Carros e tomadas

Brasil deve correr para desenvolver carro elétrico

IG
02/06/2010 11:52
Visualizações: 264

A indústria brasileira precisa correr contra o tempo para não perder o "trem" do veículo elétrico. Especialistas, representantes de montadoras e concessionárias de energia que participaram do seminário Desafios da Mobilidade Elétrica, uma das atrações do evento internacional Michelin Challenge Bibendum, no Rio, defenderam o rápido desenvolvimento de tecnologias de produção alternativas ao motor a combustão, para que o Brasil não fique definitivamente para trás de países como China e Índia, que já produzem veículos elétricos em escala comercial.

 

"A mensagem que deixamos aqui é que os atores desta indústria podem contar com o BNDES. Precisamos desenvolver a indústria brasileira para que não percamos este trem", afirmou o gerente do Departamento de Indústria Pesada do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Castor de Castro.

 

 

O diretor de relações institucionais da Renault do Brasil, Antonio Calcagnotto, afirmou que o veículo elétrico híbrido verde, movido a eletricidade e a etanol, é "sem dúvida" uma solução para o Brasil. O carro híbrido a etanol, foi tema das palestras promovidas no evento, promovido pelo Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE) e pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), conforme antecipou o iG.

 

"A humanidade está no momento em que decide como fazer para limpar o planeta e não vai se deixar enganar com uma tecnologia só", disse. Segundo o executivo, os carros movidos a combustíveis fósseis continuarão sendo a principal fonte de energia de automóveis, respondendo por cerca de 50% da frota do planeta. Mas outras tecnologias, que vão de motores elétricos e híbridos a veículos com célula de hidrogênio, repartirão a outra metade do mercado mundial.

 

"Estamos num ponto crítico: temos que dominar essa tecnologia agora ou ficamos para trás", diz o especialista Antônio Vicente de Souza, diretor da ABVE.

 

O diretor técnico executivo da geradora de energia Itaipu Binacional, Antonio Otelo de Cardoso, destacou que o veículo elétrico não precisa ser pensado para todo o País, mas para ser parte da solução de planejamento das grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo ele, a procura por veículos elétricos no Brasil não traria impacto na demanda por energia.

 


"Se o Brasil vendesse por ano 300 mil veículos elétricos - cerca de 10% do total de veículos, isso não tomaria mais de 0,3% do consumo de energia de todo o País", acrescentou.

 

O uso do etanol como combustível complementar faria também do combustível um aliado e não mais um concorrente do carro elétrico, segundo Jayme Buarque de Hollanda, diretor-geral do INEE.

 

O governo federal adiou para o fim de junho a discussão de medidas de incentivo aos veículos elétricos. O anúncio de apoio ao setor estava marcado para a semana passada, mas em cima da hora foi desmarcado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. A ideia do governo é reduzir impostos e apoiar centros de tecnologia para a produção nacional de motores movidos a energia elétrica. Os pontos debatidos no seminário fazem parte de um documento do INEE e da ABVE que será apresentado ao governo.

 


Por  Sabrina Lorenzi, iG Rio de Janeiro

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Paulo Alvarenga é nomeado CEO da TKMS Brazil
19/02/26
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.