Lobão

Brasil precisa de US$270 bi para reservas do pré-sal

Agência Reuters
20/03/2009 04:18
Visualizações: 370

O Brasil precisa de US$ 270 bilhões em investimento nos próximos 10 anos para desenvolver as novas reservas de petróleo na camada pré-sal, disse o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, nesta quinta-feira.

 

A maior descoberta global de petróleo nos últimos 20 anos pode colocar o Brasil entre os maiores produtores da commodity no mundo, mas o país precisa de um pesado investimento.

 

“Nós precisamos de 270 bilhões de dólares e isto será por ao menos 10 anos”, disse o ministro Edison Lobão a jornalistas em um seminário da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

 

O dinheiro viria dos recursos da Petrobras, de parcerias com grandes companhias internacionais e bancos de desenvolvimento, acrescentou ele. De acordo com o plano de negócios da Petrobras, até 2020 o pré-sal vai demandar 111,4 bilhões de dólares da empresa.

 

A queda na demanda por petróleo, preços menores e a contração do crédito tem lançado dúvidas sobre os planos de desenvolvimento desses campos no Brasil.

 


Reservas na camada do pré-sal estão entre os projetos mais caros e são os primeiros cortes que a indústria do petróleo para um ambiente de preço reduzido. Desde julho do ano passado, os preços do petróleo recuaram cerca de 100 dólares o barril.

 

Os estoques com bilhões de barris chegam a 7 quilômetros abaixo do nível do mar. O Brasil anunciou a descoberta do campo de Tupi no final de 2007 e desde então descobriu outras reservas no pré-sal, uma faixa de 800 quilômetros que se estende do Espírito Santo a Santa Catarina.

 

Tupi conta com uma estimativa entre 5 e 8 bilhões de barris e vai extrair o primeiro petróleo em um Teste de Longa Duração (TLD) que começa em 1o de maio.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BOGE 2026
PetroReconcavo discute futuro de Óleo e Gás na Bahia Oil...
29/05/26
Gás Natural
Naturgy destaca importância do gás natural na matriz ene...
29/05/26
BOGE 2026
Lumina Group marca presença na Bahia Oil & Gas Energy 20...
29/05/26
IBP
Manifesto em defesa da regulação adequada na valoração d...
29/05/26
BOGE 2026
Bahia reúne indústria, inovação e negócios na abertura d...
28/05/26
Biometano
Equinor, Embrapii, Unicamp e CNPEM lançam projeto para a...
28/05/26
Royalties
Valores referentes à produção de março para contratos de...
28/05/26
BOGE 2026
Expansão do óleo e gás amplia demanda por hubs de transf...
28/05/26
Combustíveis
ANP participa da "Operação Fluxo Oculto" para combater d...
28/05/26
Investimentos
Retomada dos investimentos da Petrobras no Amazonas
27/05/26
BOGE 2026
BRAVA Energia marca presença no Bahia Oil & Gas Energy 2...
27/05/26
IBP
Brasil pode ampliar protagonismo como fornecedor global ...
27/05/26
Etanol de milho
Etanol de milho avança no país e muda a dinâmica de merc...
27/05/26
Parceria
Grupo Bravante anuncia associação à Abeemar e reforça co...
27/05/26
Firjan
No Dia da Indústria 2026, Firjan anuncia medidas para im...
27/05/26
Negócio
Vallourec conquista importantes contratos de line pipe c...
25/05/26
Bahia
Desenvolvimento Econômico impulsiona industrialização e ...
25/05/26
BOGE 2026
John Crane lança Performance Plus™ para otimizar manuten...
25/05/26
BOGE 2026
Começa nesta quarta (27) o maior evento de petróleo e gá...
25/05/26
BOGE 2026
Com produção em alta, independentes lideram debates na B...
25/05/26
Combustível
Etanol fecha a semana em recuperação moderada, mas merca...
25/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25