RenovaBio

BP vê nova política de biocombustível do Brasil impulsionando investimentos

Reuters, 29/11/2018
29/11/2018 14:11
Visualizações: 270

Divulgação

A nova política brasileira para impulsionar o uso de biocombustíveis, RenovaBio, melhorou o panorama para a produção de etanol e deve atrair novos investimentos em fábricas, disse o chefe-executivo da BP para biocombustíveis, Mario Lindenhayn, nesta quarta-feira.

O governo continua progredindo com as legislações complementares para o RenovaBio, que deve entrar em vigor em 2020, disse Lindenhayn, acrescentando que ele não vê sinais de que o futuro governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro, imporia obstáculos.

"Nós estamos muito positivos. Essa é uma sinalização importante que o país está proporcionando, criando, um ambiente regulatório estável que permitirá que as empresas invistam", disse Lindenhayn à Reuters após uma apresentação sobre o setor de energia na sede paulista da empresa.

O RenovaBio determinará que as distribuidoras de combustíveis aumentem paulatinamente o volume vendido de biocombustível ano após ano. O programa tem como meta dobrar o uso de etanol até 2030, ante 26 bilhões de litros por ano atualmente. Também visa aumentar a comercialização de outros biocombustíveis, como o biodiesel.

A BP tem três plantas de etanol e açúcar no Brasil, processando 10 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano. No ano passado, criou uma joint venture com a Copersucar, líder global de vendas de etanol, para operar um dos maiores terminais de combustíveis do país em Paulínia, no interior de São Paulo.

Lindenhayn disse que o RenovaBio dá uma oportunidade às usinas no Brasil, que estão passando uma estagnação causada pelos anos de preços baixos do açúcar e pelo longo período de subsídio dos preços da gasolina, a voltarem a crescer.

"Se o programa avançar como o esperado, será uma grande oportunidade. Não há projetos greenfield (novas usinas) atualmente, e o país é um importador líquido de combustíveis", ele disse.

Questionado se a BP estaria interessada em aumentar a sua capacidade de produção de etanol via aquisições, já que há diversos ativos sendo ofertados no Brasil por companhias em dificuldade financeira, Lindenhayn disse: "Vamos ver, vamos avaliar."

Nesta quarta-feira, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou no Diário Oficial outra parte da legislação complementar do RenovaBio, com regras para empresas de biocombustíveis conseguirem certificação.

Com isso, as plantas poderão emitir e comercializar créditos de redução de emissão de carbono, chamados CBios, que distribuidoras de combustível podem comprar para ajudá-las a atingir as metas. Seria o primeiro mercado de redução de emissões do Brasil, apesar de limitado ao setor de combustíveis.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19