Parceria com o AFS Intercultura Brasil.
Redação/ Assessoria
A BP, uma das maiores empresas globais de energia, e o AFS Intercultura Brasil, organização não governamental de intercâmbio cultural, oferecem dez bolsas de estudos integrais para os Estados Unidos, com início previsto para agosto de 2015. O estudante terá a oportunidade de passar um ano letivo no exterior, vivendo em uma casa de família.
Os interessados devem realizar as inscrições pelo site www.afsbolsasusa.org.br até às 12h do dia 20 de outubro.
Para participar, os candidatos devem ter nascido entre 12/04/1997 e 12/08/2000; possuir renda familiar de até seis salários mínimos (será solicitado comprovante); estar cursando o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular; não pode ter sido reprovado em nenhuma série; não pode estar cursando o último ano do ensino médio no momento da inscrição; ter excelente desempenho acadêmico (notas acima de 8 ou B+) especialmente em matérias de exatas (matemática, física e química) e inglês; e possuir nível de inglês intermediário ou avançado (será realizada uma prova de proficiência em inglês).
O processo seletivo é composto de quatro etapas.
A primeira consiste em uma prova online composta por 15 questões de múltipla escolha de matemática e 15 de inglês, além de uma redação em inglês. A segunda etapa é uma seleção regional, que inclui um teste de proficiência em inglês; a terceira, o preenchimento de formulários online; e a última é uma visita à casa dos finalistas e seus familiares.
O resultado final será divulgado no site http://www.afsbolsasusa.org.br no dia 15/01/2015.
A bolsa de estudos inclui todas as passagens aéreas para o estudante chegar e voltar do destino, transporte entre casa e escola, hospedagem e alimentação em casa de família voluntária, material escolar, seguro de saúde, ajuda de custo de US$ 120 por mês durante a experiência, entre outros itens.
Esta iniciativa faz parte do acordo de parceria chamado Global Citizens of Tomorrow (Cidadãos Globais do Amanhã), fechado em 2011 entre BP e AFS.
O objetivo é proporcionar a jovens integrantes de famílias de baixa renda a oportunidade de estudar no exterior e adquirir habilidades interculturais importantes para um futuro profissional bem-sucedido.
Até 2016, o programa terá oferecido 50 bolsas de estudos integrais para estudantes do Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Malásia e África do Sul. Em 2015, o Brasil deve receber 12 estudantes americanos nas mesmas condições.
Fale Conosco
21