Energia Eólica

Brasil alcança 9 GW de capacidade instalada

ABEEólica/Redação
15/02/2016 15:07
Visualizações: 919 (0) (0) (0) (0)

O Brasil acaba de completar a instalação de 9GW de potência eólica instalada na matriz Elétrica Nacional. “Em termos de geração efetiva a energia eólica corresponde a uma Belo Monte”, comemora a Presidente Executiva da ABEEólica, Elbia Gannoum.

A escalada virtuosa dos investimentos da indústria de energia eólica no Brasil, que desde 2009 vem participando dos leilões competitivos de energia promovidos pelo Governo Federal, tem apresentado resultados importantes, cita-se a estruturação recente da cadeia produtiva que agrega também os principais fabricantes de aerogeradores do mundo produzindo nacionalmente. Com contratações expressivas e consequente amadurecimento dessa indústria, há respostas através da geração de mais de 40 mil postos de trabalho e investimentos superiores a R$ 15 bilhões por ano, nos últimos 2 anos.

Dessa forma, a nova e moderna indústria de energia eólica brasileira além de abrir possibilidades para uma expansão segura da oferta de energia elétrica, pode fazê-la de forma sustentada e sustentável a partir de uma fonte de energia limpa, renovável, competitiva e abundante no Brasil, que alcança neste mês de fevereiro de 2016, o montante instalado de 9 GW, “ratificando a posição de uma indústria de destaque, em franco crescimento com efeitos multiplicadores de renda e emprego, principalmente, em regiões carentes de oportunidades, como é o caso do semiárido Nordestino”, conclui Elbia Gannoum.

Com este ritmo de crescimento e tendo em vista os contratos assinados, resultantes dos leilões, serão instalados mais 10 GW de potência nos próximos 3 ou 4 anos, permitindo que em 2020, a energia eólica responda por cerca de 20 GW de capacidade total, representando mais de 10% do total da matriz elétrica nacional.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biometano
Necta Gás Natural promove evento sobre as vantagens do b...
05/09/25
Combustíveis
IBP celebra avanço legislativo na tipificação de crimes ...
05/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Rio Pipeline & Logistics 2025 começa na próxima semana
05/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Grupo Omni Helicopters International leva drones de alta...
04/09/25
IBP
Devedor Contumaz: Aprovação no Senado representa avanço ...
04/09/25
Etanol
Nordeste mostra protagonismo em inovação tecnológica na ...
04/09/25
Reconhecimento
Supergasbras conquista Selo Ouro no Programa Brasileiro ...
03/09/25
Minas Gerais
Com investimento de R$ 314 milhões, centro pioneiro em p...
03/09/25
Copel
Presidente da EPE apresenta visão de futuro do setor elé...
03/09/25
Firjan
Indústria brasileira acumula quatro meses sem cresciment...
03/09/25
Firjan
Junto com a CNI, Firjan inicia missão empresarial nos EU...
03/09/25
Seminário
PPSA destaca potencial de upsides nas áreas que serão le...
02/09/25
Apoio Offshore
Posidonia incorpora PSV Posidonia Lion, sua primeira emb...
02/09/25
Brasil
ETANOL/CEPEA: Menor oferta sustenta preços em agosto pel...
02/09/25
Meio Ambiente
Brasol reduz emissões de GEEs em 72% e atinge marca de 7...
01/09/25
Combustível
Etanol anidro e hidratado registram alta na última seman...
01/09/25
Reconhecimento
Pesquisadora do Mackenzie conquista Prêmio Inventor Petr...
29/08/25
Combustíveis
IBP e FIESP debatem descarbonização da indústria rumo à ...
29/08/25
Etanol
Asprovac, afiliada da ORPLANA, passa a ter representação...
29/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
29/08/25
Gás Natural
BRAVA anuncia novo modal para venda de gás na Bahia
28/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23