Lobão

Brasil está considerando entrada na Opep

Jornal do Commercio
19/03/2009 04:24
Visualizações: 230

O Brasil está considerando entrar na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), mas essa decisão só fará sentido quando o País tornar-se exportador de petróleo, segundo afirmou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, à agência Dow Jones.

 

“O Brasil já foi convidado várias vezes para entrar na Opep por alguns países, entre eles o Irã”, disse Lobão, acrescentando que o País está estudando o convite com interesse.

 

A produção de petróleo do Brasil vem crescendo nos últimos anos, enquanto a de vizinhos latino-americanos, como Venezuela e México, está em declínio. A estatal de petróleo brasileira, Petrobras - que é responsável por 95% da produção de petróleo e gás no Brasil -, produziu 2,18 milhões de barris de óleo equivalente (BOE) por dia em 2008.

 

consumo interno. Segundo Lobão, o governo está analisando se a entrada na Opep seria vantagem para o Brasil e quando isso poderia ser feito. Atualmente o País não pode entrar para o grupo porque consome toda a sua produção e, por isso, não poderia implementar os cortes determinados pela Opep, acrescentou o ministro.

 

Em 2008, a Petrobras precisou importar 37 mil barris de petróleo por dia a mais do que exportou. No entanto, se os derivados de petróleo forem incluídos, a companhia foi uma exportadora líquida de 77 mil barris por dia de petróleo e derivados combinados.

 

“Quando exportarmos petróleo, será o momento de se juntar à Opep”, disse Lobão. A Petrobras espera que a produção doméstica de petróleo e gás cresça para 3,31 milhões de BOE por dia a partir de 2013 e para 5,1 milhões de BOE por dia em 2020.

 

Lobão afirmou que hipotética entrada na Opep provavelmente não impediria a rápida expansão da produção de petróleo do Brasil. “Essa organização foi criada para servir e não para atrapalhar os países produtores”, disse.

 

Boa parte da nova produção de petróleo do Brasil deverá provir da camada pré-sal, no litoral do País. De acordo com Lobão, a área pré-sal poderá acrescentar entre 8 bilhões e 10 bilhões de barris às reservas nacionais. A estimativa não inclui recentes descobertas promissoras, como Carioca e Júpiter. O ministro observou que as reservas do pré-sal ainda não foram registradas como reservas provadas.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BOGE 2026
PetroReconcavo discute futuro de Óleo e Gás na Bahia Oil...
29/05/26
Gás Natural
Naturgy destaca importância do gás natural na matriz ene...
29/05/26
BOGE 2026
Lumina Group marca presença na Bahia Oil & Gas Energy 20...
29/05/26
IBP
Manifesto em defesa da regulação adequada na valoração d...
29/05/26
BOGE 2026
Bahia reúne indústria, inovação e negócios na abertura d...
28/05/26
Biometano
Equinor, Embrapii, Unicamp e CNPEM lançam projeto para a...
28/05/26
Royalties
Valores referentes à produção de março para contratos de...
28/05/26
BOGE 2026
Expansão do óleo e gás amplia demanda por hubs de transf...
28/05/26
Combustíveis
ANP participa da "Operação Fluxo Oculto" para combater d...
28/05/26
Investimentos
Retomada dos investimentos da Petrobras no Amazonas
27/05/26
BOGE 2026
BRAVA Energia marca presença no Bahia Oil & Gas Energy 2...
27/05/26
IBP
Brasil pode ampliar protagonismo como fornecedor global ...
27/05/26
Etanol de milho
Etanol de milho avança no país e muda a dinâmica de merc...
27/05/26
Parceria
Grupo Bravante anuncia associação à Abeemar e reforça co...
27/05/26
Firjan
No Dia da Indústria 2026, Firjan anuncia medidas para im...
27/05/26
Negócio
Vallourec conquista importantes contratos de line pipe c...
25/05/26
Bahia
Desenvolvimento Econômico impulsiona industrialização e ...
25/05/26
BOGE 2026
John Crane lança Performance Plus™ para otimizar manuten...
25/05/26
BOGE 2026
Começa nesta quarta (27) o maior evento de petróleo e gá...
25/05/26
BOGE 2026
Com produção em alta, independentes lideram debates na B...
25/05/26
Combustível
Etanol fecha a semana em recuperação moderada, mas merca...
25/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25