Sustentabilidade

Brasil e Portugal assinam acordo sobre sistemas sustentáveis de energia

Redação/Assessoria Portal Planalto
02/11/2016 11:09
Visualizações: 446

Após reunião entre o presidente Michel Temer e o primeiro-ministro português, Antônio Costa, Brasil e Portugal assinaram nesta terça-feira (1º) quatro acordos de cooperação bilateral. Entre os atos firmados está a promoção de sistemas sustentáveis de energia, incluindo formas inovadoras de mobilidade urbana com baixa emissão de carbono.

O primeiro-ministro de Portugal ressaltou que a cooperação em tecnologia entre os dois países pode levar a fabricação de um carro elétrico, projeto que considera “ambicioso”.

“Um novo projeto muito ambicioso - que foi aliás objeto de dois acordos aqui assinados - tem a ver com a construção de um carro movido exclusivamente em eletricidade”, disse Costa, em declaração à imprensa ao lado do presidente Michel Temer.

Na declaração à imprensa, Temer destacou a “agenda moderna” entre os dois países, pautadas na tecnologia e inovação. “Cooperação em ciência e tecnologia, que foi objeto até de três acordos, (...) é a nova fronteira do nosso relacionamento bilateral”, disse.

Um dos pontos ressaltados na relação entre Brasil e Portugal foi construção da aeronave KC-390, da Embraer, que tem parte de suas peças produzidas na cidade portuguesa de Évora. “Um novo projeto muito ambicioso - que foi aliás objeto de dois acordos aqui assinados - tem a ver com a construção de um carro movido exclusivamente em eletricidade”, disse.

Outro ponto dos acordos assinados visa a aprofundar os trabalhos para a participação do Brasil no Centro Internacional de Investigação dos Açores, cuja missão será orientada para o desenvolvimento científico, tecnológico e empresarial frente aos desafios das alterações climáticas.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20