Meio ambiente

Brasil debate nova Convenção sobre água de lastro

Ambiente Brasil
21/10/2004 00:00
Visualizações: 872

Técnicos dos ministérios do Meio Ambiente, dos Transportes, da Saúde e da Defesa, da Petrobras e da indústria reúnem-se, quinta (21/10) e sexta-feira (22/10), no Rio de Janeiro (RJ), para debater sobre a nova Convenção Internacional sobre Controle e Gestão de Água de Lastro e Sedimentos de Navios e os desafios para proteger o país de espécies invasoras.
A introdução de espécies exóticas por meio da água de lastro, usada para manter o equilíbrio dos navios durante o transporte de cargas, é uma das maiores ameaças aos oceanos, logo atrás da poluição e da pesca excessiva. No Brasil, o maior exemplo dessa invasão é o mexilhão dourado, que veio da Ásia na água de lastro de navios e ameaça até o Pantanal.
A nova Convenção foi aprovada em fevereiro pela Organização Marítima Internacional (IMO, do inglês International Maritime Organization), agência das Nações Unidas que trata da segurança da navegação e da prevenção da poluição nos mares. O texto estabelece, por exemplo,  que a troca da água de lastro deve acontecer de preferência em alto mar, no mínimo a 320 quilômetros (200 milhas) da costa ou a 200 metros de profundidade.
O seminário, realizado pelo Ministério do Meio Ambiente e pela Transpetro - subsidiária da Petrobras, além de discutir os desafios estabelecidos pela IMO, subsidiará o Brasil para uma decisão sobre a ratificação do novo texto da Convenção. Para entrar em vigor, o tratado deverá ser ratificado por pelo menos trinta países que representem 35% da tonelagem da frota mundial.
Estima-se que a movimentação de água de lastro transporte pelo menos sete mil espécies a cada dia em todo o mundo. Apesar da maioria dessas espécies não sobreviver à viagem, muitas acabam se multiplicando e causando impactos ao ambiente onde são despejadas. O mexilhão dourado, por exemplo, se espalhou de tal forma pelos rios brasileiros que levou o governo a criar uma força tarefa nacional, reunindo 19 órgãos do poder público, empresas privadas e organizações civis e a estabelecer um plano de ação, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, para conter o avanço do molusco. Leia o texto da Conferência Diplomática para Adoção de Convenção Internacional para o Controle e Gestão da Água de Lastro de Navios e Sedimentos de Navios.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
IBEM26
Práticas ESG do setor de energias renováveis são destaqu...
26/03/26
IBEM26
Jerônimo Rodrigues destaca potencial da Bahia na transiç...
26/03/26
Bacia de Campos
Petrobras irá investir R$ 25,4 milhões em novos projetos...
26/03/26
IBEM26
ABPIP destaca papel dos produtores independentes na inte...
25/03/26
Workshop
Governo de Sergipe e FGV Energia debatem futuro do offsh...
25/03/26
iBEM26
Bahia Gás aposta em gás natural e biometano para impulsi...
25/03/26
iBEM26
iBEM 2026 começa em Salvador com debates sobre segurança...
25/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Resultado
Constellation Oil Services registra EBITDA ajustado de U...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
Macaé Energy
Atlas Copco Rental tem participação destaque na Macaé En...
24/03/26
Energia Eólica
Equinor fortalece portfólio de energia no Brasil
23/03/26
Macaé Energy
LAAM Offshore fortalece presença estratégica no Macaé En...
23/03/26
IBEM26
iBEM 2026 reúne especialistas e discute futuro da energia
23/03/26
Crise
Conflito entre EUA e Irã: alta do petróleo pressiona cus...
20/03/26
P&D
Pesquisadores da Coppe desenvolvem técnica inovadora par...
20/03/26
Leilão
TBG avalia como positivo resultado do LRCAP 2026 e desta...
20/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23