Produtos e Serviços

Brasil desenvolve novas tecnologias smart grids para monitoramento de transformadores

A revolução das novas tecnologias smart grids está se espalhando e a Siemens no Brasil já é um pólo de tecnologia para redes inteligentes aplicadas a transformadores. Totalmente desenvolvido no Brasil, o smart monitor é sistema capaz de monitorar o funcionamento de transformadores e identific

Redação
01/10/2009 19:47
Visualizações: 852 (0) (0) (0) (0)
A revolução das novas tecnologias smart grids está se espalhando e a Siemens no Brasil já é um pólo de tecnologia para redes inteligentes aplicadas a transformadores. Totalmente desenvolvido no Brasil, o smart monitor é sistema capaz de monitorar o funcionamento de transformadores e identificar falhas incipientes na rede de energia.  O lançamento mundial do equipamento no País  faz parte do posicionamento estratégico da companhia de fornecer ferramentas inovadoras adequadas às smart grids para maior eficiência, desde a geração até a distribuição e consumo de energia.

 

A principal tarefa do Smart Monitor é evitar paradas não programadas, servindo de apoio às equipes de manutenção nas tomadas de decisão. Pode ser instalado diretamente no corpo do transformador, dispensando qualquer tipo de infraestrutura para utilização do produto. O novo sistema pode ser conectado utilizando Ethernet, comunicação serial, rede Wireless ou celular GPRS (General Packet Radio Service) e é destinado, principalmente, para distribuidores e grandes consumidores industriais de energia. Estudos do CIGRE indicam que o monitoramento on-line pode detectar até 70% das potenciais falhas de um transformador.

 

Baseado na plataforma do TMDS – sistema de monitoramento e diagnósticos para transformadores da Siemens, o Smart Monitor foi desenvolvido para atender às novas necessidades do mercado para um monitoramento compacto e simplificado. O TMDS, também desenvolvido por engenheiros brasileiros, é utilizado para monitorar, diagnosticar, prognosticar e recomendar ações em transformadores e é capaz de detectar até mesmo falhas incipientes utilizando-se de correlações entre variáveis monitoradas e analises estatísticas para cálculo de tendências.

 

“Para essa solução, a companhia já recebeu solicitações de concessionárias norte-americanas. Esse mercado também tem sido muito importante para Siemens no Brasil. Em 2008, 58% das exportações de transformadores de grande porte da empresa foram destinadas ao mercado norte-americano”, afirma David Scaquetti, responsável pela área de Monitoramento de Transformadores.

 

A divisão de transformadores da Siemens no Brasil é líder brasileira de fornecimento de equipamentos de alta potência nos Estados Unidos. Os produtos são fabricados no complexo industrial de Jundiaí, responsável pelos sistemas de monitoramento de transformadores das Américas, onde estão concentradas as fábricas de equipamentos para geração, transmissão e distribuição de energia tais como:  transformadores, reatores, turbinas industriais, painéis e acionamentos de média tensão, disjuntores, seccionadores de alta tensão, automação, controle e proteção de sistemas e serviços para transmissão e distribuição, atendendo os mercados de óleo e gás, metalurgia e mineração, açúcar e etanol, papel e celulose, química e farmacêutico, entre outros.

 
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Hidrelétricas
GE Vernova garante pedido de Operação & Manutenção nas u...
01/07/25
Energia Solar
GoodWe e Fotus miram liderança em mercado bilionário no ...
01/07/25
Oportunidade
Auren Energia abre inscrições para Programa de Estágio 2025
01/07/25
Etanol de milho
Reconhecimento internacional do etanol de milho para pro...
01/07/25
Resultado
Maio registra recorde nas produções de petróleo e de gás...
01/07/25
Sustentabilidade
Binatural conquista certificação internacional em susten...
01/07/25
Firjan
Produção de petróleo na porção fluminense da Bacia de Ca...
01/07/25
ANP
Divulgado o resultado final do PRH-ANP 2025
01/07/25
Evento
Maior congresso técnico de bioenergia do mundo reúne 1,6...
01/07/25
Energia Eólica
Nova MP não será suficiente para conter impactos pervers...
30/06/25
Combustíveis
Gasolina cai só 0,78% em junho, mesmo após reajuste de 5...
30/06/25
Evento
Brasil avança na transição energética com E30 e B15 e re...
30/06/25
Fiscalização
ANP divulga resultados de ações de fiscalização em 12 un...
30/06/25
Pessoas
Patricia Pradal é a nova presidente da Chevron América d...
30/06/25
IBP
Manifesto em Defesa do Fortalecimento da ANP
30/06/25
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2024
30/06/25
Etanol
Preços do etanol sobem na última semana de junho
30/06/25
Combustíveis
Fiscalização: ANP realiza novo debate sobre medida repar...
27/06/25
Margem Equatorial
Capacidade de inovação da indústria de O&G impulsiona es...
27/06/25
Biocombustíveis
Sifaeg comemora aprovação do E30 e destaca ganhos para o...
27/06/25
Transição Energética
Sebrae Rio promove Seminário sobre Transição Energética ...
27/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.