (11%), aéreo (0,05%), dutoviário (3%) e ferroviário (19%).

De acordo com estudos do Instituto Ilos, a logística brasileira avançou bastante no que se refere a gestão empresarial, no entanto a infraestrutura não acompanhou. "Hoje, a logística movimenta cerca de R$344 bilhões/ ano e representa 8% do faturamento das empresas. As mil maiores empresas gastam R$173 bilhões/ ano", complementou.

O transporte é o maior responsável pelos custos logísticos - representando mais de 70%. Em sua apresentação, o especialista mostrou que na última década, os gastos logísticos no país tiveram uma redução. De 2004 a 2010, esses valores cairam de 12,1% para 10,6%. "Os EUA têm em média 7,7% do PIB em custos logísticos e o Brasil, 10,6% - aproximadamente 3% de diferença. Se nós tivéssemos a eficiência logística deles, economizaríamos mais de R$100 bi por ano de nosso PIB. O problema do Brasil não é ineficiência logística, é o mal uso da matriz de transporte", ressaltou.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Apoio Offshore
OceanPact assina contrato de R$ 697 milhões com Petrobra...
20/12/24
Curso
Firjan SENAI e PRIO promovem Hackathon Reação Offshore
20/12/24
Parceria
Petrobras assina Protocolo de Intenções com a CSN
20/12/24
Petrobras
Unidade de SNOX na RNEST entra em operação
20/12/24
Etanol
Câmara aprova programa de incentivo a fontes renováveis ...
20/12/24
Evento
Transformação Digital na indústria offshore: como Dados,...
20/12/24
Energia Solar
Eneva declara comercialização total de Futura com novo c...
19/12/24
Negócio
PetroReconcavo avança em compra de 50% de infraestrutura...
19/12/24
Gás Natural
Eneva assina primeiro contrato de suprimento industrial ...
18/12/24
Canadá
CCBC abre escritório em Fortaleza para contribuir com a ...
18/12/24
Rio de Janeiro
Naturgy e Petrobras firmam acordo para nova redução do p...
18/12/24
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Shell Brasil vence Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 20...
17/12/24
Usinas Flexíveis
Confiabilidade do sistema elétrico dependerá de sistemas...
17/12/24
Brasil
PLP 68/2024: grave desequilíbrio no mercado de petróleo ...
17/12/24
Drilling
Constellation anuncia contrato de US$ 528 milhões com a ...
17/12/24
Combustíveis
Gasolina volta a subir após três meses de estabilidade, ...
17/12/24
Resultado
Shell NXplorers encerra sua 8ª edição no Brasil com resu...
17/12/24
Combustíveis
PLP 68/2024 : Regulamentação da Reforma Tributária Exten...
16/12/24
Pré-Sal
FPSO Alexandre de Gusmão sai da China a caminho do Brasi...
16/12/24
Margem Equatorial
Petrobras usará tecnologia da Nasa para monitorar a Marg...
16/12/24
PPSA
Produção de petróleo da União ultrapassa 100 mil bpd em ...
16/12/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21