Economia

Brasil Ecodiesel: chega de assustar os mercados?

Exame.com
30/06/2010 11:13
Visualizações: 157

hega de sustos aos investidores da Brasil Ecodiesel (ECOD3) na BM&F Bovespa? Desde novembro de 2006, quando realizou a sua venda inicial de ações, a empresa tem oscilado bastante, tanto nas decisões da sua administração quanto com os seus papéis negociados em bolsa. As ações, que estrearam com o preço de 12 reais, hoje são negociadas em torno dos 90 centavos. Apesar de estar listada há quase 4 anos, a empresa prefere destacar o período iniciado a partir de 17 de agosto de 2009.

Nesta data, a companhia alterou a sua diretoria e entrou na fase de "nova" Brasil Ecodiesel. A tentativa de se livrar de um passado conturbado pode ser vista, por exemplo, no relatório do resultado do último trimestre do ano passado.  "A reestruturação e as mudanças na gestão e da composição do Conselho de Administração permitiram descortinar novas perspectivas para o futuro da empresa e o início da implantação de uma nova estratégia", mostra o texto. Desde que a nova editoria tomou o posto, as ações da empresa subiram cerca de 9%, passando de 82 centavos para 90 centavos. Além disso, a empresa voltou ao lucro no primeiro trimestre.

Selo Social
Na semana passada, a empresa sofreu um novo revés depois de não conseguir reverter a suspensão do Selo Social de duas das quatro usinas. A ausência do Selo, concedido pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário, impossibilita a participação do lote que comercializa 80% do volume de biodiesel disponibilizado nos leilões trimestrais da ANP (Agência Nacional do Petróleo). "O atrativo de ter o selo é o de participar do lote com volume maior. O problema do lote que vende os 20% restantes é que as empresas têm sido agressivas nos descontos oferecidos", explica o analista da corretora Planner, Victor de Figueiredo.

"Até poderíamos tentar novos recursos, mas não vamos fazer. Já estamos trabalhando para regularizar essa pendência", explica o presidente da Brasil Ecodiesel, Mauro Cerchiari. O executivo garante que as outras duas unidades devem continuar com o selo. "Não temos expectativa de sermos penalizados nas outras", afirma. Segundo ele, as unidades sem o selo serão reavaliadas no começo de 2011, momento no qual poderão receber outra vez o Selo Social.

"A decisão desfavorável do STJ já era aguardada pelo mercado, mas o papel da companhia foi penalizado", destaca a analista da Lopes Filho Consultores, Leila Almeida. No ano, os papéis da Brasil Ecodiesel já recuaram 17,4%. O Ibovespa, no mesmo período, caiu 6,3%. Muitos investidores desistiram das ações da empresa por conta do alto risco atrelado às operações. "Não temos mais. Vendemos exatamente por isso. É um risco muito grande para tê-las na carteira", afirma Jair Melo, gestor da Queluz Asset. A Brasil Ecodiesel preferiu ficar de fora do segundo lote no último leilão para preservar a rentabilidade.

A expectativa é de que a partir de agora as notícias negativas deem um tempo para a fabricante de biodiesel. "O que poderia acontecer de mais negativo já está aí", aposta Figueiredo. A Brasil Ecodiesel planeja, daqui para frente, diversificar a base de produção de biodiesel em outras oleaginosas para diminuir a dependência da soja. "Optamos por um divórcio com relação à mamona, que foi um erro das gestões anteriores, e agora estudamos o uso do óleo de palma, pinhão manso e o crambe", diz o presidente.

Enquanto isso, Cerchiari busca alternativas no segmento da soja. "Queremos anunciar, ainda este ano, novidades nas parcerias", diz.

Força na bolsa
A força da Brasil Ecodiesel na bolsa foi demonstrada recentemente com a eleição das ações da companhia para o Ibovespa, o principal índice de ações da bolsa brasileira. Os papéis da empresa entraram para o seleto grupo principalmente pela atuação dos investidores pessoas físicas, que deram a liquidez necessária para que a companhia chegasse ao famoso índice. A empresa está agora na lista das mais negociadas da bolsa com uma base de 90% de investidores individuais, que controlam 50% do capital da companhia. O número de acionistas passou de 9.500 em 2008 para mais de 28 mil em março de 2010.

Gustavo Kahil
 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19