Produtos e Serviços

Brasil desenvolve novas tecnologias smart grids para monitoramento de transformadores

A revolução das novas tecnologias smart grids está se espalhando e a Siemens no Brasil já é um pólo de tecnologia para redes inteligentes aplicadas a transformadores. Totalmente desenvolvido no Brasil, o smart monitor é sistema capaz de monitorar o funcionamento de transformadores e identific

Redação
01/10/2009 16:47
Visualizações: 1134
A revolução das novas tecnologias smart grids está se espalhando e a Siemens no Brasil já é um pólo de tecnologia para redes inteligentes aplicadas a transformadores. Totalmente desenvolvido no Brasil, o smart monitor é sistema capaz de monitorar o funcionamento de transformadores e identificar falhas incipientes na rede de energia.  O lançamento mundial do equipamento no País  faz parte do posicionamento estratégico da companhia de fornecer ferramentas inovadoras adequadas às smart grids para maior eficiência, desde a geração até a distribuição e consumo de energia.

 

A principal tarefa do Smart Monitor é evitar paradas não programadas, servindo de apoio às equipes de manutenção nas tomadas de decisão. Pode ser instalado diretamente no corpo do transformador, dispensando qualquer tipo de infraestrutura para utilização do produto. O novo sistema pode ser conectado utilizando Ethernet, comunicação serial, rede Wireless ou celular GPRS (General Packet Radio Service) e é destinado, principalmente, para distribuidores e grandes consumidores industriais de energia. Estudos do CIGRE indicam que o monitoramento on-line pode detectar até 70% das potenciais falhas de um transformador.

 

Baseado na plataforma do TMDS – sistema de monitoramento e diagnósticos para transformadores da Siemens, o Smart Monitor foi desenvolvido para atender às novas necessidades do mercado para um monitoramento compacto e simplificado. O TMDS, também desenvolvido por engenheiros brasileiros, é utilizado para monitorar, diagnosticar, prognosticar e recomendar ações em transformadores e é capaz de detectar até mesmo falhas incipientes utilizando-se de correlações entre variáveis monitoradas e analises estatísticas para cálculo de tendências.

 

“Para essa solução, a companhia já recebeu solicitações de concessionárias norte-americanas. Esse mercado também tem sido muito importante para Siemens no Brasil. Em 2008, 58% das exportações de transformadores de grande porte da empresa foram destinadas ao mercado norte-americano”, afirma David Scaquetti, responsável pela área de Monitoramento de Transformadores.

 

A divisão de transformadores da Siemens no Brasil é líder brasileira de fornecimento de equipamentos de alta potência nos Estados Unidos. Os produtos são fabricados no complexo industrial de Jundiaí, responsável pelos sistemas de monitoramento de transformadores das Américas, onde estão concentradas as fábricas de equipamentos para geração, transmissão e distribuição de energia tais como:  transformadores, reatores, turbinas industriais, painéis e acionamentos de média tensão, disjuntores, seccionadores de alta tensão, automação, controle e proteção de sistemas e serviços para transmissão e distribuição, atendendo os mercados de óleo e gás, metalurgia e mineração, açúcar e etanol, papel e celulose, química e farmacêutico, entre outros.

 
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Posicionamento IBP
Importação de biodiesel
16/01/26
Bacia de Campos
Brava Energia anuncia aquisição de 50% de participação n...
16/01/26
Biocombustíveis
Com R$ 6,4 bi em 2025, BNDES faz aprovação recorde de cr...
16/01/26
Créditos de Carbono
Edital ProFloresta+ supera expectativas e recebe 16 prop...
16/01/26
iBEM26
Inteligência Artificial faz aumentar demanda por energia...
16/01/26
Resultado
Em 2025 a Petrobras produziu 2,40 milhões de barris de ó...
16/01/26
Pré-Sal
Equinor arremata primeira carga de petróleo da União do ...
15/01/26
REFAP
Produção de gasolina e diesel S-10 tem recorde de produç...
15/01/26
Internacional
Petrobras amplia presença no mercado internacional com v...
15/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
Combustíveis
Diesel Podium e Diesel Verana são os novos combustíveis ...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
Inteligência Artificial
PRIO usa tecnologia para acelerar a produção audiovisual...
13/01/26
Posicionamento IBP
Sanção do PLP 125/22 fortalece o mercado legal de combus...
13/01/26
Resultado
Portos do Sudeste movimentam 635 milhões de toneladas at...
12/01/26
Negócio
Vallourec conquista contrato expressivo com a Shell no B...
12/01/26
Brasil e Venezuela
Petróleo venezuelano vira peça-chave da disputa geopolít...
12/01/26
Combustíveis
Etanol mantém trajetória de alta no início de 2026, apon...
12/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.