Internacional

Brasil e Japão discutem cooperação no uso de etanol

Assunto foi destaque no Workshop Brasil-Japão Biocombustíveis 2024, promovido pela Unica em parceria com o Instituto de Economia da Energia do Japão.

Uagro - Universo Agro
27/08/2024 09:30
Brasil e Japão discutem cooperação no uso de etanol Imagem: Divulgação Visualizações: 393 (0) (0) (0) (0)

Com o encontro no escritório da UNICA em Brasília, na última sexta-feira (23), terminou a primeira edição do Workshop Brasil-Japão Biocombustíveis 2024. O evento foi promovido pela UNICA, em parceria com o Instituto de Economia da Energia do  Japão, financiado pelo Ministério de Economia, Comércio e Indústria (METI); e ApexBrasil.

Na abertura do encontro, o diretor do Departamento de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), Marlon Arraes, destacou que o seminário é “um símbolo da união entre os dois países, que compartilham o comprometimento do desenvolvimento sustentável e modernas”. “O setor de biocombustíveis é vital para a transição energética. Esse intercâmbio de conhecimento abrirá novas portas de cooperação em uma agenda muito ativa para acharmos um caminho comum, visando promover o uso dos biocombustíveis.”

O conselheiro da Embaixada do Japão no Brasil, Tomoyoshi Hisamori, também ressaltou a importância desta troca de experiência e pontuou que o Japão encontra nos biocombustíveis uma solução para o cumprimento da meta de carbono zero até 2050. “Biocombustíveis são um dos ativos para avançarmos na descarbonização, principalmente no setor de transportes. O etanol, além das soluções presentes, tem chamando a atenção para o setor da aviação, com o SAF. O fortalecimento dessa cadeia é importante para a parceria Brasil-Japão.”

Ao longo da última semana, além dos workshops em São Paulo (19) e Brasília (23), uma missão japonesa, formada por representantes dos setores público e privado, visitou usinas associadas à UNICA para conhecer a tecnologia e sustentabilidade no processo de produção de bioenergia pelo setor.

O grupo pôde acompanhar na prática o processo de colheita mecanizado da cana-de-açúcar, a transformação em etanol e como o setor tem capacidade de reaproveitar os subprodutos desse processamento para a geração de novos energéticos renováveis, como o biogás, biometano e etanol celulósico. Além disso, visitou uma unidade de produção de etanol a partir do milho.

O diretor de Energia Limpa do Instituto de Economia da Energia do  Japão (IEEJ), Yoshihiko Omori, se disse impressionado com a capacidade de desenvolvimento e inovação do setor de energia brasileiro, e como este setor está interligado à agricultura brasileira. “O Brasil tem um sistema sofisticado de produção de etanol, com investimento em eficiência energética e alta capacidade de matéria-prima.”

O Workshop Brasil-Japão Biocombustíveis 2024 teve o objetivo de promover o compartilhamento de informações sobre tendências políticas e ambientes empresariais na produção de bioenergia e facilitar a transferência de tecnologia e a experiência brasileira de mais de 40 anos de produção, consumo e distribuição de biocombustível.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Evento
ANP participa da ExpoPostos & Conveniência 2024
13/09/24
Goiás
A Força do agronegócio e da agroindústria no desenvolvim...
13/09/24
Etanol
Atualização dos impactos das queimadas para os produtore...
13/09/24
Sustentabilidade
Bahiagás lança primeira edição do seu Relatório de Suste...
13/09/24
Negócio
Oil States conquista novo contrato de Serviços de Oficin...
12/09/24
PD&I
USP e FIT desenvolvem equipamento para avaliação da capa...
12/09/24
Oportunidade
Omni Taxi Aéreo abre vagas para piloto comandante e copi...
12/09/24
Amazonas
Petrobras e Transpetro executam ações para contribuir co...
12/09/24
Pessoas
Lefosse anuncia chegada do sócio Ricardo Nunes e amplia ...
12/09/24
Energia Elétrica
Prime Energy oferece benefícios do Mercado Livre de Ener...
12/09/24
Combustíveis
Câmara aprova emendas do Senado ao projeto dos combustív...
12/09/24
Itaboraí
Petrobras inaugura Complexo de Energias Boaventura
11/09/24
ANP
NAVE ANP: divulgadas empresas de energia participantes d...
11/09/24
Royalties
ANP atualiza estimativas de royalties e participação esp...
11/09/24
Pré-Sal
Pesquisadores da Unicamp analisam a injeção alternada de...
11/09/24
Reunião
ORPLANA participa de reunião do Conselho Nacional de Rec...
11/09/24
Marketing
PPSA anuncia atualização da marca
11/09/24
ANP
XII Seminário de Segurança Operacional e Meio Ambiente d...
11/09/24
Pré-Sal
Petrobras bate novo recorde de processamento de petróleo...
10/09/24
Baixo Carbono
Estudos de negócios de baixo carbono serão realizados en...
10/09/24
Metanol
Maersk apresenta primeiro navio movido à metanol a naveg...
09/09/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.