Pesquisa

Brasil participa do I Seminário Latinoamericano y del Caribe de petróleo e gás

Evento promoveu intercâmbio de experiências entre os países na elaboração e condução de políticas e marcos regulatórios, alternativas de investimentos e novas tecnologias na área de exploração e produção de petróleo e gás. Entre os países participantes estão Argentina, Bolívia, Ba

Redação
13/07/2011 16:48
Visualizações: 232
O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis  (IBP) esteve presente no I Seminário Latinoamericano Y del Caribe de Petróleo e Gás, realizado em Quito, Equador, nos dias 12 e 13 de julho.
 
Raimar van den Bylaardt, gerente de tecnologia do IBP e presidente do Conselho Executivo do Centro de Tecnologia em Dutos (CTDUT) apresentou palestra sobre o tema "infraestrutura brasileira para o desenvolvimento e validação de novas tecnologias", relatando a opção que o Brasil adotou de formação de redes de pesquisa para fazer frente aos grandes desafios da produção de petróleo e gás, que dependem do desenvolvimento tecnológico e formação de recursos humanos em larga escala.

Como exemplos de instituições dedicadas a simulação e realização de testes de equipamentos em escala real, foram citados o tanque de provas numérico (TPN), da escola politécnica da Universidade de São Paulo (USP), o Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Centro de Tecnologia em Dutos (CTDUT).

Promovido pela Organización Latinoamericana de Energía (Olade), em parceria com o Ministerio de Recursos Naturales no Renovables do Equador, o objetivo do evento foi promover o intercâmbio de experiências entre os países na elaboração e condução de políticas e marcos regulatórios, alternativas de investimentos e novas tecnologias na área de exploração e produção de petróleo e gás. Participaram do evento 27 países da América Latina e Caribe, dentre eles, Brasil, Argentina, Bolívia, Barbados, Cuba, Panamá, México, Venezuela e Uruguai.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19