Planejamento

Brasil elabora plano de longo prazo para o setor energético

Agência Brasil
14/07/2006 03:00
Visualizações: 247 (0) (0) (0) (0)

Até o final do ano, o Ministério de Minas e Energia quer definir um planejamento estratégico para o setor energético para os próximos 25 anos. É o Plano Nacional de Energia 2030 (PNE 2030), que servirá para orientar investimentos e ações no setor para as próximas décadas. Até lá, o ministério promove seminários para aprofundar o debate sobre o tema.

No seminário desta quinta-feira (13), Eficiência Energética na Expansão da Oferta de Energia, o presidente da EPE - Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquim, lembrou que os grandes países e todas as potencias mundiais têm planos estratégicos de longo prazo para o setor energético.

“Nós no Brasil estamos fazendo um plano até 2030, no qual vamos tentar traçar qual é a demanda de energia, os derivado e todas as fontes e quais tecnologias e fontes que deverão atender a essa demanda”, disse.

Tolmasquim alertou que em 40 anos a maioria das reservas mundiais de petróleo estará esgotada. “No caso do petróleo, esse estudo tem uma importância muito grande, dado que o petróleo é o principal energético em nível mundial e para o Brasil também, e existe toda uma questão geopolítica sobre ele. Portanto, esse estudo é muito importante para estabelecer o marco energético no país”, afirmou.

Para o presidente da EPE, o biodiesel pode desempenhar uma função estratégica para independência brasileira na questão de combustíveis. “Hoje, o grande gargalo do Brasil é a questão do diesel. No caso da gasolina, com a utilização do álcool, nós conseguimos diminuir bastante sua demanda no mercado interno, havendo portanto até a necessidade de exportar o excedente de gasolina”, explicou.

Até o final do ano, o Mistério de Minas e Energias pretende realizar mais seis seminários para discutir a elaboração do PNE 2030.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Hidrelétricas
GE Vernova garante pedido de Operação & Manutenção nas u...
01/07/25
Energia Solar
GoodWe e Fotus miram liderança em mercado bilionário no ...
01/07/25
Oportunidade
Auren Energia abre inscrições para Programa de Estágio 2025
01/07/25
Etanol de milho
Reconhecimento internacional do etanol de milho para pro...
01/07/25
Resultado
Maio registra recorde nas produções de petróleo e de gás...
01/07/25
Sustentabilidade
Binatural conquista certificação internacional em susten...
01/07/25
Firjan
Produção de petróleo na porção fluminense da Bacia de Ca...
01/07/25
ANP
Divulgado o resultado final do PRH-ANP 2025
01/07/25
Evento
Maior congresso técnico de bioenergia do mundo reúne 1,6...
01/07/25
Energia Eólica
Nova MP não será suficiente para conter impactos pervers...
30/06/25
Combustíveis
Gasolina cai só 0,78% em junho, mesmo após reajuste de 5...
30/06/25
Evento
Brasil avança na transição energética com E30 e B15 e re...
30/06/25
Fiscalização
ANP divulga resultados de ações de fiscalização em 12 un...
30/06/25
Pessoas
Patricia Pradal é a nova presidente da Chevron América d...
30/06/25
IBP
Manifesto em Defesa do Fortalecimento da ANP
30/06/25
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2024
30/06/25
Etanol
Preços do etanol sobem na última semana de junho
30/06/25
Combustíveis
Fiscalização: ANP realiza novo debate sobre medida repar...
27/06/25
Margem Equatorial
Capacidade de inovação da indústria de O&G impulsiona es...
27/06/25
Biocombustíveis
Sifaeg comemora aprovação do E30 e destaca ganhos para o...
27/06/25
Transição Energética
Sebrae Rio promove Seminário sobre Transição Energética ...
27/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.