Pesquisa

Brasil participa do I Seminário Latinoamericano y del Caribe de petróleo e gás

Evento promoveu intercâmbio de experiências entre os países na elaboração e condução de políticas e marcos regulatórios, alternativas de investimentos e novas tecnologias na área de exploração e produção de petróleo e gás. Entre os países participantes estão Argentina, Bolívia, Ba

Redação
13/07/2011 13:48
Visualizações: 1135
O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis  (IBP) esteve presente no I Seminário Latinoamericano Y del Caribe de Petróleo e Gás, realizado em Quito, Equador, nos dias 12 e 13 de julho.
 
Raimar van den Bylaardt, gerente de tecnologia do IBP e presidente do Conselho Executivo do Centro de Tecnologia em Dutos (CTDUT) apresentou palestra sobre o tema "infraestrutura brasileira para o desenvolvimento e validação de novas tecnologias", relatando a opção que o Brasil adotou de formação de redes de pesquisa para fazer frente aos grandes desafios da produção de petróleo e gás, que dependem do desenvolvimento tecnológico e formação de recursos humanos em larga escala.

Como exemplos de instituições dedicadas a simulação e realização de testes de equipamentos em escala real, foram citados o tanque de provas numérico (TPN), da escola politécnica da Universidade de São Paulo (USP), o Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Centro de Tecnologia em Dutos (CTDUT).

Promovido pela Organización Latinoamericana de Energía (Olade), em parceria com o Ministerio de Recursos Naturales no Renovables do Equador, o objetivo do evento foi promover o intercâmbio de experiências entre os países na elaboração e condução de políticas e marcos regulatórios, alternativas de investimentos e novas tecnologias na área de exploração e produção de petróleo e gás. Participaram do evento 27 países da América Latina e Caribe, dentre eles, Brasil, Argentina, Bolívia, Barbados, Cuba, Panamá, México, Venezuela e Uruguai.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste te...
23/04/26
Oportunidade
Firjan SENAI tem mais de 11 mil vagas gratuitas em quali...
22/04/26
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Reconhecimento
3º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
16/04/26
Cana Summit
Abertura do Cana Summit 2026: autoridades e especialista...
15/04/26
Gás Natural
TBG e SCGás inauguram nova estação em Santa Catarina e a...
15/04/26
Espírito Santo
Indústria de Petróleo e Gás no ES deve investir mais de ...
15/04/26
Investimentos
SEAP: Bacia Sergipe-Alagoas irá receber dois FPSOs
14/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23