China

Brasil adere à negociação de minério da Vale

Agência Estado
09/10/2008 07:25
Visualizações: 408 (0) (0) (0) (0)

Os governos da China e do Brasil parecem estar envolvidos na questão das negociações sobre o preço do minério de ferro entre as siderúrgicas chinesas e a Vale. O ministério do Comércio da China promoveu uma reunião na semana passada entre a associação de aço e minério de ferro do país (Cisa) e representantes da Embaixada brasileira em Pequim, disse e o vice-secretário geral da Cisa, Zhang Jingang.

 

"Nós tivemos uma reunião com o cônsul brasileiro, organizada pelo Ministério do Comércio chinês, para reiterar nossa objeção ao pedido da Vale (de reajuste para os preços do minério de ferro)", disse Zhang. "O cônsul mencionou que o vice-presidente da Vale visitará provavelmente a China em breve, (mas) não fomos notificados pela companhia", afirmou.

 

A assessoria de imprensa da Vale na China disse que não estava a par de nenhuma visita oficial de executivos da mineradora ao país num futuro próximo.

 

No início do mês passado, a Vale divulgou comunicado confirmando negociações sobre um reajuste adicional no preço do minério de ferro negociado com as siderúrgicas asiáticas, que deveria vigorar ainda em 2008, para equipará-lo ao preço cobrado dos clientes europeus.

 

O pedido de reajuste feito pela Vale coincide com um momento difícil para o setor siderúrgico chinês, que tem sido fortemente prejudicado pela demanda em desaceleração e pela forte queda dos preços dos produtos.

 

Este ano, a Vale acertou reajuste de 71% para o minério de Carajás. Suas principais concorrentes, as anglo-australianas BHP e Rio Tinto, conseguiram aumento mais vantajoso: 96,5%.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
Petrobras vai escoar mais gás do pré-sal para baixar pre...
07/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
07/07/25
Indústria Naval
Estaleiros brasileiros e chineses assinam documento para...
07/07/25
Etanol
Anidro sobe 0,11% e hidratado recua 0,17% na semana
07/07/25
Porto de Santos
Ageo Terminais conclui captação de R$ 154 milhões em deb...
07/07/25
Logística
Durante o Macaé Energy, Líder Aviação destaca experiênci...
07/07/25
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.