BNamericas
Venezuela e Brasil planejam anunciar cinco projetos energéticos conjuntos durante a reunião sul-americana de presidentes no dia 29 de setembro na capital brasileira, informou, nesta segunda-feira (26_09), o presidente da petroleira estatal venezuelana (PDVSA) e ministro de Energia e Petróleo, Rafael Ramírez.
Serão anunciados cinco projetos concretos que implicam participação conjunta em projetos de refino, gás e infra-estrutura, adiantou Ramírez.
O ministro destacou que os projetos que empreenderão conjuntamente a PDVSA e a Petrobras incluem a refinaria de Pernambuco, no Brasil, mas que este é um anúncio a ser feito pelos chefes de Estado.
Ramírez celebrou uma reunião preparatória dos ministros de Energia sul-americanos programada para concluir na segunda-feira à noite em Caracas.
O funcionário afirmou que um novo projeto de gasoduto entre Venezuela e Colômbia, denominado Trans Guajira, e o projeto para modernizar a refinaria La Teja, no Uruguai, também estão avançando, mas não quis dar detalhes.
Os ministros de energia também analisaram a iniciativa energética regional da Venezuela PetroAmerica, que abarca os esquemas PetroCaribe e PetroSur, defendeu Ramírez.
A Venezuela está promovendo a PetroAmerica para facilitar aos países a compra do petróleo e de combustíveis líquidos à PDVSA no marco de condições especiais de financiamento e para empreender projetos conjuntos em áreas de refino e exploração de gás natural, explicou Ramírez.
Há um consenso sobre a ativação deste mecanismo, no sentido de melhorar a infra-estrutura energética e a concretização de novos acordos entre empresas estatais ou com a participação de entidades privadas onde seja possível, destacou.
Além do mais, os ministro debateram sobre os planos de geração elétrica e interconexão de gás na região.
A Venezuela propôs ampliar o projeto de interconexão de gás do Cone Sul, denominado Gasoduto do Sul, para incluir a Venezuela e Colômbia.
Esta proposta foi muito bem recebida, afirmou Ramírez.
Fale Conosco
22